Notícias Irati e Região

21/08/19 - 22h18 - atualizada em 21/08/19 às 22h27

Programa municipal visa incentivar associações de bairros e do interior

Derbli instituiu assessoria de gabinete para serviços da comunidade e nomeou Helder Beal para comandá-la

Da Redação, com reportagem de Sidnei Jorge 

Helder Beal (à esquerda) foi nomeado para comandar assessoria de gabinete para serviços da comunidade

Em reunião com o secretariado municipal, o prefeito Jorge Derbli solicitou o fortalecimento das associações comunitárias de bairros e do interior. Para tanto, criou o Programa de Reestruturação de Associações de Irati (PRAIR). “Queremos retomar várias associações que se encontram desativadas, tanto nos bairros como no interior do município, para que, através dessa retomada de associações, consigamos trabalhar num consenso entre a comunidade e a Prefeitura, tendo nessa associação um canal direto com o prefeito, para que consigamos melhorar a situação do bairro e do interior”, afirma.

O Executivo criou uma assessoria de gabinete para serviços da comunidade, que ficará a cargo de Helder Beal. A demanda para a reativação das associações de bairros e de agricultores foi apresentada pelo Observatório Social de Irati.

A indicação de Beal para comandar a assessoria de gabinete de serviços da comunidade se justifica pelo fato de que ele é “um cidadão com conhecimento amplo nessa questão de associações, para coordenar a parte jurídica, de estatuto, de prestação de contas e que já vem trabalhando em outras associações”, explica Derbli.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

A assessoria de gabinete de serviços para a comunidade terá a incumbência de apoiar, coordenar e, se necessário, criar associações. A função de Beal será a de orientar as presidências dessas associações na elaboração dos estatutos e outras questões jurídicas e contábeis.

Derbli cita como exemplo entre as associações do interior a do Arroio Grande, que já está articulada há algum tempo. “Recentemente, estivemos lá, por já estarem organizados – sei que existem outras, também no interior – mas conseguimos para lá uma liberação de recursos na faixa dos R$ 200 mil, para atender a esses agricultores, recebendo calcário, caixas d’água, materiais para a proteção de fontes, arames para proteger a área das reservas ambientais. Muita coisa boa pode acontecer desde que a associação esteja regular e tudo em dia. As associações precisam prestar contas perante a Receita Federal. Sabemos que, muitas vezes, se criam associações com muita empolgação, mas que, com o tempo, há desgaste entre os próprios membros, e quem perde é a comunidade”, diz.

Na visão do prefeito, a reativação de associações de bairro vai facilitar o atendimento de demandas coletivas. “Vamos coordenar a parte burocrática e dar apoio total para que isso funcione e venha a atender à nossa população”, assegura.

PUBLICIDADE

Recentemente, Derbli visitou a Associação de Moradores de Engenheiro Gutierrez, que entregou a ele uma lista com dez reivindicações. “Na medida do possível, estamos atendendo, e não individualmente, apenas uma pessoa que mora em Gutierrez, mas sim a necessidade total do bairro”, diz. Nesta semana, a Associação do Jardim Aeroporto apresentou ao prefeito a demanda de pavimentação, de melhoria na quadra de esportes e construção de um parquinho para as crianças.

Outra finalidade do Programa de Reativação das Associações de Irati é permitir que, ao longo do tempo, elas possam obter a concessão do título de Utilidade Pública para a obtenção de recursos. “Se não estiver organizada a papelada, não se consegue recurso, desde o governo municipal, até o estadual e federal. É um meio legal para repassarmos dinheiro a essas associações para atender às suas necessidades”, frisa.

PUBLICIDADE


Comentários

AO VIVO
AM
18:00 às 19:00 Música e Informação Equipe Najuá
FM
17:00 às 18:55 Tarde Campeira Amilton Ferreira