Notícias Irati e Região

01/08/19 - 22h51 - atualizada em 02/08/19 às 17h30

Entrega simbólica da nova Casa Lar de Irati reúne autoridades

Espaço oferece abrigo provisório para crianças e adolescentes sob medida judicial

Da Redação, com reportagem de Sidnei Jorge. Fotos: Assessoria da Câmara e da Prefeitura de Irati

Autoridades prestigiaram o evento da entrega simbólica da nova Casa Lar de Irati, na manhã de terça (30), na Casa dos Conselhos Municipais. O evento foi organizado em conjunto pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A Casa Lar deve abrigar, provisoriamente, até dez crianças e adolescentes sob medida judicial. Antes, esse local de acolhimento de menores de 18 anos funcionava em imóvel alugado. Agora, funcionará em um espaço da Prefeitura, que estava em desuso desde 2015.

A administração municipal e os conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente deliberaram o angariamento de recursos para a reforma e readequação do espaço, que custou cerca de R$ 300 mil. O local recebeu reforma completa, que incluiu o nivelamento do solo em vários pontos antes da implantação de lajes nos pisos. A antiga garagem se transformou num espaço de lazer, com a ampliação das paredes do cômodo.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

Vidros e parte elétrica do imóvel também foram substituídos. Revestimentos cerâmicos e pintura completaram a obra.

O recurso de R$ 300 mil aplicado na reforma da nova Casa Lar de Irati é proveniente do Fundo Municipal de Amparo à Criança e Adolescente. O imóvel ainda deve receber, futuramente, estrutura de acessibilidade – como rampas – e um parquinho.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, o acolhimento responsável dessas crianças e adolescentes é uma das atribuições desse novo espaço. A unidade de acolhimento possui uma equipe técnica formada por assistente social, psicólogo e pedagoga.

“É um espaço mais adequado, que vai acolher às crianças e adolescentes que tenham suas necessidades violadas. Eles serão acolhidos em suas necessidades psicológicas, emocionais, sociais e físicas, da melhor maneira possível, para enfrentar uma situação tão difícil, que é o afastamento do convívio familiar”, diz.

PUBLICIDADE

Sybil explica que a manutenção do espaço é garantida através de repasses oriundos do governo federal, estadual e, sobremaneira, do próprio município. “A reforma do espaço teve contribuição das três esferas e a contrapartida do nosso município. O prefeito Jorge Derbli se sensibilizou com essa necessidade de reforma desse espaço e fez de tudo para que isso fosse possível”, complementa.

“Temos trabalhado firmemente no formato de atuação junto a esses casos de violação de direitos para que a retirada do ambiente familiar seja a última instância. Tivemos o lançamento do Família Acolhedora, em que a criança é, sim, afastada do ambiente familiar por questões de violência, mas ela é colocada num novo ambiente familiar. Temos investido firmemente em políticas mais atualizadas e mais adequadas para que esse momento de rompimento, de afastamento, cause menos danos possíveis para essa criança ou adolescente”, observa.

A chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), Marisa Massa Lucas, comemora a reinauguração da Casa Lar e reconhece sua importância e necessidade. “Esse espaço estava parado e houve um investimento grande, tanto do Estado quanto da Prefeitura, para que isso se tornasse uma realidade. Parabéns à Prefeitura pela sensibilidade de atender e de adequar essa casa”, frisa.

PUBLICIDADE

Como forma de preservar a integridade de crianças e adolescentes sob acolhimento institucional, o endereço da Casa Lar não pode ser divulgado. Por esse motivo que, ao invés de uma inauguração propriamente dita, ocorreu a entrega simbólica, em um local diferente do endereço onde os menores de zero a 18 anos serão acolhidos.

A equipe técnica que vai prestar atendimento na Casa Lar fica concentrada no Centro de Administração Municipal (CAM), situado à Rua Coronel Pires, 826 – Centro. Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone (42) 3907-3110.


Comentários

AO VIVO
AM
20:00 às 22:59 Notícias e Músicas -
FM
22:00 às 23:00 Rainha da Luz - Igreja católica São Miguel e Nossa Senhora da Luz