Grupo de teatro Lanteri realiza apresentação de natal em Rio Azul
Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub
A Caravana do Natal Encantado iniciou o tour pela região Centro-Sul na noite de sexta-feira (8) com apresentação em frente à Escola Municipal Vanda Hessel. Várias famílias acompanharam a apresentação do grupo de teatro Lanteri, “Tesouros do Natal”, que aborda um diálogo entre o menino Alex e seu avô, Vibraulino, de 80 anos, em que os dois comparam a evolução das comemorações do Natal entre as gerações.
A coordenadora da Caravana 2, que está passando pela região, Tatiane de Souza, relata que o projeto está em seu sétimo ano e, contando a edição 2017, já passou por 220 municípios paranaenses e foi vista por mais de 460 mil crianças paranaenses. O projeto rendeu à agência CANAL/mkt, no ano passado, a prata como Melhor Ação de Responsabilidade Social na etapa regional do AmproGlobesAwards, o maior prêmio de Live Marketing do mundo, realizado pelo Marketing Agencies AssociationWorldwide (MAAW), que reuniu cases de agências de mais de 25 países.

Na apresentação “Tesouros de Natal”, o menino Alex conversa com seu avô Vibraulino, de 80 anos, que mostra ao neto a magia dos natais de outrora, apresentando a ele os brinquedos de antigamente.
“Para nós é um grande prazer fazer teatro e, além do mais, poder fazer isso em cidades pequenas, que sabemos que vêm menos espetáculos teatrais e que as pessoas têm menos acesso. Só por isso já é muito legal e gratificante”, explica a atriz Ciliane Vendrusculo, do grupo teatral Lanteri.
Ciliane destaca que o espetáculo não é voltado apenas para as crianças, porque o adulto também se emociona ao resgatar memórias e lembrar que já foi criança e brincou com aqueles brinquedos mostrados no teatro. “Os adultos que estão com os filhos acabam vendo a emoção e a alegria no rostinho de seus filhos. Para nós, tem sido muito legal. Este é nosso oitavo dia, a oitava cidade por onde passamos e estamos muito felizes”, comenta a artista, que atua ao lado de Agnaldo Sodré e Nalbert.
Ciliane afirma que se identifica bastante com as cidades pequenas que possuem acesso restrito à cultura e às artes em geral. “Desde criança, tinha um olhar sensível para as artes. Venho de uma cidade pequena de Santa Catarina, que também tinha pouco acesso à cultura, mas aquilo que chegava até mim, eu agarrava com todas as minhas forças. Assim que possível, saí de lá para me instrumentalizar e poder estudar e me profissionalizar. Com 17 anos, me mudei para Curitiba para estudar e me formar nessa área, e nunca parei”, relata a artista.
A Caravana do Natal Encantado se divide em duas, cada uma delas passa por 20 municípios. Quanto ao critério que define por onde a caravana vai passar, Tatiane explica que as cidades são escolhidas conforme o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). “Normalmente, pegamos municípios que tenham menor índice; municípios que nos enviaram ofício, formalmente, solicitando a caravana. Nesse ano priorizamos municípios que nunca tiveram a caravana presente. Tem alguns municípios que já tiveram, mas há bastante tempo, lá no comecinho do projeto. Neste ano, estamos fazendo o Centro e o Sul do Paraná e a outra caravana está fazendo o Centro e o Norte do Paraná. No total, são 40 municípios, com duas caravanas”, detalha a coordenadora Tatiane.O prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, considera que a caravana passou pelo município no melhor momento, em que as crianças estão entrando em férias, assim como alguns pais, o que permite que as famílias ocupem as ruas nesse finalzinho de ano, com sossego. Além disso, com o bônus de ser no feriado municipal de Imaculada Conceição de Maria.
Rio Azul lançou neste ano a campanha “Adote uma árvore e faça um natal mais bonito”, para que os comerciantes enfeitassem as árvores da Praça Tiradentes para o Natal. O prefeito comenta que, em função de não ter sido adotada nenhuma iniciativa parecida nos últimos anos, os comerciantes demoraram um pouco para aderirem à campanha e participarem do concurso, mas que ela serviu para o intuito que era o de resgatar a tradição de iluminar os espaços públicos nessa época do ano. “Tomar a rua e se apropriar dela, para trazer as famílias e o pessoal da cidade, o rio-azulense, para que percebam que dá para nos divertirmos na rua, de um jeito civilizado e fazendo algo de bem, principalmente pelas nossas crianças, que mais precisam de atenção”, diz.Solda comenta também sua intenção de resgatar as cantatas de Natal – algo que vai ficar para o ano que vem. A programação de final de ano vai encerrar com a festa na Virada do Ano, que já foi aclamada como a maior da região e que, de acordo com o prefeito, promete voltar a ser, como era antes, com show musical e queima de fogos em seguida.
Caravana segue para outras cidades da região
No sábado (9), o município de Inácio Martins acolheu a Caravana do Natal Encantado, na Praça Municipal. A caravana passou por Irati neste domingo (10), na Rua da Cidadania. Na segunda (11), não haverá apresentação. Na terça (12), os imbituvenses recebem a caravana na Praça Deodoro Newton Diedrichs, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio. Na próxima quarta (13), será a vez de Prudentópolis, onde a caravana se apresenta na Praça Firmo Mendes de Queiroz, atrás do Corpo de Bombeiros.
Até o dia 22 de dezembro, quando se encerram as apresentações, a caravana 2 – com o grupo Lanteri – ainda passa pelos municípios de Ipiranga (14), Ponta Grossa (15), Mauá da Serra (16), Marilândia do Sul (17), Rolândia (18), Quatiguá (20), Sengés (21) e Tibagi (22). Ao todo, as duas caravanas vão passar por 40 municípios paranaenses.
Confira mais fotos da apresentação