Notícias Paraná

26/12/19 - 13h59 - atualizada em 26/12/19 às 22h22

Tempo de conclusão do EJA passará de 5 para 2 anos

O Conselho Estadual de Educação aprovou a proposta da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de reorganização da EJA para cronograma semestral.
Lenon Diego Gauron / Najuá, com informações da Agência de Notícias do Paraná

Professor Gilberto Ivan Dias Soares, do CEEBJA Irati

O próximo ano letivo irá começar com mudanças na Educação para Jovens e Alunos (EJA). Aprovado por dezoito votos a um, o Conselho Estadual da Educação apreciou a proposta da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte que diminui o tempo de conclusão do Ensino Fundamental e do Médio de cinco anos para apenas dois em cada etapa.

As mudanças não irão afetar a carga horária dos cursos, mas sim o tempo médio que o aluno vai demorar para completa-los. A alteração tem como objetivo incentivar o aluno a continuar frequentando as aulas, pois no sistema atual demorava em média cinco anos para se concluir o Ensino Fundamental e mais cinco para o Médio, havendo muita incidência de abandono por conta do longo período para a conclusão.

Outra mudança significativa será a unificação da matriz curricular, ou seja, todas as instituições do EJA irão ofertar as mesmas disciplinas, não resultando em prejuízo ao aluno que precisar mudar de escola, por exemplo.

O Professor do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Irati, Gilberto Ivan Dias Soares, participou do programa Espaço Cidadão, da Super Najuá e comentou à respeito das mudanças.

“O nosso cronograma anterior contemplava a modalidade individual e a coletiva, mas para 2020, isso deixa de existir. Agora não vai mais existir a modalidade individual, apenas a coletiva. O que mudou a partir de agora é que o aluno que tem horário disponível pode estudar em dois turnos, conseguindo se matricular em até oito disciplinas”, comentou. “Mesmo iniciando do zero, ele acaba concluindo tanto o Ensino Fundamental como o Ensino Médio em até dois anos, ou seja: dois anos para o Ensino Fundamental e dois anos para o Ensino Médio”, completou.

A adequação da matriz curricular prevê para a EJA Ensino Fundamental as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Inglês, Arte e Educação Física. Já a EJA Ensino Médio as seguintes matérias: Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Espanhol Arte, Filosofia, Sociologia e Educação Física.

A rede estadual de ensino possui 92 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebjas) e 238 escolas de EJA, onde estudam 130 mil alunos.


Comentários

AO VIVO
AM
07:45 às 08:00 Plantão de Notícias Tadeu e Paulo
FM
05:00 às 08:00 Desperta Irati Amilton Ferreira