Notícias Irati e Região

18/01/19 - 15h28 - atualizada em 18/01/19 às 15h37

Mini rotatórias serão implantadas em Irati

Uma delas já foi instalada na Avenida Vicente Machado, outra está em fase de testes nas proximidades da FoBras

Da redação 

Nova rotatória está sendo instalada no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Abílio Carvalho Bastos. Outras duas mini rotatórias serão instaladas futuramente

Nesta semana, a Prefeitura de Irati está implantando mais uma mini rotatória, desta vez no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Abílio Carvalho Bastos, que liga o centro ao bairro Rio Bonito. A pedido do prefeito Jorge Derbli (PSDB), o teste está sendo realizado entre as 08 e as 18 horas. Neste período, os semáforos existentes no local permanecem desligados.

A exemplo do que ocorreu na esquina da Avenida Vicente Machado com a Rua Pacífico Borges, durante o dia a mini rotatória está sendo montada com pneus para que os testes sejam realizados. Caso seja aprovada, a obra irá substituir os semáforos no local e será feita com tachões e pintura, o que deve baratear os custos para o município, pois uma mini rotatória em concreto custa cerca de R$ 8mil. Como consequência, o tráfego pela Avenida Getúlio Vargas entre as ruas Zeferino Bittencourt e Abílio Carvalho Bastos será feito em mão única, no sentido centro-bairro.

Confira no fim desta matéria o vídeo com o teste da nova mini rotatória, gravado por Jussara Harmuch.

PUBLICIDADE

O secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik, explica que a mesma regra havia sido aplicada no trecho da Rua Pacífico Borges entre a Rua Gumercindo Esculápio, no bairro DER, e a Avenida Vicente Machado, no qual os veículos que seguiam do bairro para o centro não poderiam mais acessar a Avenida pela Rua Pacífico Borges. Porém, atendendo a pedidos de moradores da região, a partir da próxima semana, o sentido duplo naquele local será liberado apenas para automóveis e motos. Caminhões terão que continuar transitando em mão única. “Provavelmente o Lee (Jhefferson Souza) vai levar os agentes lá, mudar as placas e concretizar este serviço”, frisou.

Além destas, outras duas mini rotatórias devem ser implantadas futuramente. Uma delas seria na confluência das avenidas Getúlio Vargas e Noé Rebesco. Ali cogitou-se fazer uma rotatória grande, porém havia a necessidade de invadir terrenos de terceiros, o que inviabilizou o projeto. Outra mini rotatória será implantada no cruzamento entre as ruas Trajano Gracia e Daniel Moreira, que também desativará os semáforos no local. Os demais, instalados onde não há possibilidade da construção de rotatórias, serão modernizados.

No fim de 2018, a então governadora Cida Borghetti enviou um recurso de R$500 mil para melhorias no trânsito da cidade. O dinheiro será utilizado para modernização dos semáforos, especialmente na área central de Irati.

PUBLICIDADE

Outra alteração foi feita no sentido de circulação da Rua Dr. José Augusto da Silva, no trecho entre as ruas Antônio Cavalin e Trajano Gracia. Com a mudança, os veículos somente podem subir. Dagoberto destacou que a decisão foi tomada por conta do alto número de veículos que circulam na região. Naquele local, ocorreram diversos acidentes por conta da falta de visão de quem seguia no sentido do bairro São Francisco para a Rua Antônio Cavalin. Porém, se houver problemas nesta mudança, há possibilidade de se reverter esta decisão. “O prefeito Jorge (Derbli) não tem vergonha de voltar atrás em uma obra que não tem um custo tão elevado para isto”, frisou.

O secretário comenta que qualquer mudança sempre terá reclamações, mas as alterações no trânsito sempre são baseadas em estudos e servem para tentar melhorar a vida do cidadão. “Poderá haver prejuízo para alguns, mas são a minoria. Queremos beneficiar a cidade inteira e o trânsito fluirá melhor”, finalizou.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá


Comentários

AO VIVO
AM
15:10 às 17:00 Show da Tarde Edson Luiz
FM
15:00 às 16:30 Interligado Anderson Harmuch e Juarez Oliveira