Notícias Política e Eleição

10/10/18 - 00h47 - atualizada em 10/10/18 às 01h06

Eleitor que não votou no 1º turno pode apresentar justificativa online

Chefe do Cartório Eleitoral de Irati repassa instruções sobre como proceder para justificar e, assim, poder participar do 2º turno

Edilson Kernicki, com reportagem de Paulo Henrique Sava 

Confira fotos dos locais de votação em Irati e região no domingo


Quem deixou de votar no domingo (7) ainda tem a oportunidade de justificar o voto e participar do 2º turno. Muitos desses eleitores ainda têm dúvidas sobre como fazer a justificativa depois das eleições. O chefe do Cartório Eleitoral de Irati, Dirceu Wrobel Júnior, repassou instruções de como as pessoas devem proceder.

“Quem não votou no 1º turno deve comparecer no Cartório Eleitoral em até 60 dias da data de eleição e apresentar um requerimento, informando o motivo da ausência às urnas. O requerimento é submetido à juíza eleitoral, que pode acatar ou não. Caso não seja aceita a justificativa, há a imposição de multa de R$ 3,51, para cada turno que a pessoa faltou”, explica Júnior.

PUBLICIDADE

O chefe do Cartório Eleitoral salienta que mesmo quem não votou ou não justificou o voto no 1º turno pode participar do 2º turno, em 28 de outubro.

“Outra situação ocorre a quem estava no exterior na data da eleição. Neste caso, a partir de 30 dias do retorno ao Brasil, a pessoa pode comparecer ao Cartório Eleitoral, munido de comprovantes de que se encontrava no exterior, como passaporte, passagens de ida e de volta, para justificar a ausência nas eleições”, orienta.

PUBLICIDADE

“Em razão do 2º turno para as eleições presidenciais, vale também uma dica àquele eleitor que não votou. Esse eleitor precisa justificar. E ele tem 60 dias para fazer isso. Contudo, se ele não votar de novo no 2º turno, ele terá que fazer a justificativa também para o 2º turno. Nesse ponto, é interessante lembrar ao eleitor, que não vai votar também para o 2º turno, que ele pode fazer as duas justificativas de uma vez só em novembro, após o 2º turno. Assim, acaba economizando uma ida ao Cartório Eleitoral”, acrescenta o chefe do Cartório Eleitoral de Rebouças, Marco Canever.

Uma inovação neste ano é a possibilidade de fazer a justificativa online, através do site: justifica.tse.jus.br.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

AO VIVO
AM
00:00 às 05:00 Rede Milícia da Imaculada Rede Milícia Sat
FM
00:00 às 04:00 Najuá Night Club Programação Najuá