Notícias Irati e Região

31/01/19 - 17h05 - atualizada em 31/01/19 às 17h12

Gerente da Sanepar fala sobre qualidade da água e obras em Irati

Técnico explica que problemas ocorreram por conta das obras de ampliação da rede de abastecimento no município

Paulo Henrique Sava

A ouvinte Robiane Fonseca enviou foto mostrando a qualidade da água que chega à sua residência

Nas últimas semanas, muitas pessoas vêm reclamando da qualidade da água que chega a algumas residências de Irati, especialmente nas regiões da Vila São João, Engenheiro Gutierrez e Riozinho. Em muitos casos, a água chega às torneiras com coloração marrom.

Em entrevista à nossa reportagem, o gerente geral da Sanepar para a região sudeste do estado, Fábio Leal Oliveira, explica que o problema ocorre por conta das obras de ampliação da rede de abastecimento de água na região. “Pode acontecer um problema, uma dificuldade na hora de cortar a tubulação. Foi o que aconteceu na semana passada: nós tivemos uma situação em que, no momento da interligação, houve uma dificuldade e o nosso pessoal não conseguiu ter esse controle total e a água acabou chegando em algumas residências com a coloração marrom, como nós vimos em alguns vídeos nas redes sociais”, pontuou.

PUBLICIDADE

Ele comenta que as equipes são treinadas para evitar que problemas ocorram durante as intervenções feitas para colocar as novas tubulações na rede. Neste caso, se a água chegar suja e houver solicitação do cliente, a caixa-d’água poderá ser limpa pelos funcionários da estatal.

“É de nossa responsabilidade a qualidade da água, e temos uma total atenção quanto a isso, para que a nossa gente beba água de qualidade. A água da torneira é para beber, e por isto temos este controle de qualidade 24 horas por dia, captando a água do rio, bombeando ela para a estação onde será feito todo o tratamento, monitorando desde a saída da água até ela chegar à torneira do nosso cliente. Por isto, pedimos esta ajuda e a compreensão de que houve um problema. Quando isto ocorre, que a população nos procure para que possamos tomar as medidas imediatamente. O que precisar ser feito, as nossas equipes estão treinadas e habilitadas para fazer a manutenção”, comentou.

PUBLICIDADE

Novo reservatório, localizado no Conjunto Novo Irati, deverá armazenar 1,6 milhão de litros de água

Ampliação do sistema de abastecimento

Sobre as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, Oliveira comenta que a construção do reservatório já está bastante adiantada, faltando apenas concluir as interligações dos bairros para iniciar a pré-operação do sistema. “Nós viemos de um momento de bastante investimento em Irati, interligamos um novo poço, fizemos redes de distribuição para trazer mais vazão de água para a população, foram 8km de tubulação, melhorias operacionais na estação de tratamento de água. Agora, esta obra do novo reservatório de 1,6 milhão de litros de água para a população, mais a colocação de anéis de distribuição vem fazer a equalização para que a população tenha água de qualidade e em quantidade para o seu uso do dia-a-dia”, frisou.

No total, foram investidos mais de R$ 6 milhões. Na abertura do poço 3, em Florestal, e nas interligações feitas com ele, foram gastos mais R$ 4,2 milhões. Este poço representou um incremento de 20% no abastecimento de água em Irati. “Isto contribuiu para que, agora no verão, nós tivéssemos água para atender a população e conseguirmos fazer todo o atendimento que a população espera e precisa de nós. Somadas as obras, equaliza-se Irati e dá uma condição muito favorável quanto ao abastecimento de água”, afirmou Oliveira.

Obras devem ser inauguradas em breve

Conforme o gerente, a ampliação no sistema de abastecimento de água deve reduzir os problemas de abastecimento nas regiões altas da cidade. Ele ressalta que as ações realizadas têm acompanhamento da equipe de engenharia, que estuda alternativas para trazer um custo adequado para a população. “Todo recurso que a Sanepar investe é proveniente das tarifas. Vem muito pouco dinheiro não oneroso, que é aquele que não precisamos devolver: todo o investimento, principalmente este aqui, com mais de R$ 10 milhões, tem que sair das tarifas. O cliente precisa da água e quer um preço justo da tarifa. Por isto, estamos com a equipe de engenharia sempre atualizando e estudando as melhores alternativas para dar uma melhor condição para a nossa população”, apontou.

PUBLICIDADE

Ampliação da rede de esgoto

Além da ampliação da rede de água, a Sanepar firmou uma parceria com a Prefeitura de Irati para ampliação da rede de esgoto. Cerca de 90% da população de Irati já tem coleta da rede de esgoto. Os bairros São Francisco, Nhapinzadal e Engenheiro Gutierrez estão recebendo as ampliações.

Em Engenheiro Gutierrez, além da ampliação, será construída uma estação elevatória de esgoto. Para isto, está em andamento um processo para contratação da empresa que fará a obra. Assim que o processo esteja concluído, as interligações serão liberadas. Estas obras têm custado cerca de R$ 200 a 300 mil, o que não representa um custo valor alto para a empresa.

“Justamente nestes valores é que temos a população que precisa ser atendida agora, que está em uma condição do bairro que precisa, que às vezes a obra chegou à quadra anterior e não na seguinte. Agora, precisamos fazer: é um dinheiro menor, mas é mais difícil de buscar que o que foi para implantar até agora”, ressaltou Oliveira.

PUBLICIDADE

Oliveira diz que as obras citadas demandam tempo e dependem das condições climáticas para serem feitas. Ele destaca ainda que os reparos nas calçadas e ruas também são de responsabilidade da estatal. “Esta é a visão do Governador Ratinho Júnior e da nossa diretoria, de resolver os problemas. Precisamos atender a nossa população da melhor forma possível, e toda a nossa equipe está imbuída deste propósito: de levar água de qualidade para a nossa população, por isso contamos com esta parceria de nos procurar. Com a soma de esforços da Sanepar, da Rádio Najuá e da população que nos avisa, conseguiremos encontrar uma solução mais rápido”, finalizou.

Ao constatar qualquer problema com a qualidade da água, a população pode entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800-200 0115, ou comunicar a empresa pelo site ou aplicativo Sanepar Mobile, disponível para os sistemas Android e iOS. Assim, tendo a informação sobre o problema, os técnicos poderão efetuar a descarga e a limpeza da rede.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

AO VIVO
AM
14:00 às 15:00 Show da Tarde Edson Luiz
FM
14:00 às 15:00 Sequência do Ouvinte Anderson Harmuch