Notícias Irati e Região

14/08/18 - 09h01 - atualizada em 14/08/18 às 09h17

Fernandes Pinheiro recebe Programa Paraná Cidadão nesta semana

De quarta (15) até sexta (17), serão oferecidos serviços sociais e atividades culturais e de lazer no Parque da Prainha

Edilson Kernicki, com reportagem de Paulo Henrique Sava e Rodrigo Zub 

O município de Fernandes Pinheiro recebe o Programa Paraná Cidadão na quarta (15), quinta (16) e sexta (17), no Parque da Prainha. A iniciativa, realizada em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU), oferece gratuitamente serviços sociais e atividades culturais e de lazer. 

As atividades ocorrem das 9h até as 17h. Na quarta (15), serão confeccionadas carteiras de identidade para crianças e adolescentes, de dois a 17 anos, no projeto “Criança e Adolescente Protegidos”. “Será um atendimento exclusivo de crianças e adolescentes de dois a 17 anos, para a emissão de carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho. A carteira de trabalho pode ser feita por adolescentes a partir de 14 anos. Quem tiver certidão de nascimento e RG deve lembrar de trazê-los nesse dia. Quem não tem o RG traz, pelo menos, a certidão de nascimento. Para a emissão da carteira de trabalho, devem ser trazidos a certidão de nascimento, o RG e o CPF. O CPF, para quem não tiver, será feito na hora”, informou a prefeita Cleonice Schuck durante participação no programa "Meio Dia em Notícias" de segunda-feira, 13. 

PUBLICIDADE

Cleonice destaca que muitos jovens de Fernandes Pinheiro ainda não têm a carteira de trabalho, o que pode atrasar a contratação na hora em que eles procuram pelo primeiro emprego. Por isso, ela orienta os adolescentes que aproveitem essa oportunidade de regularizarem sua documentação. “Ainda mais agora, com o e-Social vigorando, todas as empresas devem ter e estar bem organizadas com a documentação de seus funcionários”, afirma. 

Serão emitidos 500 RGs por dia, de acordo com a prefeita. Caso haja mais crianças ou adolescentes para fazerem o RG, acima desse número, a confecção do documento será estendida para o dia 16. 

Nos dias 16 e 17, os serviços serão abertos para o restante da população. “Aqueles pais que tiverem crianças de colo, podem levá-las também nos dias 16 e 17. No dia 15, vamos trabalhar com os ônibus escolares. Então, em vez de as crianças terem aulas nas escolas, elas serão acompanhadas pelos professores e virão para o Parque da Prainha para fazer sua documentação”, acrescenta Cleonice. 

PUBLICIDADE

Durante a feira de serviços para a população, serão confeccionados também os RGs, CPFs e carteiras de trabalho, inclusive, segundas vias desses documentos. “Percebemos bastante dificuldade e falta da carteira de trabalho. Muitas pessoas procuram também a segunda via do RG. Ou aqueles que tem o RG com mais de 10 anos, que deve ser atualizado. Olhe a data [de emissão] do RG; quem tem um RG mais antigo, venha fazer a segunda via”, orienta Cleonice. Todo o processo de confecção dos documentos será gratuito, inclusive as fotos necessárias para a documentação. 

Também será possível, a quem tiver esse direito, aderir à tarifa social da Copel e da Sanepar. Na mesma oportunidade, será prestado auxílio jurídico aos interessados.A Cohapar estará presente à feira, prestando esclarecimentos sobre os programas habitacionais; assim como o Detran, que vai trazer seu Setor Informativo de Curitiba. 

O “Ônibus Lilás” também estará no Parque da Prainha, prestando assistência psicológica, social e jurídica. “Os técnicos do CREAs estarão orientando sobre algo de que estamos falando muito, nos últimos dias, principalmente, que é o combate à violência contra a mulher. Esse ônibus Lilás é especificamente para a orientação às mulheres, na quinta (16) e sexta-feira (17)”, esclarece a prefeita. 

O Depen (Departamento Penitenciário do Governo do Estado do Paraná) vem para falar sobre a situação dos presidiários e esclarecer quaisquer dúvidas a respeito de auxílio reclusão e temas relacionados. 

Outros serviços disponíveis no local serão os estandes do Provopar Municipal, da APAE e da Secretaria Municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro, que estará realizando testes rápidos e atendimento voltado especialmente aos homens, em decorrência do “Agosto Azul”. 

Prefeita Cleonice Schuck revelou quais atendimentos serão ofertados durante o Paraná Cidadão em participação no programa "Meio Dia em Notícias"

Transporte gratuito 

No dia 15, os ônibus do transporte escolar trarão os estudantes para a confecção dos documentos. Nos dias 16 e 17, os ônibus estarão à disposição do restante da população. “O Ônibus Social fará linha normal e os ônibus escolares deixarão os alunos na escola, já reunirão ali as pessoas da comunidade que queiram participar, em frente da escola. Trazem de volta na hora do almoço, levam à tarde e, às 17 horas retornam para também fazer a linha escolar”, afirma. 

O CMEI e a APAE terão horários diferenciados na quinta (16). A mudança de horário será avisada diretamente nas escolas, para facilitar o atendimento. “Nos dias 16 e 17, os ônibus sairão às 8h, retornando às 11h, e a saída às 13h com retorno às 16h, para todos os munícipes que queiram participar”, acrescenta. 

Programa de Habitação Rural 

Inscritos nos programas de habitação rural das comunidades de Bituva das Campinas, Bituva dos Lúcios e Bituva dos Machados, que ainda não entregaram os documentos atualizados, devem procurar, no Setor de Habitação, o Thiago ou a Márcia, com a máxima urgência. “O projeto está para finalizar e ainda tem pessoas que terminaram de atualizar”, avisa a prefeita. 

Na quinta (16) e sexta (17), o Setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro não estará funcionando, para atualização dos sistemas, numa integração do sistema da Tributação com o da Contabilidade, informa Cleonice. 

Por fim, a prefeita orienta a toda a população que traga a Carteira de Vacinação, inclusive os adultos. Durante os três dias de feira estará sendo realizada a atualização das vacinas, com a aplicação em adultos e crianças.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

AO VIVO
AM
11:00 às 11:55 Show de Bola Equipe da Verdade
FM
09:00 às 11:30 Sintonia Máxima Nilton Luy