Notícias Irati e Região

11/06/19 - 01h29 - atualizada em 11/06/19 às 01h48

NRE oferece cursos profissionalizantes em colégios estaduais de Irati

Cursos subsequentes possuem duração de um a dois anos, em regime semestral

Da Redação, com reportagem de Paulo Henrique Sava e Rodrigo Zub 

Professores dos colégios João XXIII, Florestal e Duque de Caxias e representante do Núcleo de Educação, Lisa Marie Czelusniak, participaram do programa Meio Dia em Notícias de segunda-feira (10)

Quem concluiu o ensino médio e está em busca de uma oportunidade para enriquecer o currículo deve aproveitar o período de inscrições para os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati. Os colégios com ensino profissionalizante estão com inscrições abertas, até o dia 19 de junho, para cursos subsequentes, com duração de um a dois anos.

Nesse momento, há inscrições abertas para os cursos técnicos em Enfermagem, no Colégio João XXIII; para os cursos técnicos de Contabilidade, Informática e Administração, no Colégio Duque de Caxias e para os cursos técnicos de Agronegócios, Florestas e Segurança de Trabalho, no Colégio Florestal.

“Os cursos são totalmente gratuitos. Essa é a vantagem. As inscrições são limitadas e é feita uma classificação. As inscrições vão até o dia 19 e no dia 28 sai o resultado com a classificação. Aí a escola terá um momento de apresentação para os alunos, uma palestra de apresentação dos cursos. As aulas iniciam no próximo semestre”, explica Lisa Marie Czelusniak, do NRE de Irati.

Texto continua após a publicidade

PUBLICIDADE

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua    

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC 

No Colégio Duque de Caxias, o curso técnico em Contabilidade possui duração de um ano e os de Informática e Administração se estendem por três semestres (um ano e meio). Cada curso oferece de 38 a 40 vagas por turma. Os alunos são selecionados pelas médias em Língua Portuguesa e Matemática nos históricos de ensino fundamental e médio, conta o professor Alceu Filipak.

Lisa acrescenta que, além das notas, a renda familiar do candidato também é analisada como critério de seleção. Alguns cursos, como o de técnico em Enfermagem, submetem o candidato a uma entrevista. Nos cursos de Florestas e de Enfermagem, além das médias de Língua Portuguesa e Matemática, são também consideradas as notas de Ciências (ensino fundamental) e de Química e Biologia (ensino médio).

A procura pelos cursos é grande, por parte de alunos de outros municípios da região, segundo Lisa. “Sempre temos alunos de outros municípios, principalmente no curso de Enfermagem, que tem alunos de Inácio Martins, Palmeira, Rebouças e Rio Azul. O curso de Florestas tem alunos até de outros estados. É uma oportunidade, para o aluno que, por algum motivo, não conseguiu entrar na universidade, de ter uma habilitação profissional”, ressalta.

PUBLICIDADE

Colégio Duque de Caxias

O professor Elisson Girardi, do Colégio Florestal, observa que restam poucas vagas para os cursos profissionalizantes disponibilizados pela instituição. Estão quase fechadas as turmas para o próximo semestre dos cursos noturnos de técnico em Segurança do Trabalho e em Agronegócios e para o curso integral de técnico em Florestas. Cada curso oferece, ao todo, 40 vagas. “O curso de técnico em Florestas tem mais de 45 anos de história em Irati. É um curso diferenciado, oferecemos alojamento aos alunos, pois não pegamos alunos apenas da região, mas do Brasil inteiro. É um curso já reconhecido nacionalmente. Graças a Deus, a procura está muito grande, mas ainda restam poucas vagas”, frisa. Para o alojamento masculino, são 25 vagas e, para o feminino, 15.

A professora Ninfa Maria Voigt, do Colégio Estadual João XXIII, conta que a procura pelo curso técnico em Enfermagem já atingiu o número de inscrições suficientes para fechar uma turma. Entretanto, as inscrições permanecem abertas até a próxima quarta (19). As matrículas serão efetivadas conforme a classificação dos inscritos, de acordo com os critérios previstos. “Ele atinge, desde 2005, a uma ampla região, com alunos vindo de Palmeira, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Mallet, Rebouças, Imbituva e Irati”, comenta Ninfa.

Colégio Florestal oferta cursos de segurança do Trabalho, Agronegócios e Florestas

Segundo ela, a procura corresponde a três ou quatro candidatos por vaga, toda vez que as inscrições são abertas, uma vez a cada semestre. Ninfa destaca que há oportunidades de estágio para estudantes do curso técnico em Enfermagem em Irati, em Imbituva e em Rebouças. “Também em função disso é que aumentou a procura pelas inscrições para o curso, porque facilita para que o aluno faça o estágio em seu município”, analisa.

“Os cursos são gratuitos e de qualidade. Os professores são habilitados: são engenheiros, enfermeiros, contadores, administradores, advogados. O currículo de cada curso é bem denso e, por isso, eles se aproximam de cursos de nível superior, sendo cursos de nível médio. Alguns cursos têm estágio obrigatório, como é o caso do de Segurança do Trabalho, do de Enfermagem, do de Florestas. Os demais não têm estágio obrigatório, no entanto, a escola tem convênio com o CIEE [Centro de Integração Empresa-Escola] e aí tem estágio não-obrigatório remunerado. Muitos alunos começam a trabalhar fazendo estágio, pois já permanecem, dão continuidade na empresa”, acrescenta Lisa.

Colégio XXIII disponibiliza curso técnico em Enfermagem

Documentos para inscrição

- Original e cópia de RG e CPF;

- Histórico escolar do ensino médio;

- Comprovante de renda familiar.

PUBLICIDADE

Cursos para 2020

Dentro da circunscrição do NRE de Irati, há outros cursos técnicos, que não estão com inscrições abertas agora, mas que terão inscrições para o próximo semestre (1º semestre de 2020): no João XXIII, tem o curso técnico de Cuidador de Idosos, de um ano e meio de duração; no Florestal, o técnico em Florestas integrado ao ensino médio; e de Formação de Docentes, no Colégio Xavier, em Irati.

O curso técnico de Formação de Docentes também é ofertado no Colégio Dario Veloso, em Mallet; Colégio Chafic Cury, em Rio Azul e Colégio Júlio César, em Rebouças.

Em Prudentópolis, são oferecidos os cursos técnicos em Farmácia e de Agente Comunitário de Saúde, no Colégio Alberto de Carvalho.

Endereços e telefones

- Colégio Duque de Caxias – Rua XV de Novembro, 810, Centro. Telefone (42) 3422-7879. E-mail: [email protected]

- Colégio João XXIII – Rua Santa Catarina, 260, Vila São João. Telefone (42) 3422-3542. E-mail: [email protected]

- Colégio Florestal – Avenida Paraná, 1000, Vila São João. Telefone (42) 3423-2511. E-mail: [email protected]

PUBLICIDADE


Comentários

AO VIVO
AM
17:30 às 19:00 Conexão Geral Tadeu Stefaniak
FM
17:00 às 18:55 Tarde Campeira Amilton Ferreira