Notícias Irati e Região

28/12/18 - 14h58 - atualizada em 28/12/18 às 15h12

Padre Wilson Belloni morre aos 85 anos

Sacerdote atuou durante 40 anos em Irati como professor e diretor do Colégio São Vicente de Paulo e vigário da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz

Da redação

Padre Wilson Belloni faleceu na manhã desta sexta-feira, 28, em Belo Horizonte, aos 85 anos, vítima de um AVC

Irati perdeu um de seus cidadãos mais importantes no fim da manhã de hoje, 28. Morreu, aos 85 anos, em Belo Horizonte, o Padre Wilson Belloni. Ele sofreu um AVC e estava internado há uma semana na UTI. O velório está acontecendo em Belo Horizonte, onde reside a família do sacerdote.

Padre Wilson, que era mineiro de nascimento, veio para Irati em 1963, onde residiu até 2003. Ele fez muitos amigos durante os 40 anos em que atuou como professor e diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paulo. Ele também foi vigário da Paróquia Nossa Senhora da Luz, que até 2003 esteve sob os cuidados da Congregação da Missão, da qual o padre era integrante.

PUBLICIDADE

Herculano Batista Neto, um dos pesquisadores da história de Irati, publicou um breve histórico do Padre Wilson em sua página nas redes sociais. O sacerdote iniciou sua carreira em Irati como professor do então Colégio Comercial Estadual São Vicente de Paulo. Ele foi promovido a diretor em 1974, cargo que ocupou até 2003.

O padre também atuou como professor da antiga Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (FECLI), atual Unicentro, e coordenou o Curso de Teologia para Leigos. Ele também organizou o Curso da Bíblia.  

Padre Wilson atuou como professor e diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paulo até 2003. Ele também foi vigário da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz

Como sacerdote, Padre Wilson prestou atendimento a diversas comunidades, especialmente ligadas à Paróquia Nossa Senhora da Luz. Uma das comunidades atendidas por ele foi a Capela São Sebastião (atual Paróquia São Sebastião), de Fernandes Pinheiro, onde atendeu entre os anos de 1963 e 1968. Depois, ele retornou em 1977 e atendeu a comunidade até 2003. Como vigário da Matriz Nossa Senhora da Luz, atuou de 1992 a 2001. Durante quatro anos, ele foi secretário do Conselho Econômico da Congregação da Missão.

Depois de todo o trabalho em Irati, o sacerdote voltou para sua terra natal, onde atuou como diretor do Santuário do Caraça, em Catas Altas-MG, nos últimos anos.

PUBLICIDADE

Por toda sua dedicação a Irati, Padre Wilson recebeu o título de Cidadão Honorário do município. “O tempo dedicado a estas vocações e a maneira como o fez certamente ficarão gravados pela comunidade com estima e gratidão”, publicou Herculano em sua página.

Nos últimos anos, Padre Wilson foi diretor de um santuário em Catas Altas-MG

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

AO VIVO
AM
10:00 às 11:00 Experiência de Deus Padre Reginaldo Manzotti
FM
09:00 às 11:30 Sintonia Máxima Nilton Luy