Notícias Irati e Região

07/02/19 - 15h10 - atualizada em 07/02/19 às 15h25

Paróquia São Miguel abre inscrições para cursos em 2019

Cursos serão ministrados por leigos e terão certificado reconhecido pela Unicentro

Paulo Henrique Sava

Paróquia São Miguel está com inscrições abertas para quatro cursos em 2019

A Paróquia São Miguel de Irati está com inscrições abertas para alguns cursos que serão oferecidos em 2019. A Escola de Teologia para Leigos, a Escola de Filosofia, a Escola de Fé e Política e o Curso Bíblico terão início em março. Ao final de cada um dos cursos, os participantes receberão um certificado reconhecido pela Unicentro. Todos os cursos são reconhecidos pela universidade como cursos de extensão.

O diácono permanente Renato Marochi será um dos professores. Ele comenta que estes cursos devem fazer parte da evangelização do ser humano, tendo como objetivo principal a construção de sua personalidade. “Nós precisamos reconstruir este ser humano, deixar de ser um ‘fazedor’ apenas para se tornar um ser de destaque na vida pessoal, na família e na sociedade”, comentou.

Para Marochi, a falta de formação do cidadão pode influenciar também na sua vida profissional. “Você se torna um médico, um bom profissional, mas não sabe tratar as pessoas. Você se torna um empresário, mas não sabe que a essência do teu sucesso está justamente no bom atendimento, no bom tratamento. Se você não construir este ser de maneira completa, automaticamente o que você faz vai ser imperfeito”, afirmou.

PUBLICIDADE

Cursos

A Escola de Teologia para Leigos completa 23 anos de existência, com 11 turmas já formadas. Neste ano, o curso está sob a coordenação do Padre Nelson Bueno da Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Mesmo assim, as aulas continuarão sendo ministradas no salão da Paróquia São Miguel.

O conteúdo trabalha a formação com base no Catecismo da Igreja Católica. “Ser católico é você trabalhar na dimensão da unidade e olhar a todos com o mesmo olhar de Cristo. O católico é aquele que constrói a unidade, e nós, dentro do catecismo, buscamos construir esta unidade nas relações, seja dentro da vida pessoal, na família, no trabalho e também na Igreja”, ressalta.

As aulas serão ministradas às segundas e terças-feiras, das 19h30min às 21h30min, e terá duração de dois anos.

PUBLICIDADE

Outro curso oferecido será a Escola de Filosofia, com objetivo de ajudar as pessoas a construírem novos pensamentos, a aprender a pensar e a refazer seus relacionamentos, tema de uma das maiores crises da humanidade.

“Nós estamos vivendo uma das maiores crises que é a da falta de relacionamento: nós não sabemos mais conviver. Por isso, as pessoas ou não querem se casar ou, quando casam, se separam com muita facilidade, por falta desta convivência. Na empresa, as pessoas não param muito tempo em um emprego porque não sabem conviver com os colegas de trabalho, e isto é uma crise de pensamento. A Filosofia ajudará a construir um pensamento novo, que nos ajude a ser mais ‘gente’”, comentou.

As aulas serão ministradas a partir de 14 de março, sempre às quintas-feiras, também das 19h30min às 21h30min.

PUBLICIDADE

Já o Curso Bíblico, que tem 10 anos de existência, trabalha no 1º ano o Antigo Testamento e no segundo o Novo Testamento. O objetivo é de estudar cada livro da Bíblia e sua influência na vida da humanidade. O curso terá como base as crises humanas e a sabedoria de Deus.

As aulas serão ministradas às segundas-feiras, também das 19h30min às 21h30min. Os três cursos terão uma mensalidade de R$ 30, para pagamento do lanche, aperfeiçoamento dos professores e elaboração de algumas apostilas para os alunos.

PUBLICIDADE

Escola de Fé e Política

A grande novidade para este ano é a Escola de Fé e Política, que terá início no dia 09 de março e terá aulas ministradas um sábado por mês, sempre das 14 às 17 horas. O curso terá como tema as políticas públicas, que também serão o principal assunto da Campanha da Fraternidade deste ano. “Como participar da política pública sem conhecimento? Você vai ser apenas um mero reivindicador, e isto não é participação na política pública, mas você tem que dar propostas sobre o que podemos mudar para melhorar, não somente criticando e nem só pedindo”, pontuou.

O texto-base da CF 2019 será o principal material do curso, que tem como segundo objetivo estimular a participação da comunidade na política. “Eu não sou só um eleitor: eu sou um participante na política pública o tempo todo. Estimular esta participação nas políticas públicas de uma maneira diferente, à luz da Palavra de Deus”, frisou o diácono.

PUBLICIDADE

Desde o Papa Leão XIII, a Igreja vem produzindo documentos sobre políticas públicas. Outros documentos também foram produzidos e integram o compêndio social da Igreja Católica.

“Vamos preparar as pessoas para, de fato, serem cidadãos atuantes na vida pública e na transformação das políticas públicas”, ressaltou Marochi.

No final do curso, os participantes terão a oportunidade de estudar os estatutos de todos os partidos, seus pontos positivos e negativos. “Nenhum partido é 100% bom ou ruim, mas nós nos apegamos às defesas ideológicas de partidos, como se aquele partido fosse o único que pudesse resolver todos os problemas, e não é. Vamos tirar a fantasia de que partido resolve o problema, porque não resolve. Precisamos aprender a olhar todos eles com seus valores e defeitos”, comentou.

PUBLICIDADE

Serviço

Para mais informações sobre estes cursos, entre em contato com a paróquia da sua comunidade ou com a secretaria da Igreja Matriz São Miguel, na Rua 19 de Dezembro, ou pelo telefone (42) 3422-6573.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá  

Cursos oferecidos pela Paróquia São Miguel em 2019

Comentários

AO VIVO
AM
11:00 às 11:55 Show de Bola Equipe da Verdade
FM
11:30 às 11:55 Universo Sertanejo Juarez Oliveira