Notícias Irati e Região

19/09/17 - 10h47 - atualizada em 19/09/17 às 10h58

Prefeitura de Irati decide não realizar desfile cívico no dia 15 de novembro

Secretária de educação alega falta de calendário para a realização do evento

Paulo Henrique Sava

PUBLICIDADE
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 18, a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Irati decidiram não realizar o tradicional desfile cívico de Irati, que no início da gestão anterior, havia sido transferido do dia 07 de setembro para 15 de novembro. Na oportunidade, o evento foi transferido por conta das chuvas que antecederam a comemoração da Independência do Brasil.  

Nos anos seguintes, o desfile também não foi realizado. Em 2015, fortes chuvas acabaram causando alagamento na área central da cidade no dia anterior ao desfile. Em 2016, o município decidiu não realizar o evento.  

Neste ano, havia a possibilidade da retomada do desfile no dia 15 de novembro. Porém, segundo a secretária de educação, Rita de Cássia Penteado de Almeida, muitos eventos, como a Prova Brasil, que indica qual o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município, estão marcados para datas próximas ao dia 15 de novembro. Por este motivo, a secretaria decidiu não realizar o desfile neste ano. 

“Nós, aqui na Secretaria de Educação, estamos trabalhando muito na capacitação de professores do 5º ano. O nosso trabalho é muito dinâmico e bem pesado”, frisou. 

Secretária de Educação, Rita de Cássia Penteado de Almeida, alega falta de calendário para a realização do desfile

De acordo com Rita, o desfile não foi realizado em setembro por conta da falta de uma fanfarra em Irati. “Teríamos que trazer fanfarras de outros municípios. A de Inácio Martins foi consultada, mas ela não existe mais. Prudentópolis iria se apresentar no aniversário da cidade, e eles estavam até se preparando com as vestimentas deles. A fanfarra mais próxima de Irati seria a de Guamiranga, mas eles iriam desfilar lá, e depois teríamos que trazê-los para um desfile à tarde, e isto foi se tornando complicado, na parte das fanfarras”, comentou. 

Cabe lembrar que o município possui a fanfarra da Guarda Mirim, que neste ano foi convidada para desfilar na cidade de Goioerê, no noroeste do Paraná.

Ainda segundo a secretária, o feriado prolongado acabou fazendo com que muitos alunos viajassem, o que comprometeria o andamento do desfile. “Os colégios estaduais estariam todos em recesso. Então, resolvemos esperar uma outra data mais propícia, que seria 15 de novembro, mas no momento não será possível”, frisou.  

Último Desfile Cívico foi realizado no dia 15 de novembro de 2014, na Rua Dr. Munhoz da Rocha

PUBLICIDADE


Comentários

AO VIVO
AM
20:00 às 22:59 Notícias e Músicas -
FM
20:00 às 22:00 Fonte de Vida Evangelista Daniel Serpe