Notícias Irati e Região

11/08/17 - 18h21 - atualizada em 12/08/17 às 12h03

Observatório Social de Irati lança periódico

De circulação quadrimestral, jornal apresenta as ações desenvolvidas pela entidade

Da Redação, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava 

Primeira edição do jornal do Observatório Social de Irati foi publicada em julho
O Observatório Social de Irati (OSI), que completa quatro anos de atuação neste mês de agosto, lançou no último mês um periódico de circulação quadrimestral que apresenta as atividades desenvolvidas pela entidade. Até então, seguindo a uma normativa do Observatório Social do Brasil, esses relatórios eram apresentados a cada quatro meses, em audiências públicas.

O presidente do OSI, Gerson Musial, explica que, a princípio, cada edição será publicada ao mesmo tempo em que houver as prestações de contas quadrimestrais. “A edição não é barata e não temos os recursos suficientes para ser mensal. A cada prestação de contas, faremos um esforço muito grande de poder distribuir para a população poder tomar conhecimento das atividades que o Observatório vem fazendo e o que está produzindo para a sociedade como benefícios que vem trazendo para a sociedade de Irati”, destaca Musial.

O jornal é distribuído gratuitamente e está disponível nos mesmos locais onde são vendidos os jornais da cidade de Irati. Para essa primeira edição, foram publicados 1,5 mil exemplares.

PUBLICIDADE
O periódico apresenta as ações desenvolvidas pelos voluntários do Observatório Social de Irati e a produtividade do Legislativo Municipal. “Na próxima edição, pretendemos lançar os gastos da Prefeitura. Nessa edição não coube. Como era a primeira, tínhamos vários assuntos a lançar”, comenta Leonel Leandro da Silva, membro do OSI.

Musial explica que entre as principais ações do Observatório Social está o de zelar pela boa aplicação dos recursos públicos do município, tanto no Poder Executivo como no Legislativo. Isso é feito através do acompanhamento de processos licitatórios e acompanhamento das compras realizadas pelo município e, inclusive, as entregas dos produtos.

Voluntariado

Em entrevista no Meio Dia em Notícias, Leonel e Gerson Musial falaram sobre as atividades desempenhadas pelo Observatório Social
O Observatório Social de Irati, que já chegou a ter 15 voluntários há dois anos, hoje conta com apenas dez, segundo o presidente da entidade. Há uma demanda por voluntários para fazer o acompanhamento diário de editais publicados pela Prefeitura e pela Câmara – que realiza certames em proporção bem mais reduzida que o Executivo. “Se tivéssemos um grupo para acompanhar cada Secretaria, facilitaria mais. Fazemos de acordo com as possibilidades que temos no momento”, diz Musial.

Auditoria Cívica da Saúde

No final de 2015, 64 voluntários auxiliaram o Observatório Social de Irati a executar a auditoria cívica da Saúde, que visitou quase a totalidade dos Postos de Saúde de Irati – à exceção de três, fechados para reforma ou por falta de funcionários. Foram levantadas pendências de infraestrutura, material e de recursos humanos. Com o início de uma nova gestão na Prefeitura, chegou a ser acordado com o Ministério Público a aplicação de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com a finalidade de encerrar as pendências no menor prazo possível. Houve uma troca na Promotoria da Comarca de Irati e o caso foi encaminhado para a Justiça, segundo o presidente do OSI.

Novos voluntários são sempre bem-vindos, de acordo com a presidência do órgão. Interessados podem preencher uma ficha disponível no jornal do OSI e entregar na sede, que fica no prédio da ACIAI, na Rua da Cidadania, no Centro de Irati.

Confira a entrevista concedida pelos membros do Observatório Social no Meio Dia em Notícias

Comentários