Notícias Irati e Região

03/09/18 - 15h46 - atualizada em 03/09/18 às 17h45

Desfile Cívico será realizado nesta sexta-feira, dia 07

Escolas, creches e outras entidades serão representadas no desfile de Irati que começa às 08 horas

Paulo Henrique Sava

Prefeito Jorge Derbli (PSDB) e secretária de Educação e Cultura, Rita de Cássia Penteado de Almeida convocaram entrevista coletiva para falar sobre o desfile de 7 de setembro

Depois de três anos sem desfile, a Prefeitura de Irati decidiu retomar a solenidade neste 07 de Setembro. As comemorações do Dia da Independência terão início às 08 horas com hasteamento da Bandeira Nacional na Praça da Bandeira. Logo após será realizado o Desfile Cívico, que neste ano acontecerá na Rua Conselheiro Zacarias devido às obras no canal hídrico que impedem o trânsito na Rua Dr. Munhoz da Rocha, onde sempre foi realizado.

O último desfile aconteceu em 2015, no dia 15 de novembro, a data foi transferida porque choveu forte no dia 07 de setembro. Já em 2016 e 2017, não foi realizado por motivo de contenção de despesas.

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira, 31, o prefeito Jorge Derbli (PSDB) comentou que a decisão pela retomada do Desfile Cívico foi tomada em conjunto pelo Executivo e pelas secretarias de Educação e Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico. “Eu fiquei impressionado com a adesão que teve por parte de todo mundo de Irati que resolveu participar. Nós já estamos com 88 entidades participando, sendo 41 escolas e CMEI’s municipais que irão participar do desfile, e mais 47 escolas e entidades que foram convidadas e algumas manifestaram o desejo de participar”, frisou.

PUBLICIDADE

No total, nove bandas e fanfarras irão se apresentar. A organização será feita na Rodoviária de Irati. O término do desfile está previsto para as 12 horas. O desfile das escolas municipais irá trazer temas relacionados à cultura, à música e às etnias presentes no município. As secretarias municipais adotaram as escolas para ajudar com o tema e também mostrar um pouco do seu trabalho, seja através da demonstração de um projeto ou de uma homenagem. A Secretaria de Comunicação irá prestar uma homenagem ao radialista João Maria Rodrigues, comentarista esportivo da Najuá.

“As secretarias de Agricultura, Educação, Saúde, Bem Estar Social, enfim, todas elas junto com os 50 integrantes de cada escola, ao mesmo tempo em que divulgam a instituição, divulgassem algum tema ligado à administração, e que as próprias escolas, algumas delas situadas no interior, trouxessem alguma coisa relacionada à sua comunidade, como por exemplo a do Pinho falando sobre os italianos, o vinho e a polenta, a coisas culturais que nós temos aqui. O pessoal aderiu à ideia, os secretários e as escolas, e eu acho que vai ser, se o tempo nos ajudar, um desfile para ficar na história pelo número de participantes”, comentou Derbli.

A empolgação de todos é grande. “Este ano, talvez por estarmos muito tempo sem desfile, houve esta adesão espontânea de algumas entidades, o que até me surpreendeu porque eu achei que não viriam. Algumas estão até ligando, faltando uma semana para o desfile, e pedindo para participar. É gratificante para o município, e com certeza as crianças e os pais vão ficar muito satisfeitos, pois há muito tempo nós desfilamos e sentimos a empolgação da criança e, ao mesmo tempo, do pai que está assistindo. É importante este civismo e trazer isto para dentro da cultura iratiense”, diz o prefeito.

PUBLICIDADE

Haverá ainda outras surpresas no decorrer da programação. “Muita coisa vai acontecer no final do desfile, como a apresentação dos carros-tanque do Exército, os CTG’s e muitas outras coisas que a gente vai deixar ‘no ar’, mas que voltassem a assistir. Nós vamos segurar os ônibus para o final do desfile para que as pessoas e as crianças assistam todo o evento. As crianças, muitas vezes, desfilam e não assistem o desfile. Eu quero que a 1ª escola assista a última a desfilar, por isto o espaço é grande nas laterais, no entorno daquele estacionamento, a Guarda Municipal e a Iratran está preparando o local para que fique confortável para as pessoas assistirem a totalidade do desfile”, comentou.

No total, mais de 80 entidades participarão do desfile

A secretária de Educação e de Cultura, Rita de Cássia Penteado de Almeida, estava preocupada com os gastos que o desfile traria. Porém, o uso de materiais recicláveis reduziu os custos. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal estão dando apoio. “Nós fizemos alguns blocos de escolas e eles estão indo nos locais para auxiliar. As crianças, há muito tempo, não sabem o que é marchar, então eles estão dando os treinamentos, os ensaios para que eles tenham esta noção de desfile”, pontuou.

A fanfarra da Guarda Mirim de Irati também estará presente. Quatro escolas do município possuem fanfarra: CAIC João Paulo II, Irmã Helena Olek, Matilde Araújo do Nascimento e Mercedes Braga. Além disso, outras quatro fanfarras, duas de Prudentópolis e duas de Guamiranga, também irão desfilar. 

PUBLICIDADE

Haverá caixas de som espalhadas por toda a extensão da Rua Conselheiro Zacarias para que todas as pessoas que irão assistir o desfile possam saber tudo sobre o evento. 

Conforme Rita, a ideia da retomada do desfile vem sendo amadurecida desde o mês de abril. “Já trocamos, inclusive, um dia letivo, que foi a Quinta-feira Santa, pelo 7 de setembro, para reposição naquele dia. Os professores tiveram aquele dia, e agora vão repor com alunos e professores como uma atividade extra classe, resgatando este civismo, como limites e valores têm que ser resgatados. E para que melhor oportunidade do que esta de resgatar tudo isto? Foi muito bem aceito, e isto até nos espantou, as crianças todas querem ir. Estamos com uma expectativa maravilhosa”, relatou.

PUBLICIDADE

Os equipamentos do Exército permanecerão em exposição na Praça da Bandeira logo após o desfile. O vice-diretor do campus Irati da Unicentro, Erivelton Fontana de Laat, e o historiador José Maria Gracia Araújo foram os responsáveis por intermediar o contato com o comando do 13º Batalhão de Infantaria Blindada (13 BIB) de Ponta Grossa.

Entidades participantes

O desfile contará com a participação de escolas municipais, estaduais e CMEI’s, além de fanfarras de Irati e região, militares do Exército e da Polícia e outras entidades. A concentração das entidades para o evento se dará da seguinte forma:

- Autoridades: Rua Conselheiro Zacarias, em frente à Copel; 

- CMEI’s: Rua Alexandre Pavelski; 

- Fanfarras: Rua Pirina Nadal; 

- Escolas: Rua Conselheiro Zacarias, em frente à AMCESPAR; 

- Militares: Rua Santos Thomaz 

- Demais entidades: Subida da Rua Conselheiro Zacarias

Desfile será realizado na sexta-feira, dia 07, com programação iniciando às 08 horas

Comentários

AO VIVO
AM
20:00 às 22:59 Notícias e Músicas -
FM
20:00 às 22:00 Fonte de Vida Evangelista Daniel Serpe