Notícias Irati e Região

12/02/19 - 17h32 - atualizada em 14/02/19 às 00h53

Observatório de Irati fiscaliza licitações

Ações do Observatório Social do Brasil em Irati promoveram economia ao município
Assessoria de Comunicação do OSB-Irati
Imagem ilustrativa

Buscando a melhor aplicabilidade dos recursos públicos, o Observatório Social do Brasil em Irati (OSB – Irati) realiza um trabalho de monitoramento dos gastos públicos. Uma dessas ações, foi referente ao Pregão Eletrônico Nº02/2019, realizado pela prefeitura do município no dia 31 de janeiro para a compra de medicamento para a Secretaria Municipal de Saúde.

A equipe do OSB - Irati analisou o edital e constatou que alguns itens licitados estavam acima do preço médio praticado no mercado. Sendo assim, foi protocolado um oficio na Prefeitura, juntamente com as cotações realizadas, para que os preços fossem corrigidos. 

O pedido do Observatório foi acatado, mas como a compra dos medicamentos eram emergenciais, devido a farmácia municipal se encontrar com estoque baixo, o processo licitatório não pode ser interrompido para retificação dos preços. A alternativa encontrada pela equipe de licitação da Prefeitura foi usar as novas cotações realizadas pelo OSB - Irati como critério para a aceitação das propostas de empresas participantes. Ou seja, preços acima do valor cotado não foram aceitos e os itens foram revogados e serão comprados em uma próxima licitação. 

PUBLICIDADE

Este trabalho realizado pelo Observatório, gerou inicialmente, uma economia de R$45.055,65 aos cofres do município, chegando ao valor de R$152.443,75 após a disputa de preços entre as empresas. 

Segundo o Presidente do OSB – Irati, Leonel Leandro da Silva, o valor que foi economizado nesta compra poderá ser utilizado para outras aquisições no setor da saúde. “Destacamos a importância da parceria entre o OSB com o TCE, que vem fornecendo capacitações para que estes trabalhos sejam intensificados e mais efetivos. Uma destas capacitações foi o curso “Gestão e Aquisição de Medicamentos”, do qual um dos nossos voluntários participou e trouxe uma riquíssima gama de conhecimentos sobre o assunto. Ele repassou as informações para a equipe de Licitação e de Saúde do OSB – Irati, as quais contribuíram para que este trabalho acontecesse”, disse. 

PUBLICIDADE

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

AO VIVO
AM
20:00 às 23:59 Conexão com a Rádio Banda B de Curitiba Jornalismo e Esporte da Banda B
FM
22:00 às 23:00 Rainha da Luz - Igreja católica São Miguel e Nossa Senhora da Luz