Notícias Irati e Região

05/02/19 - 16h50 - atualizada em 13/02/19 às 18h00

Diretoria da Subseção da OAB de Irati toma posse

Sônia Mara Gerchevski será a presidente da instituição nos próximos dois anos

Paulo Henrique Sava, com fotos de Ciro Ivatiuk/Jornal Hoje Centro Sul


A nova diretoria da subseção de Irati da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi empossada na noite da última quarta-feira, 30, em cerimônia realizada nas dependências da Câmara Municipal. Sônia Mara Gerchevski será a presidente regional pelos próximos dois anos.

Também tomaram posse os advogados Mário Cezar Pianaro Ângelo (vice-presidente), Antônio César Havresko (Secretário Geral), Carlos Eduardo Rocha Mezzadri (Secretário Geral Adjunto) e Jair Kulitsch (Diretor Tesoureiro).

Em entrevista, Sônia destacou que uma das metas da sua gestão será a implantação de uma Delegacia da Mulher em Irati.

Hoje a mulher pode saber os direitos dela, que ela pode fazer um Boletim de Ocorrência e ter uma proteção neste ambiente em que ela está, de violência doméstica e familiar.

Sônia Mara Gerchevski
Presidente da OAB Paraná - subseção de Irati

PUBLICIDADE

A presidente da OAB aponta que as instalações da Delegacia de Irati não são adequadas para prestar atendimento a vítimas de violência doméstica. Isto faz com que a mulher fique constrangida ao procurar a autoridade policial para registrar um boletim e pedir proteção. Ela esclarece que a implantação de uma delegacia da mulher precisa da luta do Poder Executivo em busca de recursos para este tipo de obra.

“Hoje o que eu estou pedindo para o prefeito (Jorge Derbli) e para a sociedade nos ajudar é que tenhamos uma sala, um ambiente, uma instalação só para a mulher. Pode ser o mesmo delegado, a mesma delegacia, mas que haja uma instalação, um ambiente só para receber as mulheres vítimas de violência”, ressaltou.

Sônia avalia positivamente o trabalho que foi realizado pela diretoria anterior. Ela diz que dará continuidade à defesa dos advogados, atendendo às suas demandas.

“Quando o advogado tem problemas na profissão, ele está tendo dificuldades em atender seu cliente, em conseguir que ele seja atendido no seu direito patrimonial, de liberdade. Este é o nosso objetivo na OAB: defender os advogados, apoiá-los, principalmente os iniciantes, aprimorar e capacitar para que tenhamos muitos profissionais e a nossa população seja bem servida. Vamos ter bons resultados na sociedade, que estará mais feliz, mais tranquila, com menos dificuldades com criminalidade e tudo. O advogado, estando atendendo, tem uma missão de vida”, comentou.

PUBLICIDADE

O presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, elogiou o fato de Sônia ser a primeira presidente eleita na subseção de Irati. Ele enaltece o fato de 14 presidentes de subseções do Paraná serem mulheres. Além de Irati, as subseções de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava, Toledo, entre outras, são presididas por pessoas do sexo feminino.

“É a primeira vez que mulheres estão presidindo tão grandes subseções. É um sinal de que nós estamos avançando muito neste valor que está na nossa Constituição, e que devemos lutar para que ele seja realidade”, pontuou.

O ex-presidente da subseção da OAB de Irati, Luiz Augusto Polytowski Domingues, deixou o cargo para assumir uma vaga de conselheiro estadual na OAB Paraná. Ele diz que recebe a nova missão com muita alegria e responsabilidade.

“Com esta mesma alegria que eu recebo esta nova missão, vem a responsabilidade. É uma função diferente, que mostra e reflete o que fizemos ao longo destes três anos na subseção. Estou muito feliz, orgulhoso e ciente da responsabilidade que é de exercer este cargo de conselheiro estadual da OAB”, frisou.

PUBLICIDADE

O advogado diz que deixa a presidência da OAB com a sensação de dever cumprido. “Fiz aquilo que me propus a fazer, tenho a consciência tranquila de que dei o meu melhor para a instituição, para a defesa dos nossos colegas e prerrogativas profissionais. Como mencionei, parafraseando São Paulo, ‘combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé’. Saio com a sensação de dever cumprido após estes três anos à frente da subseção de Irati da OAB”, finalizou.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá  


Comentários

AO VIVO
AM
15:00 às 19:30 Jornadas Esportivas Equipe da Verdade
FM
16:30 às 20:00 Variadão Najuá Programação Najuá