Notícias Irati e Região

21/08/19 - 23h28 - atualizada em 21/08/19 às 23h37

Unicentro abre inscrições para Exame de Proficiência em Língua Estrangeira

Proficiência é um dos critérios exigidos de candidatos aos programas de pós-graduação

Da Redação, com informações Assessoria 

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) Campus Irati abriu as inscrições para o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, para alunos dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) ou para os candidatos a ingressarem nesses programas. A proficiência em uma ou duas línguas estrangeiras é critério exigido pelas instituições universitárias àqueles que estão na pós-graduação.

Saber compreender e interpretar outra língua pode ampliar a pesquisa do pós-graduando, tendo em vista que, em muitas áreas de interesse, as obras ainda não possuem tradução para o português, mas já estão traduzidas para o inglês e o espanhol ou têm seus originais nestes dois idiomas. “As línguas estrangeiras possibilitam o acesso, especificamente para rotina de um pós-graduando pesquisador, ao conhecimento de outras pesquisas que são realizadas em outras partes do mundo”, observa o professor Tadinei Daniel Jacumasso, que coordena o exame no campus de Irati.

O professor do Departamento de Letras da Unicentro explica que o teste de proficiência pode ser feito em inglês ou em espanhol. O certificado pode ser até mesmo aproveitado em universidades de outros estados. “A maioria das universidades aceita os nossos certificados, universidades de outros estados, mas fica um alerta para quem quer se inscrever, que verifique junto ao seu programa de pós-graduação, seja os que já estão em algum programa ou aqueles que querem ingressar”, orienta Jacumasso.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

As provas são objetivas e avaliam a capacidade de interpretação de textos. Cada prova tem dois textos, com cinco questões objetivas para cada um deles – ou seja, são dez questões, com cinco alternativas cada uma. Os textos utilizados nas provas de proficiência não dizem respeito à área específica de atuação do interessado, são textos de conhecimentos gerais, que podem tratar de atualidades, política, ciências e cultura. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de setembro, pelo site: evento.unicentro.br/proficiencia/2019/2. A taxa de inscrição custa R$ 80. As provas serão realizadas no dia 3 de outubro, com início às 14h. Os candidatos terão duas horas para responder às questões.

A organização orienta aos candidatos que cheguem com antecedência ao local de provas, pois os portões fecham às 13h30. Durante a prova, é permitida a consulta individual a dicionários impressos. O resultado do exame será divulgado no site da Unicentro (www.unicentro.br) no dia 15 de outubro.

PUBLICIDADE


Comentários

AO VIVO
AM
20:00 às 22:59 Notícias e Músicas -
FM
20:00 às 22:00 Fonte de Vida Evangelista Daniel Serpe