Notícias Política e Eleição

25/01/20 - 13h18 - atualizada em 25/01/20 às 14h56

PSL indica Ico Ruva como pré-candidato a prefeito de Irati

Professor há quase 35 anos, Ico Ruva chefiou o Núcleo Regional de Educação de Irati de janeiro a maio de 2019. Hoje, comanda a Escolinha de Futebol do Clube Atlético União Olímpico

Da Redação, com reportagem de Paulo Henrique Sava 

O nome de Ico foi anunciado em reunião do partido no Restaurante Corinthiano, na noite de quinta (23)

O nome do professor Frederico Ruva Neto, conhecido como Ico Ruva, já vem sendo sondado pelo Partido Social Liberal (PSL) para a disputa majoritária em Irati em outubro. O deputado estadual Emerson Bacil (PSL) confirmou que Ico é pré-candidato da sigla. O nome foi anunciado em reunião do partido no Restaurante Corinthiano, na noite de quinta-feira (23).

“Para mim, foi também uma surpresa muito grande. Recebi um telefonema, uns meses atrás, e me reuni com o César Bacil, que é primo do deputado Emerson. O César passou que o Emerson teria a vontade de apoiar um grupo aqui em Irati, lançando um pré-candidato”, diz o pré-candidato.

O grupo formado para uma eventual chapa do PSL – tanto majoritária quanto proporcional – é composto de pessoas que não ocuparam cargos políticos, mas que desempenham papéis importantes na sociedade. O convite para ser pré-candidato a prefeito foi recebido com surpresa.

"Nunca quis me envolver na política, nem como vereador, muito menos como prefeito. Minha família nunca teve essas pretensões. Mas essas conversas foram evoluindo e fui vendo que o grupo é muito bom, que pode fazer um grande trabalho", afirma.

Receba notícias pelo WhatsApp, envie SIM por aqui 

Ruva observa que sua família, mesmo não exercendo cargo político propriamente dito, sempre teve participação indireta na política. A professora Lenita Ruva, tia de Ico, foi a primeira chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati (NRE Irati), cargo que ele próprio exerceu no ano passado. Lenita participou da implantação da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e do CAIC no município. O pai de Ico, Frederico Ruva Filho, foi um dos membros fundadores do Alcoólicos Anônimos (AA) em Irati, há mais de 35 anos, grupo que executa trabalho social em prol do resgate de famílias que convivem com esse drama. Ico Ruva foi vice-diretor de escolar, coordenador do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Regional e patrão do CTG Terra dos Pinheirais.

Sem querer, nos envolvemos em política, temos ações políticas. Realmente, nunca tive na família um candidato, mas acredito que todos nós sempre estivemos envolvidos com a realidade política do nosso município, 
acrescenta Ruva

Ainda que seja um pouco cedo para falar a respeito de possíveis coligações, Ico Ruva antecipa a intenção do PSL em lançar chapa pura e que a campanha será modesta. “Não temos dinheiro. [A campanha] será feita no peito e na raça”, diz. O pré-candidato entende que não formar coligações deixa o partido livre da troca de favores com outras siglas, como a indicação para secretarias ou outros cargos comissionados. “Se conseguirmos a vitória, lá na frente, não temos obrigação de colocar ninguém [de outros partidos] porque não fizemos coligação, não tem ‘cupincha’ para colocar na Prefeitura e realmente faz a construção de um grupo técnico, a fim de trabalhar sem precisar fazer acertos ou amarras com ninguém”, analisa.

Ico Ruva frisa que o PSL apoia tanto o governo federal quanto o estadual e acredita que esta seja uma vantagem para o município, numa eventual eleição. Por outro lado, ele indica que, além do PSL, há outro partido que apoia o governador que pretende lançar candidato próprio. O pré-candidato, no entanto, prefere manter a parcimônia em vez de ser taxativo, por compreender que há “muita água para rolar” até a definição, nas convenções partidárias, dos candidatos.

“É muito debatida a questão da renovação. Mas eu não me lançar como pré-candidato, como uma pessoa de renovação, nunca envolvido na política, simplesmente com o nome. Preciso ter projetos. Se eu lançar meu nome como pré-candidato, que nunca foi político, procurando renovação, já estaria cometendo um erro muito grande. Preciso, realmente, ser um nome de renovação, que nunca se envolveu em política, mas que, agora, vai se envolver. Mesmo que sem carreira política, é preciso ter projetos”, ressalta.

O deputado estadual Emerson Bacil (PSL) confirmou Ico Ruva como pré-candidato

Professor há quase 35 anos, Ico Ruva chefiou o NRE de janeiro a maio de 2019. Hoje, comanda a Escolinha de Futebol do Clube Atlético União Olímpico (CAUO). Ico atua em escolinhas de futebol há 28 anos.

Região

O PSL está formando diretórios e comissões provisórias nos municípios da região e pretende lançar candidatura própria em todos eles, conforme o deputado estadual Emerson Bacil, liderança regional da sigla. “É um número próximo de 30 cidades em que montamos as [comissões] provisórias e, pelo menos, de 15 a 20 pré-candidatos a prefeito nós estaremos anunciando”, diz.

Bacil já passou pelos municípios de Prudentópolis, Teixeira Soares, Rio Azul, Paulo Frontin, Mallet e Paula Freitas em reuniões com as provisórias a fim de levantar nomes para concorrer aos pleitos municipais em 2020.

PUBLICIDADE

Comentários

AO VIVO
AM
05:00 às 07:30 Canta Viola Tadeu Stefaniak
FM
05:00 às 08:00 Desperta Irati Amilton Ferreira