Notícias Irati e Região

05/08/19 - 15h50 - atualizada em 05/08/19 às 15h57

Fotografia "Manhã gelada" vence concurso Irati em Imagens

Biografia de José Maria Gracia Araújo venceu o concurso de vídeo João Wasilewski

Da redação, com reportagem e fotos de Sidnei Jorge e Rafael Zentil Buss


O clima típico da região e a biografia de José Maria Gracia Araújo foram temas de dois dos trabalhos vencedores da 9ª edição do Concurso Irati em Imagens. A premiação aconteceu na noite de sexta-feira, 02. Neste ano, foram realizados o 7º Concurso Fotográfico Padre Tadeu Dziedzic e o 6º Concurso de Vídeos João Wasilewski.

Rafael Zentil Buss foi o autor da fotografia" Manhã gelada", que venceu na categoria "Atuais. A imagem mostra o Parque Aquático de Irati em uma típica manhã de inverno. Na foto, aparecem as árvores floridas do Parque em meio à densa neblina que cobria a cidade. 

O fotógrafo João Noronha avalia que o nível das fotografias apresentadas foi muito alto. Ele ressalta que a tecnologia ajuda neste sentido, porém a pessoa que está operando o aparelho, seja uma máquina fotográfica ou celular, precisa estar preparada para produzir trabalhos de qualidade.

 

PUBLICIDADE

O fotógrafo comenta que todo o material produzido ficará registrado na história do município. “É muito importante por ser uma documentação fotográfica, principalmente se pegarmos todos os concursos e formos arquivando, é um grande material que ficará arquivado aqui na Secretaria de Cultura. É um material bastante histórico, e os participantes devem analisar bem o que, onde e como irão fotografar, para poder deixar para a posteridade, pois isto é um documento muito importante”, frisou.

O concurso é promovido anualmente pela Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná (ALACS), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, de empresas fotográficas e de produção de vídeos, do Centro Cultural Clube do Comércio, Fundação Denise Stoklos e órgãos de imprensa de Irati. 

Herculano Batista Neto, um dos idealizadores do concurso e presidente da ALACS, faz uma avaliação positiva do amadurecimento do projeto, que deve ter continuidade nos próximos anos. A única condição para isto é que ele continue sendo “bairrista”. “Queremos que a nossa cidade fique expressa nos trabalhos, seja em vídeo ou fotografia”, comentou. 

“Fico feliz porque todos podem participar mesmo com o seu celular e dar esta oportunidade para a criatividade, para a lembrança, para as situações oportunas de fazer fotos mágicas. Eu só posso ficar feliz pela parceria com a Academia, a Prefeitura e os demais apoiadores”, completou. 

 

PUBLICIDADE

Sobre a produção de vídeos, Herculano comenta que esta foi a primeira edição com tema pré-determinado. Neste ano, os participantes produziram filmes curtos, com no máximo 3 minutos de duração, com o tema “Biografia de um iratiense”. Para a próxima edição, há a possibilidade da troca de tema, o que, na opinião do criador do projeto, pode estimular a criatividade dos participantes. “Pode ser até que o tema continue para o ano que vem, temos que conversar com o pessoal da comissão sobre isto ou se mudamos o foco, explorando outra situação, mas sempre priorizando a criatividade. O equipamento é importante em algumas situações, mas não é o essencial, que é a percepção, o olhar, a criatividade”, comentou.

O jornalista Pedro Henrique Wasilewski também participou do evento como jurado. Ele avalia que o concurso evoluiu principalmente no quesito do legado cultural que fica para o município. 

Wasilewski acredita que produzir registros da biografia de pessoas comuns é algo extremamente importante para a história de Irati. “Isto é muito importante para você conhecer a história de Irati. Se você não conhece a história do local onde vive, eu acho que você é um “fantasma ambulante”: devemos conhecer, comentar e ver a história, e isto é cultura. Os patrocinadores e as pessoas que estão organizando estão de parabéns por mais um evento de sucesso com público expressivo. Este material vai ficar no acervo de Irati por muitos anos”, pontuou. 

 

PUBLICIDADE

O jornalista destaca a importância da participação dos jovens na produção de registros históricos da cidade, lembrando que Cristian Razera foi o autor do vídeo vencedor, contando a história de José Maria Gracia Araújo, pesquisador da cultura de Irati. “Um jovem contou esta história, e isto vai ser repassado, é um legado. Algumas pessoas, no futuro, estarão conhecendo e lendo isto, um importante recorte, um capítulo de Irati que muitas vezes deixamos passar e fica “na escuridão”, mas agora poderá ser visto várias e várias vezes por fazer parte de um acervo cultural”, comentou.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

Vencedores 

  As fotografias vencedoras do concurso de fotografias Padre Tadeu Dizedzic na categoria HISTÓRICAS foram as seguintes: 

1º lugar: KETLYN TAYRINI – “Seu Domingos - Sorveteiro-1965.”

2º lugar: NELSON BAKAUS – “Amistoso Iraty x União da Vitória- 29/05/1960

3º lugar: PATRÍCIA DE PAULA – “Estação de Água Clara-1940”

 

Na categoria “Temáticas – 120 anos da Estação Iraty”, as vencedoras foram as seguintes:

1º lugar: - DÉBORA PEREK - “Linha do Tempo”

2º lugar: - ELIZEU EDUARDO CZEKALSKI – “Brincando de Fazer História”

3º lugar: - DANIEL TAVARES – “Estação em Panorama”

 

Os vencedores na categoria “Especiais” foram: 

1º lugar: FLÁVIO GABRIEL BIERNASKI– “Luz e Movimento”

2º lugar : DANIEL TAVARES – “Pintura Divina ”

3º lugar: PATRÍCIA DE PAULA – “Relatos da Estação Iraty”

 

PUBLICIDADE

Na categoria “Atuais”, as fotografias vencedoras foram as seguintes: 

 - 1º lugar: RAFAEL ZENTIL BUSS – “Manhã Gelada”

- 2º lugar: EDSON GOLINSKI– “Bruma no Campus”

- 3º lugar: ARILDO ANTONIO LESS– “Casa da Lactisul”

* A foto de RAFAEL ZENTIL BUSS estampará o próximo cartaz promocional do Projeto IRATI EM IMAGENS.


Os vídeos vencedores do Concurso JOÃO WASILEWSKI, com o tema "BIOGRAFIA DE UM IRATIENSE” foram os seguintes

1º lugar : – “ELE PODE CONTAR A TI A HISTÓRIA DE IRATI” - biografia sobre Sr. José Maria Gracia Araújo.

Autor: Cristian Razera

2º lugar : – “SEU VICENTE DO XAVIER” - biografia sobre o Sr. Vicente de Paulo Lara

Autor: Andreia Przybiovic

3º lugar : – “MIRIAM GLINSKI E O PRIMEIRO SUPERMERCADO DA REGIÃO” - biografia sobre D. Miriam Glinski 

Autor: Enzo Ivatiuk


Comentários

AO VIVO
AM
20:00 às 22:59 Notícias e Músicas -
FM
22:00 às 23:00 Rainha da Luz - Igreja católica São Miguel e Nossa Senhora da Luz