Notícias Irati e Região

18/09/19 - 19h44 - atualizada em 19/09/19 às 02h00

Temporal causa estragos em Irati e Fernandes Pinheiro

Centenas de casas foram destelhadas. Pelo menos 25 mil residências ficaram sem energia elétrica na tarde desta quarta-feira, 18

Da redação

Fotos: Amilton Ferreira, Juarez Oliveira, Sidnei Jorge/Rádio Najuá e WhatsApp/Divulgação


Um temporal atingiu Irati e outros municípios da região na tarde de quarta-feira, 18. Por volta das 16h30, o céu escureceu rapidamente e a chuva veio, acompanhada de rajadas de vento fortes e granizo em alguns locais. Toda a cidade ficou sem energia elétrica entre o fim da tarde e o início da noite, conforme informações da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Cerca de 25 mil unidades consumidoras ficaram sem luz. 

O Corpo de Bombeiros informou que foram registradas dez quedas de árvores na área urbana de Irati, uma na rodovia BR-153 e outras duas entre os quilômetros 10 e 12 da PR 438, em Fernandes Pinheiro. Neste local, o tráfego permaneceu em meia pista até a noite de ontem, 18. Equipes da Caminhos do Paraná prestaram apoio na remoção das árvores. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que houve uma queda de árvore no acostamento da BR-277. Também foram registradas quedas de árvore na BR-153 entre Irati e Imbituva. Porém, não houve necessidade de interditar a pista em nenhum desses locais.  

Em Irati, até por volta das 20 h de quarta-feira, 18, sessenta casas haviam ficado destelhadas. Os bairros mais afetados foram Canisianas, Nhapindazal, Vila Nova, Alto da Lagoa, Rio Bonito, Vila Matilde e região central da cidade. Prédios públicos como a Santa Casa, Hemepar, secretarias de Saúde e Educação, e a Feira do Produtor Iratiense também tiveram danos nos telhados, assim como o ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão) e o estádio Coronel Emílio Gomes. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e Guarda Municipal prestaram atendimento nos locais afetados. Os telefones de emergência do Corpo de Bombeiros ficaram inativos por cerca de uma hora, o que dificultou o registro de informações.

De acordo com a secretaria de Comunicação da Prefeitura foram registradas algumas enxurradas em função da forte chuva nas proximidades de uma empresa que fica em frente à Praça Edgard Andrade Gomes, da Copel, Praça da Bandeira e outros pontos da área central.

PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

Pessoas que tiveram casas destelhadas formaram fila em frente ao Corpo de Bombeiros para receberem lonas doadas pela Defesa Civil e pela Prefeitura de Irati.

A reserva de lona do Corpo de Bombeiros foi esgotada. Mais de 2 mil metros quadrados de lona que estavam guardados no almoxarifado municipal foram disponibilizados pela prefeitura, através da secretaria de Planejamento, para atender a demanda. Outros 3 mil metros quadrados de lona serão repassados ao município, por meio do quartel de Ponta Grossa do Corpo de Bombeiros. Quem precisar da doação pode se dirigir até o quartel do Corpo de Bombeiros, que fica na Rua Coronel Emílio Gomes, em frente à Prefeitura.

O Subtenente Garcia, do Corpo de Bombeiros, diz que a corporação providenciou o corte e retirada das árvores que estavam em cima de veículos ou residências. O trabalho deve continuar nesta quinta-feira, 19, com auxílio de equipes da prefeitura de Irati. Conforme Garcia, não houve registro de pessoas desalojadas. Mesmo assim, a Defesa Civil está à disposição com locais de abrigo disponíveis caso alguma família necessitar. “Quanto ao granizo que caiu, foi de intensidade normal. O estrago maior foi em decorrência dos ventos”, avalia o Subtenente do Corpo de Bombeiros. 

O prefeito Jorge Derbli acionou o secretariado municipal para uma reunião de emergência e convocou todos os servidores disponíveis para realizar uma limpeza geral e atendimento aos munícipes na manhã de hoje, 19. Derbli informou que todas as máquinas e equipamentos com operadores e motoristas deverão estar disponíveis desde cedo para amenizar a situação.

PUBLICIDADE

Estragos em Fernandes Pinheiro

Em Fernandes Pinheiro, foram registrados 30 destelhamentos até o momento. Os prédios da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e da Ação Social e da Escola Floresval Ferreira foram parcialmente destelhados. Moradores do interior não tiveram problemas.

Segundo a prefeita Cleonice Schuck, um rapaz que conduzia uma motocicleta foi atingido por um galho de árvore e sofreu uma fratura na perna. Ela afirma que o município vai providenciar a reparação dos danos nos telhados e cortar as árvores que caíram com o vento forte nesta quinta-feira, 19. “Até nosso lindo ipê da Praça [da área central] caiu. Ficou menos da metade”, relata Cleonice. As aulas foram mantidas e serão realizadas normalmente.




Comentários

AO VIVO
FM
20:00 às 23:59 Najuá Night Club Programação Najuá