Notícias Irati e Região

29/11/19 - 15h10 - atualizada em 29/11/19 às 15h30

Empresários do centro de Irati se manifestam contra a mudança da Casa do Papai Noel

Comerciantes alegam que não foram consultados pelo Executivo a respeito da transferência da programação natalina para o Parque Aquático

Paulo Henrique Sava

Comerciantes da área central dizem que não foram ouvidos pelo Executivo sobre a mudança da programação natalina para o Parque Aquático

A Prefeitura de Irati anunciou há cerca de duas semanas que o Parque Aquático será palco das atrações natalinas de 2019. A Casa do Papai Noel, que até o ano passado funcionava nos fundos do antigo Provopar, em frente à Rua da Cidadania, será montada dentro do Pavilhão de Exposições João Wasilewski.

Nossa reportagem ouviu alguns comerciantes da região central a respeito da decisão tomada pela Prefeitura. Eles alegam que sequer foram consultados pelo Executivo sobre as mudanças. A gerente de loja Kelly Ferreira acredita que o Parque Aquático, por ser considerado ponto turístico, já é um grande atrativo para a cidade. Porém, ela afirma que a Casa do Papai Noel no centro atrairia um público maior para as lojas. “Eu acredito que a Casa do Papai Noel deveria ser no centro, já que o movimento da nossa cidade é aqui. Era um incentivo para os comerciantes”, frisou.

Luiz Machado de Carvalho, gerente de uma loja de móveis, analisa que Casa do Papai Noel serve como um atrativo para as famílias e deveria ser colocada em um local mais próximo à região comercial. “Nada mais justo do que fazer na área central. Claro que também é bom ter um atrativo no Parque Aquático, mas acho que neste momento temos que pensar mais no comércio, que também traz renda e empregos para o município. Não tem motivo de a gente trabalhar até um determinado horário e não ter a Casa do Papai Noel no centro”, pontuou.

Na opinião do gerente Antônio Martins de Albuquerque, a mudança de local da programação natalina poderá tirar parte do movimento das lojas no período de abertura noturna do comércio, que começará no dia 16 de dezembro. Já o professor de Educação Física, Luiz Felipe Requião opina que a Casa do Papai Noel no centro da cidade traria mais comodidade para a população poder fazer suas compras e prestigiar as atrações. “A gente acaba vindo ver as lojas para comprar presentes, então estando aqui no centro seria mais prático que se deslocar para o Parque Aquático”, frisou.

Em contraponto, alguns moradores ouvidos pela nossa reportagem aprovaram a mudança de local das festividades natalinas. Lidiane Cristina Veloso opina que o Parque Aquático é um local apropriado para receber a programação deste fim de ano. “É bom, é um lugar tranquilo”, comentou.

Joanes Marcovicz e Roseli Marochi, moradores da Vila São João, também acreditam que o Parque Aquático é um local propício para a realização das festas. “É um espaço que toda a comunidade usa e vai facilitar o acesso de todos”, afirmou Roseli .

Receba notícias pelo WhatsApp, envie SIM por aqui 

Prefeito fala sobre a mudança de local das atividades natalinas 

Em entrevista durante o programa Meio Dia em Notícias na última segunda-feira, 25, o prefeito Jorge Derbli (PSDB) justificou que a mudança de local foi necessária porque o imóvel onde funcionava a Casa do Papai Noel e o Provopar era alugado pelo Executivo, mas acabou sendo vendido. Por não haver outro imóvel disponível a curto prazo para a realização das festividades na região central, a programação foi levada para o Parque Aquático. “Eu sei que, para o comércio, esta ideia não é muito agradável, mas não tínhamos outra opção a curto prazo. Temos a Rua da Cidadania, mas [a programação] seria ao relento e a Casa da Cultura está em reforma. Como a Casa do Papai Noel é montada de forma diferente, este ano resolvemos fazer no Parque Aquático”, finalizou. 

Parque Aquático será o palco da programação natalina de 2019 em Irati

Comentários

AO VIVO
AM
12:00 às 14:00 Meio Dia em Notícias Equipe Najuá
FM
12:00 às 13:00 In Pauta Juarez Oliveira e Vânia Andrade