Notícias Irati e Região

04/12/18 - 18h54 - atualizada em 04/12/18 às 19h32

Sonia Gerchevski será nova presidente da OAB de Irati

Chapa XI de Agosto venceu por 168 votos, contra 34 da chapa de oposição, Renovação e Realização

Da Redação, com reportagem de Jussara Harmuch, Rodrigo Zub e Paulo Sava 

Sonia Gerchevski prometeu dar atenção especial para os advogados recém-formados que precisam de auxílio no início da carreira

A advogada Sonia Gerchevski assumirá a presidência da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Irati na próxima gestão. A eleição, que ocorreu em 22 de novembro, aclamou a chapa XI de Agosto – União e Trabalho, que recebeu 168 votos. A chapa concorrente, Renovação e Realização, obteve 34 votos.

A Seccional abrange dez municípios: Irati, Palmeira, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Inácio Martins, Mallet, Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares. A data da solenidade de posse da nova diretoria em Irati ainda não foi definida. A Seccional da OAB Paraná, em Curitiba, dará posse aos novos diretores em 17 de janeiro de 2019. No entanto, a partir de 1º de janeiro, Sonia já assume os trabalhos.

“Estou muito tranquila e contente por ter sido eleita com uma votação tão expressiva. Também posso dizer que na OAB Paraná, nessa eleição, tivemos 14 mulheres disputando e 14 mulheres eleitas. A mulher, dentro da OAB Paraná, tem seu lugar. Às vezes, ela não estava diretamente na presidência, na cabeça de chapa, mas estava sempre junto. Todas as gestões anteriores que acompanhei sempre tinham mulheres na composição, nas diretorias, nas comissões, como a Comissão da Mulher Advogada, que é muito atuante”, frisou a nova presidente da Seccional da OAB de Irati, que concedeu entrevista no programa "Meio Dia em Notícias" da Super Najuá (ouça o áudio completo no fim do texto).

PUBLICIDADE

Secretária-geral na gestão de 2015-2018, Sonia destaca a atuação da Comissão da Mulher tanto na OAB Paraná como em nível local, que ela considera sua “porta de entrada” na instituição.

Além de manter o trabalho que já vinha sendo executado na atual gestão, a chapa eleita se propõe a intensificar a defesa intransigente das prerrogativas dos advogados. “Algumas funções da advocacia demandam mais liberdade e, muitas vezes, o advogado precisa ter autonomia para defender os interesses de seu cliente”, comenta. Sonia cita o caso de uma advogada carioca que, recentemente, figurou no noticiário nacional depois de ser algemada numa audiência por ordem de uma juíza, no Rio de Janeiro. “Quando essa prerrogativa é ofendida, ela ofende o cliente, a sociedade, o cidadão, quando o advogado não consegue fazer seu trabalho”, complementa.

PUBLICIDADE

“Tenho um olhar muito especial para a advocacia iniciante, porque assim como em todas as profissões, o mercado de trabalho não está muito fácil. Mas, na advocacia, temos quase 50% a mais de novos advogados nos últimos três anos. A advocacia é uma bela profissão, da qual tenho muito orgulho. Está previsto na Constituição: o advogado defende os direitos fundamentais do cidadão. Estamos defendendo o patrimônio, a honra, a cidadania. Quando o advogado iniciante é formado, passa na OAB e abre seu escritório, encontra muitas dificuldades. Nosso empenho na nossa Subseção será esse acolhimento e criar um espaço, caso ele ainda não tenha um escritório, onde possa trabalhar na própria Subseção e acompanhar o trabalho dos mais experientes”, comenta Sonia.

Integrantes da chapa que comandará a seccional da OAB de Irati: Antonio Cezar Havresko, Mario Cezar Pianaro Ângelo, Sonia Mara Gerchevski, Jair Kulitch e Carlos Eduardo Rocha Mezzadri

Eleição da OAB

A eleição foi realizada das 9 às 17h do dia 22 de novembro. Foram adotadas cédulas de papel para os novos advogados, aqueles que prestaram juramento depois de 23 de outubro, pois ainda não constavam na relação definitiva gerada naquela data. Para os demais, foram usadas as urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Os advogados que não votaram podem justificar dentro do prazo de 30 dias, a partir das eleições. Do contrário, está sujeito a multa de até 20% do valor correspondente à anuidade. Para poder votar, era necessário estar em dia com a anuidade até o dia 23 de outubro. Quem estivesse com pagamento pendente, não podia votar. Em Irati, eram 224 os aptos a votar, dos 275 registrados.

Foram dispostas três urnas na Seccional. Uma em Palmeira, que abrangeu também os municípios de São João do Triunfo e Porto Amazonas; outra em Irati, onde votaram também os advogados de Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins e Rebouças e uma terceira urna em Mallet, que também abrangeu os advogados de Rio Azul.

PUBLICIDADE

A chapa vencedora, XI de Agosto – União e Trabalho era composta por Sonia Mara Gerchevski, como presidente; Mario Cezar Pianaro Ângelo, como vice; Antonio Cezar Havresko, o secretário-geral;Carlos Eduardo Rocha Mezzadri, de Palmeira, secretário-geral adjunto e Jair Kulitch, tesoureiro, além de Luís Augusto Polytowski Domingues, atual presidente, como conselheiro estadual.

A chapa concorrente, Realização e Renovação, trazia Marcelo Gutervil como candidato a presidente; Ieda Waydzik, a vice; Rondineli Rodrigues, secretário-geral; Adriana Krieger Freitas, secretária-geral adjunta e Cleonilton Josué de Santa Clara, tesoureiro.

“Cada um deles teve uma contribuição muito grande no resultado. Além do nosso trabalho, o trabalho de cada um desses advogados que são integrantes da chapa na sociedade, junto com outros advogados, fez toda a diferença. São pessoas reconhecidas profissionalmente e muito bem-conceituadas”, salienta.

Atual presidente da Seccional de Irati, Luís Augusto Polytowski Domingues assumirá cargo de conselheiro estadual da OAB/PR

Conselho Estadual

“Minha indicação ao Conselho Seccional decorre do trabalho que realizamos aqui na Subseção ao longo dos três anos”, define Domingues.

O Conselho Seccional é a OAB estadual, formada pela diretoria (presidente, vice, secretário, secretário-adjunto e tesoureiro) e pelo Conselho. “São 83 conselheiros que formam o Conselho Pleno da OAB, e eu fui eleito na chapa XI de Agosto como um deles. Acredito que isso decorre do trabalho que fizemos ao longo desses três anos e o que eu levo de experiência ao Conselho é, efetivamente, a vivência do dia a dia dos problemas da advocacia. Pretendo contribuir no Conselho com essas experiências, com aquilo que adquirimos, com o que os advogados nos contam, com a realidade da advocacia no interior, que é diferente da exercida na capital ou em Londrina, por exemplo, que é a maior Subseção do Sul do País”, diz Domingues.

PUBLICIDADE

Qualidade

“Quando eu assumi a gestão [na presidência da Subseção de Irati], dia 1º de janeiro de 2016, tínhamos 198 advogados na Subseção toda. Hoje temos 275. Um aumento de mais de um terço em quase três anos de gestão”, compara. Domingues atribui esse grande crescimento no número de advogados à expansão das faculdades de Direito no Brasil, que são mais de 1.570 na atualidade. “É mais do que as faculdades de Direito em todo o resto do mundo”, acrescenta.

Isso reflete, segundo ele, no esforço que a OAB precisa desdobrar na defesa da qualidade do ensino jurídico. “Não somos contra a abertura de novos cursos. Somos contra a abertura de cursos sem a qualidade devida, sem que aquele aluno que está se formando, o acadêmico que vai cursar cinco anos de faculdade, efetivamente esteja preparado para cumprir o papel de advogado se assim conseguir ou desejar. A OAB vai continuar brigando por isso, para que haja uma fiscalização quanto à qualidade do ensino jurídico. O aumento do número de profissionais decorre dessa situação”, afirma.

Sonia sente que os recém-formados não estão saindo das faculdades prontos para a prática jurídica. “Eles precisam do acolhimento e do apoio dos profissionais mais experientes, de mais tempo na profissão e da OAB com esses cursos, treinamentos, acompanhamentos, porque dificilmente vai sair [da faculdade], abrir um escritório e já conseguir atuar. Eles têm que aprender a atuar”, argumenta.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Ouça a entrevista completa com Sonia Gerchevski e Luís Augusto Polytowski Domingues

Comentários

AO VIVO
AM
17:00 às 17:30 A POLÍCIA É NOTÍCIA Tadeu Stefaniak e Rose Harmuch
FM
17:00 às 18:55 Tarde Campeira Amilton Ferreira