Notícias Paraná

17/12/19 - 18h24 - atualizada em 17/12/19 às 18h59

PRF apreende 172 quilos de maconha e 550 mil carteiras de cigarro

Flagrantes de tráfico e de contrabando foram registrados entre domingo (15) e segunda (16)

Da Redação, com fotos PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) efetuou duas grandes apreensões, em Guarapuava, em ações de combate ao tráfico e ao contrabando, no início desta semana. No domingo (15), por volta do meio-dia, um caminhão abordado em fiscalização programada foi flagrado transportando 11 fardos de maconha, no compartimento de carga.

Confira um vídeo da apreensão de cigarros no fim do texto

A fiscalização ocorreu no km 367 da BR-277. A equipe do Guará abordou um caminhão Mercedes-Benz, com placas de São Paulo (SP), que carregava colchões. Enquanto fiscalizava o veículo, ao solicitar a nota fiscal do produto transportado, o nervosismo do motorista, que era proprietário do caminhão levantou suspeitas dos agentes rodoviários.

Os policiais decidiram encaminhar o veículo para a Unidade Operacional, para uma fiscalização minuciosa. O baú, carregado com colchões, foi aberto para averiguação. Após serem removidos alguns colchões, a equipe notou que havia pacotes com substância que se assemelhava a maconha.

O motorista foi indagado a respeito. Ele admitiu que carregou a droga em Umuarama e que a carga tinha como destino um local próximo a Santos (SP), onde ele deixaria o baú em algum posto de combustíveis. O passageiro do caminhão, que embarcou em Cascavel, não sabia que produto estava sendo carregado, de acordo com o condutor.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

A pesagem dos 11 fardos de maconha encontrados no caminhão resultou em 172,9 quilos. O caminhão, o motorista e a droga apreendida foram encaminhados para a 14ª Subdivisão Policial (SDP) de Guarapuava.

Já na segunda (16), a PRF apreendeu mais de meio milhão de carteiras de cigarro contrabandeadas do Paraguai. Ao todo, as 550 mil carteiras de cigarro foram avaliadas em R$ 2,75 milhões.

A carga era transportada num caminhão bitrem. O flagrante ocorreu por volta das 15h. O motorista desobedeceu a ordem de parada, no km 319 da BR-277. Um pouco adiante, o motorista abandonou o caminhão e fugiu a pé, por dentro da mata. A PRF efetuou buscas, mas não localizou o contrabandista.

O material apreendido foi encaminhado para a Delegacia da Receita Federal de Ponta Grossa.

De janeiro a novembro de 2019, foram apreendidas 36,9 milhões de carteiras de cigarro contrabandeadas no Paraná. O número equivale ao dobro das apreensões durante todo o ano de 2018, quando foram apreendidas 18,4 milhões de carteiras. O balanço parcial da PRF indica que 2019 representa o ano em que mais se apreendeu cigarros no Paraná, desde o início da série histórica, em 2010.



Comentários

AO VIVO
AM
09:00 às 10:00 Espaço Cidadão Paulo Sava
FM
09:00 às 11:30 Sintonia Máxima Anderson Harmuch