Notícias Irati e Região

09/07/17 - 22h36 - atualizada em 09/07/17 às 22h53

Teixeira Soares acerta os últimos preparativos para a 6ª Expotexas

Realizada de 12 a 16 de julho, a Exposição marca as celebrações do Centenário do município

Da Redação, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava 

Expotexas terá shows nacionais e rodeio country
Os 100 anos do município de Teixeira Soares serão comemorados com um evento preparado para entrar para a história. A organização da 6ª Expotexas, que será realizada de 12 a 16 de julho, no Centro de Eventos Miguel Belinoski, acerta os últimos detalhes da exposição. Os preparativos para a grande festa começaram em março.

O prefeito de Teixeira Soares, Lucinei (Lula) Thomaz, convida toda a população, da área urbana e do interior, a participar da 6ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Teixeira Soares, a Expotexas, e enfatiza que o evento foi elaborado com muito carinho para toda a população teixeira-soarense. Thomaz destaca a hospitalidade característica do povo de Teixeira Soares e estende o convite aos moradores de toda a região. Conforme o prefeito, a programação da Expotexas foi pensada para agradar a todos os públicos, de todas as idades.

PUBLICIDADE
O coordenador da Expotexas, Eber Belinoski, destaca que o evento apresenta uma “roupagem nova” nesta edição, que marca o Centenário do município de Teixeira Soares e traz uma programação extensa e diversificada.

A organização também se preveniu para que o evento transcorra normalmente mesmo se chover: 80% do espaço estará coberto. “Nesse ano, mesmo com chuva, estão garantidos os shows”, afirma o prefeito. Os shows serão realizados num pavilhão de 1,4 mil metros quadrados de área coberta.

Rodeio Country

Remodelado, o Rodeio Country promete ser uma atração à parte. “O rodeio desse ano também vem com uma roupagem totalmente diferente, pois é um rodeio profissional. A etapa que será disputada em Teixeira Soares – de 13 a 16 de julho – vai garantir vaga ao campeão no Rodeio de Barretos”, observa Belinoski. No Rodeio Country haverá peões de renome nacional, locutores profissionais e uma estrutura preparada especialmente para a atração. O rodeio também será uma etapa da “Radade Rodeo Cup”.

O Rodeio Country será aberto na quinta (13), às 19h. Na sexta (14), haverá a etapa “qualify”, para peões locais e da região. No sábado (15), peões profissionais disputam as classificatórias para o Rodeio de Barretos. No domingo (16), o Rodeio Country será encerrado com apresentação do locutor Marco Brasil e do americano Gene Fireball.

Olimpíada Rural

A quinta-feira (13) terá uma programação especial voltada ao produtor rural. Às 8h da manhã, começa o Dia do Produtor, com palestras e seminários voltados à agricultura, agropecuária e agroecologia. A engenheira agrônoma Carla Beck, da Federação dos Agricultores do Estado do Paraná (FAEP), vai abordar a conservação de solos.

Em participação no programa Meio Dia em Notícias, prefeito Lula Thomaz, coordenador da Expotexas, Eber Belinoski, e a presidente do Sindicato Rural, Lisiane Rocha Czech, falaram sobre as atividades da Expotexas
As estratégias de mercado para a agricultura familiar serão tema de outra palestra, ministrada pela engenheira agrônoma Maristela Bischoff. A última palestra da manhã vai falar sobre como garantir o sucesso e a prosperidade na empresa rural, com a coach iratiense Caren Kelli Jenczmionki, da Criative Treinamentos.

A tarde será dedicada às provas da Olimpíada Rural. Eber convida toda a população a se inscrever nas provas que prometem agitar o segundo dia da Expotexas. Entre as provas, haverá a debulha do milho, corrida de saco, futebol de duplas, torneio de pelotaço, torneio de truco, corte de tronco, arremesso de feno e a corrida do tronco, em que o competidor tem que carregar um tronco nas costas, entre outros divertimentos.

Desfile Cívico

PUBLICIDADE
Na sexta-feira (14), a Avenida Central da cidade vai ficar mais colorida e festiva a partir das 9h da manhã, com um Desfile Cívico. Toda a população é aguardada para prestigiar.

Neste dia, as crianças da rede municipal vão apresentar os novos uniformes escolares que foram distribuídos para todos os alunos. Pela avenida também vai passar a Banda do 13 BIB (13º Batalhão de Infantaria Blindada, de Ponta Grossa) e a Banda Municipal Guarani, de Teixeira Soares.

“Um grande evento, um grande desfile, com a participação popular, uma festa para o povo”, promete Thomaz.

Programação para as crianças

O aniversário de Teixeira Soares será comemorado com um dia preparado especialmente para aqueles que vão ditar os rumos da cidade nos próximos 100 anos: as crianças. A Expotexas reservou a sexta-feira (14), feriado de emancipação política do município, para elas.

Depois do almoço, a partir das 13h30, começa o Clube da Bezerra, um concurso infantil de criação de bezerra destinada à produção de leite. Às 16h, será apresentado o show infantil “Sonhos e Magia”, com vários personagens.

O mascote da Rádio Najuá, o Bonequinho Najuá, também estará presente na Expotexas, no dia 14, para tirar fotos e animar a criançada.

A presidente do Sindicato Rural, Lisiane Rocha Czech, explica que esse projeto é desenvolvido junto às crianças desde cedo para estimulá-las a se interessar pela produção leiteira, um dos pilares da atividade econômica do município. “No Clube da Bezerra, convidamos crianças de seis a 15 anos, que podem ser filhos de produtores ou simpatizantes pela atividade leiteira, filhos de funcionários das granjas de leite”, conta.

Cavalgada

Na manhã do domingo (16), haverá uma cavalgada, saindo da Chácara Leão Marchinski, na PR-438, saída para Ponta Grossa, a partir das 8h45. Na chegada, prevista para as 11h, haverá bênção dos cavaleiros. Mais informações sobre a cavalgada pelo telefone (42) 99944-9690.

Shows

De 13 a 16 de julho, todas as noites haverá shows gratuitos:

Quinta (13), às 22h – Marcos Paulo e Marcelo, dupla que é considerada a continuidade do legado de Milionário e José Rico. Marcos Paulo é filho de Milionário e Marcelo é afilhado musical de José Rico;

Sexta (14), às 22h – Carreiro e Capataz;

Sábado (15), às 22h – Cézar e Paulinho;

Domingo (16), às 19h – encerramento do Rodeio Country com show de Marco Brasil e Gene Fireball.

Em todos os dias de evento, haverá exposição agropecuária, de equipamentos agrícolas, exposição empresarial e praça de alimentação.

Baile

No sábado (15), à meia-noite, logo após o show de Cézar e Paulinho, haverá baile com o grupo Os Mateadores. Ingressos e reservas de mesas na Prefeitura de Teixeira Soares. A renda do baile será revertida em benefício da Provopar.

Informações e reservas

Henrique Melo: (42) 99912-3068; EberBelinoski: (42) 99912-5057; Departamento de Cultura: (42) 3460-1569 e Prefeitura Municipal: (42) 3460-1155.

A programação completa está no Facebook: https://www.facebook.com/Expotexas-2017-Teixeira-Soares-100-anos-230433767438193/ e no site da Prefeitura: www.teixeirasoares.pr.gov.br.

A 6ª Expotexas é uma realização da Prefeitura Municipal de Teixeira Soares, com apoio da Sanepar, da Copel, da Caixa Econômica, do Governo Federal, da Emater e da SEAB.

Programação completa da Expotexas

Comentários

AO VIVO
AM
00:00 às 05:00 Rede Milícia da Imaculada Rede Milícia Sat
FM
00:00 às 04:00 Najuá Night Club Programação Najuá