Notícias Paraná

22/12/18 - 10h36 - atualizada em 22/12/18 às 11h12

Aldo Bona é nomeado superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná

Reitor da Unicentro deve assumir o cargo a partir de janeiro. Ele fala sobre os desafios da nova função

Paulo Henrique Sava

Aldo Nelson Bona será superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná a partir de 2019

O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, Aldo Nelson Bona, será o novo superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná a partir de janeiro de 2019. Ele recebeu o convite do governador eleito Ratinho Júnior no final de novembro, durante uma conversa entre ambos e também Guto Silva, futuro secretário-chefe da Casa Civil, em Curitiba.

“No âmbito desta conversa, o governador me apresentou algumas questões que ele considera importantes e de pronto fez o convite para que eu pudesse colaborar no governo desenvolvendo estas e outras questões. Desde o final de novembro estamos discutindo para construir especificamente a proposta que acabou sendo do interesse do governo, contando com o apoio das universidades para que possamos fazer um bom trabalho”, informou.

PUBLICIDADE

A Superintendência estará ligada ao gabinete do governador a partir do ano que vem. Bona ressalta que a nova função irá trazer novos desafios e responsabilidades para sua carreira profissional, e que assume o cargo em um contexto de extrema dificuldade na gestão pública. Existe também a necessidade do enfrentamento de temas importantes para manutenção de um sistema de Ensino Superior que contribua para o desenvolvimento do estado. O futuro secretário acredita que, desta forma, poderá contribuir para a melhoria na estrutura das universidades e consequentemente nas condições de vida da população paranaense.

“(O convite) foi uma surpresa muito grande, mas que de imediato veio acompanhada do senso desta responsabilidade e da necessidade de se discutir um projeto que seja uma ação de governo que possa se transformar em ações de estado para o bem do Paraná”, comentou.

Conforme Bona, o principal desafio da nova função será o de fazer uma gestão de ciência, tecnologia e Ensino Superior eficiente nas sete universidades de todo o estado, cuja economia está baseada no agronegócio, na indústria e no setor de serviços. “Espera-se que a ciência e a tecnologia possam estar a serviço do desenvolvimento de todas estas áreas e do desenvolvimento social, humano e tecnológico, fazendo com que nossas universidades possam, em uma sinergia, se articular com os setores industrial e agrícola e com a sociedade como um todo para construirmos pautas e agendas positivas que representem ações e políticas públicas do governo, é um grande desafio”, frisou. 

PUBLICIDADE

O mandato de Bona como reitor da Unicentro terminaria em fevereiro de 2020. Porém, ele terá que antecipar sua saída do cargo para assumir a Superintendência. No entanto, devido a alguns compromissos assumidos principalmente com formaturas, ele deve acumular os dois cargos até o dia 31 de março. A partir daí, quem assume a função de reitor até 2020 é o professor Osmar Ambrósio de Souza, vice-reitor. O Conselho Universitário deve escolher uma pessoa entre seus integrantes para assumir o posto deixado por Osmar até o fim do mandato.

“Eu fico como reitor da Unicentro até 31 de março acumulando as atividades, para que todo o trabalho feito até agora, fundamentalmente em função das formaturas, não seja jogado fora e para que não haja maior despesa e desperdício de recurso público. Eu assumo no início de janeiro a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, e paralelamente continuo atuando como reitor da Unicentro até 31 de março”, informou.

Embora tenha atuado apenas pela Unicentro nos últimos 25 anos, Bona ressalta que as necessidades apresentadas pela universidade serão avaliadas da mesma forma que os pedidos das demais instituições. Há também uma série de demandas que serão apresentadas pelo governo do estado para as universidades. “Neste sentido é que trabalharemos, considerando todas as universidades como fundamentais para o desenvolvimento do Paraná, para a democratização do Ensino Superior e tudo o que vem em decorrência disso”, finalizou.

PUBLICIDADE

Currículo

Nascido em Foz do Iguaçu e com um vasto currículo, o professor Aldo Nelson Bona formou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná em 1992. Iniciou sua carreira em 1993 como professor da Rede Estadual de Ensino, tendo exercido o cargo de diretor da Escola Estadual São Lucas de Prudentópolis em 97. Ele atua na Unicentro desde 1993, lotado no Departamento de História. Entre outros cargos, Bona ocupou a direção do Campus Irati entre os anos de 2004 e 2012.

O professor assumiu a reitoria da instituição em 2013, cargo que ocupou até este ano. Ele também foi presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIOESP), cargo que deixou há três anos, e vice-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), função que não exerce já desde o mês de agosto.

Aldo possui mestrado em Educação pela Unicentro e pela Universidade de Campinas (Unicamp). Ele também tem doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

AO VIVO
AM
14:00 às 15:00 Show da Tarde Edson Luiz
FM
14:00 às 15:00 Sequência do Ouvinte Anderson Harmuch