Notícias Irati e Região

02/02/19 - 13h32 - atualizada em 02/02/19 às 13h55

Novo britador deve acelerar melhorias nas estradas rurais de Rio Azul

Principal demanda pública de Rio Azul agora conta com o auxílio da máquina, que foi repassada através de emenda parlamentar

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub 

Britador móvel já está no pátio de máquinas da prefeitura. Operador ainda precisa realizar curso para iniciar atividades com a máquina

A aquisição de um novo britador deve acelerar as melhorias nas estradas rurais de Rio Azul, a principal demanda da população. O prefeito Rodrigo Solda (PSDB) destaca que o município é bem servido de cascalheiras – são aproximadamente 20, em todo o território. Entretanto, o material encontrado nelas não é uniforme.

“Não é homogêneo, tem muita diferenciação. Tem o pedregulho; tem o cascalho que é rochoso, de fato, que se pode colocar na estrada que ele não ‘derrete’, tem mais durabilidade, e tem outro que compacta fácil, mas não tem durabilidade. Estamos agora mapeando as cascalheiras onde dá para fazer a britagem. A boca do britador precisa ter um diâmetro conforme o tamanho das pedras”, diz.

O britador pequeno do qual a Prefeitura já dispunha possui capacidade para britar 15 cargas ao dia, o que serve para carregar, no máximo, três caminhões de brita. O britador novo é de 80 x 50, pois o diâmetro é de 80 centímetros. “Então não precisa moer tanto a pedra para colocar nessa boca”, explica.

PUBLICIDADE

“Assim, a gradação da matéria boa, rochosa, faz com que aumente a velocidade do serviço, dobrando a capacidade e podendo carregar mais caminhões-caçamba, que vão fazer a distribuição do cascalho para mais longe. A qualidade do material desse britador vai aumentar a durabilidade também. Hoje, o segredo é fazer estradas que melhorem essa compactação, mas sem perder a qualidade, porque o peso dos caminhões e a quantidade de vezes que se passa com ônibus e com máquinas agrícolas, que em Rio Azul são aproximadamente 4 mil tratores, contribui para danificar as estradas. Estamos buscando uma alternativa de aumentar a capacidade de peso das estradas rurais, por isso, investimos nesse britador que custou R$ 850 mil”, justifica.

PUBLICIDADE

O novo britador foi adquirido a partir de emenda parlamentar, com contrapartida municipal de R$ 50 mil. Para ser colocado em uso, ainda falta que um servidor conclua o curso de operador. O britador vem acompanhado de um gerador de energia, portanto, ele pode funcionar tanto movido a combustível fóssil quanto com a energia do gerador. “Precisamos agora de um operador com curso para fazer essa britagem”, reforça.

Neste período do ano, com o início da colheita do fumo e, em breve, da safra de soja, aumentam os pedidos por reparos nas estradas rurais que dão acesso às propriedades, para o escoamento da produção. Além disso, o desgaste das estradas diante da rápida variação do clima no verão, com a alternância de dias chuvosos e secos, intensifica a necessidade de serviços rurais.

PUBLICIDADE

“Enquanto estamos com nossa Patrulha Rural no Marumbi dos Ribeiros e no Faxinal dos Elias, nossa equipe da Prefeitura está na Invernada, na entrada da Charqueada, indo para Porto Soares, que é o oposto da questão territorial onde estamos fazendo o serviço, que é para compensar essa perda: enquanto tem um braço de um lado, o outro vai cuidar das outras comunidades”, comenta.

Outras frentes de trabalho espalhadas pelo município atuam em equipes menores, com retroescavadeiras. “Temos uma draga que faz a limpeza de rios. Tivemos uma situação calamitosa recentemente, com muita chuva, 55 milímetros em 22 minutos. Foi um desafio para nós. Muita gente na Vila Veronez teve prejuízos, porque o principal córrego da cidade cruza justamente esse bairro. Fomos lá para fazer o atendimento, mas em 22 minutos chover esse montante que, às vezes, não chove em um mês. A demanda por serviços públicos e a prestação da Prefeitura só tende a aumentar, numa velocidade maior do que os recursos que temos para captar e poder atender essa necessidade que o povo precisa tanto”, avalia.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá


Comentários

AO VIVO
AM
05:00 às 07:30 Canta Viola Sidnei Jorge
FM
05:00 às 08:00 Desperta Irati Amilton Ferreira