Notícias Irati e Região

07/08/18 - 19h59 - atualizada em 16/08/18 às 01h34

Por que precisamos estar com a vacinação em dia?

Algumas doenças se dispersam e precisam ser contidas; caso de gripe leva paciente a óbito em Irati

Da Redação

Nas terças da Saúde, o médico Aleixo Guerreiro e Paulo Sava, apresentador do programa Espaço Cidadão, conversam com a chefe do setor de Epidemiologia municipal Denise Homiak Fernandes e a secretária de Saúde Magali Salete de Camargo.

Dúvidas, especialmente em relação a reações das vacinas, foram enviadas por ouvintes. "Muito raro aparecer reações, a vacinação contra a Pólio, por exemplo, pode-se dizer que é 100% isenta de reação, seria apenas uma pequena fração de risco", explica o médio Guerreio.

PUBLICIDADE

A secretária Magali fala da legislação (Lei Estadual nº 19.534) que atrela a matrícula a condição de a criança estar com a vacinação em dia. Por isso, no ato da matrícula, será solicitado uma declaração da Unidade de Saúde que a carteirinha de vacina da criança está em dia. "Não é qualquer pessoa que pode atestar se a carteira de vacina está em dia, é preciso uma declaração da Unidade de Saúde, assinada por um profissional que saiba analisar", diz Magali. 

Dr. Aleixo fala da importância de vacinar e pede atenção das pessoas que se baseiam em artigos da internet, contrários à vacinação, para que compreendam que não existe outro meio de evitar doenças em massa tão eficaz como a vacinação. "Temos de entender que o mundo é populoso e não é mais natural, não se pode deixar que doenças com caráter epidemiológico percorram o caminho natural. Hoje as pessoas viajam muito e carregam vírus e bactérias de diversas regiões do mundo", lembra.

A secretária Magali destaca o objetivo preventivo da vacina contra o HPV em meninos e meninas. "Isso não quer dizer que os adolescentes estão tendo relação sexual, é uma prevenção para eliminar riscos futuros".

Gripe

A secretária confirmou um caso de óbito por vírus da gripe em Irati de uma pessoa não vacinada, que não estava dentro da faixa etária preconizada.


Denise conta como está sendo feita a campanha.

Vacinação da pólio e sarampo acontece até 31 deste mês

Vai até o dia 31 a vacinação contra pólio e sarampo da população na faixa etária entre 12 meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. A meta de vacinação da Secretaria de Saúde de Irati é de 95%, o que corresponde a 3.132 crianças. Mesmo as crianças que já possuem o esquema completo devem receber a dose de campanha. O dia de divulgação e mobilização nacional será o dia 18 de agosto.

PUBLICIDADE

Atualização da carteira de vacina de adolescentes contra Meningo C e HPV

Até o dia 31 também está acontecendo a campanha de intensificação para atualização da carteirinha de vacina dos adolescentes, em relação à vacina que protege contra meningite C e HPV. Meninas entre nove e 14 anos devem receber duas doses de HPV. Meninos entre 11 e 14 anos devem receber também duas doses de HPV. Adolescentes entre 11 e 14 anos devem receber um reforço da Meningo C.

Vacina contra sarampo para adultos precisa ser atualizada

Até o dia 20, todos os adultos com menos de 50 anos precisam atualizar a vacina contra o sarampo. Para menores de 49 anos, o padrão é uma dose. Para menores de 30 anos, são duas doses.

Comentários

AO VIVO
AM
20:00 às 23:59 Conexão com a Rádio Banda B de Curitiba Jornalismo e Esporte da Banda B
FM
22:00 às 23:00 Rainha da Luz - Igreja católica São Miguel e Nossa Senhora da Luz