Notícias Política e Eleição

11/12/19 - 11h42 - atualizada em 11/12/19 às 17h54

Veículos abandonados, ajuda ao Amigo Bicho - destaques na Câmara

Vereadores de Irati exigem o cumprimento da lei de retirada de veículos abandonados em locais públicos e reconhecem as dificuldades enfrentadas pela ONG
Cibele Bilovus/Najuá

Quase se aproximando do fim do exercício, aconteceu na Câmara Municipal de Irati a 19ª sessão, no dia 10 de dezembro. O prefeito Jorge Derbli (PSDB) solicitou em ata a aprovação do projeto (093/2019) que autoriza o poder Executivo municipal a promover a venda em leilão de veículos e sucatas pertencentes ao município, destinadas à recuperação econômica dos cofres públicos.

Veículo abandonado, estacionado em uma rua do Jardim Aeroporto

O vereador Marcelo Rodrigues (PP) apresentou indicação para a secretaria de Segurança Pública efetivar o cumprimento da lei número 4426/2017 Download do Arquivo, a  qual dispõe sobre a remoção de veículos abandonados nas vias públicas do município. "Esses veículos ficam expostos ao tempo e sofrem degradações ameaçando a saúde dos moradores", diz o vereador, autor do projeto que originou a lei.

Helio de Mello (PMDB), apesar de aprovar, mostrou-se indignado com o crédito adicional de 7 milhões de reais, para complementar o pagamento de salários, incluindo o décimo terceiro do funcionalismo, destacando que  esta não é a primeira vez e isso lhe causa desconforto. "Uma pequena adequação de 7 milhões, imagina dentro de uma empresa chegar no fim do ano e ter que fazer uma adequação assim, vai ter que vender máquinas para poder quitar o compromisso com os funcionários", fala o vereador.

Em relação ao subsídio ao Amigo Bicho, Rogério Luis Kuhn (PV) ressalta a dificuldade da ONG.

Vive vendendo o almoço para comprar a janta
Ele relata a insistência das representantes da entidade, Bernadete Joffe e Eleusa Fornazari para o trabalho em funcionamento. O valor de 7 mil reais por mês, foi aprovado, apesar de, os parlamentares concordarem que não vai solucionar o problema, mas ameniza as dificuldades. "Ficaremos mais perto de conquistar o sonho de Irati não ter nenhum animal abandonado na rua", aponta. No total, os vereadores aprovaram a liberação de 84 mil reais para a ONG SOS Amigo Bicho.

Na Tribuna Livre, o presidente Nei Cabral (PDT) contou como foi sua experiência nos dias que assumiu a prefeitura, por ocasião da ausência do prefeito, licenciado por motivos particulares. "Dentre os acontecimentos, foi possível investir 100 mil reais no SUS e tirar duas mil pessoas da fila de espera de exames", relata.

O estudante Adriano Henrique Kertelt do Colégio Estadual do Campo Gonçalves Júnior e o professor Eliandro de Carvalho, que haviam solicitado espaço na Tribuna, discorreram sobre a Semana da Cidadania do Jovem do Campo. O projeto foi selecionado e está entre os 32 melhores de quase 300 do programa Geração Atitude, de todo o estado do Paraná.

Esse projeto tem como objetivo a troca de experiências entre alunos das escolas do campo e suas comunidades para exercício da cidadania. O professor, o aluno e os vereadores comentaram sobre as dificuldades dos moradores do campo e destacaram a importância do poder público dar mais atenção a essa população.

Receba notícias pelo WhatsApp, envie SIM por aqui 

PUBLICIDADE

Comentários

AO VIVO
AM
00:00 às 05:00 Rede Milícia da Imaculada Rede Milícia Sat
FM
00:00 às 04:00 Najuá Night Club Programação Najuá