Notícias Paraná

12/09/18 - 10h28 - atualizada em 12/09/18 às 10h49

Operação confirma desmatamento de 121 hectares na região

Ações de fiscalização foram realizadas em Guarapuava, Inácio Martins, Pinhão e Prudentópolis durante Operação Nacional Mata Atlântica em Pé

Da Redação, com informações e fotos do MP-PR 

Balanço divulgado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) a respeito do primeiro dia da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé revela que foram desmatados 121 hectares de floresta nativa nos municípios de Guarapuava, Inácio Martins, Pinhão e Prudentópolis. As quatro cidades foram fiscalizadas na segunda (10). Somente neste dia, houve cinco autuações ou notificações e interdição de quatro áreas. Uma pessoa foi presa em Guarapuava.

Setenta e seis policiais compuseram o efetivo nesse primeiro dia de operação nos quatro municípios fiscalizados, com o emprego de 26 viaturas. Os 121 hectares de desmatamento flagrados pela operação se concentram em três dos quatro municípios fiscalizados: em Guarapuava, são 28,531 hectares; em Pinhão, 82,346 e, em Prudentópolis, 10,173. Não foi detectado desmatamento em Inácio Martins.

PUBLICIDADE

Em Guarapuava, foram abordadas e vistoriadas três áreas de preservação permanente (APP): uma delas foi autuada/notificada e uma foi interditada/embargada. Das cinco propriedades rurais vistoriadas, duas foram notificadas e interditadas. Um posto de combustíveis também foi vistoriado. Em Inácio Martins, houve apenas a vistoria numa propriedade rural, que recebeu notificação.

PUBLICIDADE

No município de Pinhão, foram abordadas quatro APPs e três propriedades rurais. Uma área de preservação foi autuada e interditada. Em Prudentópolis, foram vistoriados 12 locais: duas APPs, seis propriedades rurais, três casas e um local de outro tipo. Nenhuma notificação ou interdição foi realizada.

Foram registradas quatro ocorrências ambientais em Guarapuava; uma em Inácio Martins; cinco em Pinhão e oito em Prudentópolis. Um mamífero silvestre foi apreendido em Guarapuava.

A operação é realizada simultaneamente em 15 estados e termina nesta quarta (12) em 13 deles. Em Minas Gerais e no Ceará, a operação dura mais um dia. Os resultados gerais serão divulgados na quinta (13).

Mata Atlântica em Pé

Desde a segunda-feira (10), unidades do MP de 15 estados desencadeiam a Operação Mata Atlântica em Pé, que conta com a participação de policiais ambientais e órgãos públicos da área, a fim de identificar áreas de desmatamento na Mata Atlântica, punir os responsáveis e cobrar a reparação dos danos.

A ação é executada simultaneamente em 15 estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.  

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

AO VIVO
AM
12:00 às 14:00 Meio Dia em Notícias Jornalismo da Najuá
FM
12:00 às 13:00 In Pauta Juarez Oliveira e Vânia Andrade