Notícias Ouvinte Repórter

31/03/19 - 22h50 - atualizada em 31/03/19 às 23h03

Rua Ladislau Delong receberá melhorias no início de abril

Prefeito Jorge Derbli se comprometeu de realizar obra de reperfilagem, que consiste na aplicação de uma camada de massa asfáltica sobre o calçamento para corrigir deformações do nivelamento da rua

Edilson Kernicki, com reportagem de Sidnei Jorge (Sidão) 

Rua Ladislau Delong, no Canisianas, será reperfilada ainda no início de abril

Moradores da Rua Ladislau Delong, no bairro Canisianas, em Irati, aguardam a tomada de providências para dar solução a um problema antigo naquela via, no que diz respeito à pavimentação. Ao longo de suas três quadras de extensão, a rua que possui pedras irregulares apresenta vários pontos com buracos, ocasionados pela erosão, pelas chuvas e pelo próprio tráfego.

Quem mora no local, tenta dar um jeito para conseguir entrar na residência nos pontos mais críticos, na base do improviso. Em algumas casas, a entrada para a garagem recebeu rampas de concreto que invadem a área da rua, passando por cima do meio-fio. Em outros pontos da rua, o uso de pedra brita tenta impedir a formação de poças onde não há mais a presença das pedras do calçamento. Remendos de asfalto, em alguns locais, substituem as pedras removidas para a abertura de valetas na rua para obras.

O drama dos moradores ganhou repercussão em fevereiro, quando o vereador Rogério Kuhn (PV) chegou a sugerir que os demais colegas da Casa selecionassem as indicações a serem lidas no expediente das sessões da Câmara, por entender que a rua não estava em condições tão precárias. Os moradores reagiram à declaração do vereador e encaminharam o caso ao Ministério Público. Eles pediram aos vereadores que os auxiliassem no atendimento a um abaixo-assinado que reivindica melhorias na rua e compareceram em peso à sessão do dia 26 de fevereiro, em busca de uma solução, e para defender o direito do cidadão em se manifestar sobre assuntos de interesse público.

PUBLICIDADE

O prefeito Jorge Derbli (PSDB) visitou o local e admitiu que a rua precisa receber um recapeamento asfáltico. Recentemente, o prefeito recebeu em seu gabinete os vereadores José Bodnar (PV) e Marcelo Rodrigues (PP), que encaminharam o abaixo-assinado dos moradores e reforçaram o pedido para que o Executivo providencie as melhorias.

Derbli justificou que os trabalhos no local ainda não iniciaram porque as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, que executam trabalhos de tapa-buraco na cidade, foram deslocadas para o interior a fim de auxiliar a Secretaria de Viação e Serviços Rurais até o fim do período de safra, quando cresce a demanda por melhorias nas estradas rurais devido ao aumento do tráfego.

PUBLICIDADE

“Acredito que ainda no início do mês de abril, vamos fazer um reperfilamento naquela rua. Vamos buscar massa asfáltica, corrigir os buracos e fazer o reperfilamento, como já fizemos no início do mandato em várias ruas, que a situação ficou muito boa e melhorou 100%. Sei da reivindicação das Canisianas. Não só aquela rua como outras do bairro Canisianas precisam de um recape, de um reperfilamento, colocar um asfalto por cima e deixar uma condição melhor de tráfego. O calçamento começa a afundar e fica ruim para os carros”, afirmou o prefeito.

O secretário de Serviços Urbanos, Wilson Roberto Pedroso (Buzina), explicou que a reperfilagem (ou reperfilamento) consiste na aplicação de uma camada de asfalto sobre o calçamento. “O calçamento, em si, já é uma base. Aí será feita uma reperfilagem com um material mais fino ali. É uma massa fina, que recebe uma pintura, e a reperfilagem, feita com uma patrola”, disse.

Ou seja, a finalidade da camada de nivelamento ou de reperfilagem é corrigir deformações da superfície de um antigo revestimento, como é o caso do calçamento. Para tanto, se utiliza uma mistura de agregados de graduação fina. Além de corrigir as deformações, essa camada sela as fendas existentes. A camada é feita com uma vibroacabadora.

Moradores da rua Ladislau Delong pedem melhorias no local desde 2014

Em entrevista à Najuá no fim de fevereiro, a moradora Viviane Oleinik comentou sobre a situação da rua Ladislau Delong. "Estamos reivindicando há muitos anos as melhorias na nossa rua. Temos vários protocolos, inclusive, um desde 2014. Sempre fazíamos os protocolos junto ao Pátio de Máquinas. Eles até atendiam, foram fazendo os tapa-buracos. Mas nunca foi o suficiente, pois são coisas provisórias. A longo prazo, vai precisando de novas melhorias, pois abrem-se novamente os buracos e, desta vez, resolvemos fazer um protocolo na Prefeitura Municipal e aos cuidados da Câmara Municipal, que é o local próprio para apresentar as reclamações dos moradores de Irati”, disse Viviane, que mora há 44 anos no bairro. Segundo ela, o abaixo-assinado dos moradores pedindo melhorias no bairro recolheu 33 assinaturas.

Quer receber notícias de Irati e região? Envie SIM NOTICIAS para o WhatsApp 42991135618 ou simplesmente clique no link a seguir http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC  

Comentários

AO VIVO
AM
00:00 às 05:00 Rede Milícia da Imaculada Rede Milícia Sat
FM
00:00 às 04:00 Najuá Night Club Programação Najuá