Notícias Irati e Região

09/08/19 - 23h00 - atualizada em 09/08/19 às 23h41

Militares recebem medalhas em solenidade de 165 anos da PM

Medalha Policial-Militar premia oficiais e praças ativos pelo ótimo comportamento ao completarem 10, 20 ou 30 anos de serviço

Da Redação, com reportagem de Tadeu Stefaniak. Fotos: 8ª Cia, Sidnei Jorge e Tadeu Stefaniak

Integrantes da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) receberam medalhas de Prata e Bronze em solenidade alusiva aos 165 anos de Corporação (PMPR). A entrega foi realizada em frente à sede da Companhia, no bairro Rio Bonito, na manhã desta sexta (9).

Criada pela lei 1.948, de 20 de março de 1920, a Medalha Policial-Militar é confeccionada em bronze, prata e ouro e visa recompensar os bons serviços prestados por oficiais e praças da PMPR em serviço ativo que completarem, respectivamente, 10, 20 ou 30 anos, sem terem sofrido punições nesse período. O soldado QPM 1-0 Edinaldo Baranhuk recebeu das mãos do Major Joas Marcos Carneio Lins a medalha de prata, pelos 20 anos de serviço, e o soldado QPM 1-0 Maurílio Mangrich foi agraciado com a de bronze, pelos dez anos de atuação.

“Somos uma instituição que jura, com o sacrifício da própria vida, defender a sociedade”, ressaltou o Major Joas ao destacar que a história da Polícia Militar se confunde com a própria história da sociedade, afinal, os policiais fazem parte dela e a Corporação visa, desde sua origem, estreitar essa relação com a comunidade.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

Retornando de seu doutoramento, o Comandante da 8ª Cia mencionou a solicitação que fez ao Governo do Estado para que Irati venha a, eventualmente, sediar uma escola de formação de soldados no futuro. Joas também comentou que a unidade deve receber dois veículos TrailBlazer para a ROTAM.

Na mesma ocasião, foram entregues troféus de campeão e vice-campeão do Torneio de Futebol da PM, que foi realizado na quarta-feira (7), também como parte das comemorações. O prefeito de Irati, Jorge Derbli, entregou o troféu de 1º lugar ao soldado Anderson Luiz Campos, que representou o time do 1º Pelotão/8ª CIPM. O 1º sargento Valdemar Barankievicz, que representou o time do Batalhão de Patrulha Escolar e Comunitária (BPEC), recebeu o troféu de 2º lugar das mãos do prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover.

“Estamos muito satisfeitos e viemos aqui fazer um agradecimento e uma homenagem à Polícia Militar, que completa seus 165 anos no Paraná. Especialmente aqui em Irati, o comandante Joas e toda a Corporação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, nossa Guarda Municipal e a Polícia Rodoviária Estadual e Federal... É um evento muito bonito e viemos aqui agradecer. É um jeito de virmos aqui e estarmos presentes nessa solenidade para um agradecimento pelo trabalho executado pela PM na nossa cidade de Irati e região”, declarou o prefeito Derbli.

PUBLICIDADE

A Banda da Guarda Mirim de Irati fez uma apresentação durante o evento, que se encerrou com desfile militar da tropa, composta de policiais e bombeiros militares, que foram também acompanhados pela Guarda Municipal de Irati. A tropa foi acompanhada de seus respectivos comandantes: Major Joas Marcos Carneiro Lins (8ª CIPM); 1º tenente Carla Adriana Prado Spak Sobol (3º SGB/2º GB – Corpo de Bombeiros) e Averaldo Lejambre (Guarda Municipal).


Comentários

AO VIVO
AM
19:30 às 23:59 Conexão com a Rádio Banda B de Curitiba Jornalismo e Esporte da Banda B
FM
20:00 às 23:59 Najuá e Você Programação Najuá