Notícias Irati e Região

27/01/12 - 22h09 - atualizada em 27/01/12 às 22h25

Rede Municipal de Ensino se prepara para volta às aulas

Informe Publicitário da Prefeitura de Irati



Escola Pequeno Duque está sendo construída no Centro Cívico, na Avenida João Stoklos
No próximo dia 8 de fevereiro, cerca de 5.300 crianças devem retornar às aulas nas escolas municipais de Irati. Novidades como a ampliação de espaços de interação e aprendizagem e a oferta do ensino integral em outras duas escolas deverão marcar o ano letivo de 2012.

A secretária Municipal de Educação, Zenilda Alice Stroparo, comenta que este ano as turmas escolares terão uma média de 25 alunos por sala de aula. “Esse número vai melhorar o desempenho do aprendizado. Turmas menores proporcionam maior dinamismo e aproveitamento dos temas expostos”, fala Zenilda.

A secretária cita que o transporte escolar precisou ser ampliado para suprir a demanda. “Devido ao aumento da procura pelo transporte e buscando melhor atender os alunos, dois novos ônibus serão incluídos na frota escolar”, conta.
A Secretaria Municipal de Educação solicita aos pais que ainda não atualizaram a matrícula do filho, que procurem o quanto antes a escola mais próxima.

Investimento em educação

O prefeito Sergio Stoklos, aponta que a educação é o princípio e a base de qualquer mudança. “Investimos constantemente no setor da educação, buscando dar mais recursos à aprendizagem de nossas crianças, tanto em questão de infraestrutura nas escolas, quanto em profissionais capacitados. Somente a parceria entre o Poder Público, pais, escola e comunidade pode interferir e transformar a educação em um município ou em um país”, afirma Sergio Stoklos.

Este ano, a Secretaria Municipal de Educação estará implantando salas multifuncionais em três escolas de Irati. “Esses espaços buscam recriar alternativas que prendam e despertem o interesse do aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem”, declara. Ela ainda cita que outras duas escolas devem receber salas multifuncionais durante o ano de 2012.

Zenilda menciona os programas realizados em parceria com o Governo Federal, que buscam levar mais recursos e oportunidades para o ambiente escolar. “Em 2012, mais duas escolas de Irati terão o ‘Mais Educação’, que se trata de um programa em que o aluno fica em tempo integral na escola. Para isso, as escolas passarão por avaliação, a fim de verificar se elas oferecem espaço adequado para receber as crianças durante todo o dia”, informa a secretária. Em 2011, a Escola Mercedes Braga, situada no Bairro Alto da Lagoa, foi a primeira unidade que teve sua carga horária estendida em período integral aos alunos.

Um dos temas que será trabalhado nas salas de aula será a "Cultura da Paz na Escola", afirma a secretária de educação, Zenilda Stroparo
Ainda de acordo com Zenilda, um dos temas que será trabalhado nas salas de aula é a “Cultura da Paz na Escola”. “Vamos oferecer instrumentos para que o aluno perceba a importância da valorização da paz, não apenas em ambiente escolar e familiar, mas principalmente, na comunidade em que vive. É uma forma de orientar esse aluno nos seus relacionamentos e em atitudes que podem fazer toda a diferença em sua vida”, destaca a secretária.

Retorno dos educadores

Os professores têm marcado para o seu retorno a capacitação pedagógica, que deve acontecer nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. Este ano, o encontro ocorrerá reunindo os docentes em cada escola, diferente dos anos anteriores, quando todos os professores do Município participavam de uma mesma atividade pedagógica.

“Esse novo formato de atualização e orientação dos professores visa focar o ambiente e a realidade em que eles trabalham. A coordenação e direção de cada escola já passaram por treinamento para realizar essa atividade mais direcionada, mas teremos funcionários da Secretaria de Educação acompanhando as orientações nas escolas”, declara.

A secretária destaca também as ações direcionadas à capacitação dos professores que acontecem durante todo ano, como orientações e reforço no que se refere a alfabetização, português e matemática, educação infantil, entre outros. Ainda existe apoio para a realização de cursos como Programa de Formação na Escola, Programa de Pró-Letramento, Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), entre outros.

“Além da capacitação oferecida pelo Sefe, mais de 1.000 crianças da Educação Infantil receberão apostilas do Sistema, que ajudará a direcionar os ensinamentos e lições em sala de aula”, conta a secretária.

Novas obras

Creche no Bairro Canisianas também está sendo edificada
Neste ano de 2012, duas novas obras irão reforçar a oferta de vagas e espaços para a educação. Trata-se da creche no Bairro Canisianas e da Escola Pequeno Duque no Centro Cívico, na Avenida João Stoklos.

“No momento além da nova creche e escola, há obras como o Centro da Juventude e o Centro da Convivência, que serão espaços voltados para a interação e aprendizado das crianças e jovens de Irati. Nesses lugares, eles terão oportunidade de aprender e visualizar um futuro melhor”, salienta o prefeito Sergio Stoklos.
Além das novas obras, a secretária menciona a acessibilidade e melhorias nos espaços físicos das escolas do Município. Zenilda ainda relata sobre as novas mobílias adquiridas para as salas de educação infantil e sobre a compra de livros.

“Uma boa escola é a união de vários itens, e precisa de investimentos constantes na estrutura, no pessoal e nos equipamentos. A Prefeitura Municipal vem nos oferecendo esses instrumentos, que nos dá a possibilidade de proporcionar uma educação e ambiente escolar de qualidade aos nossos alunos”, conclui Zenilda.

Comentários

AO VIVO
AM
17:30 às 19:00 Conexão Geral Tadeu Stefaniak
FM
17:00 às 18:55 Tarde Campeira Amilton Ferreira