Notícias Irati e Região

10/09/19 - 16h20 - atualizada em 11/09/19 às 17h44

Curso para benzedeiras começa sábado em Irati

Capacitação terá duração de quatro semanas e será feita de forma gratuita na sede do Instituto Equipe, na Vila São João

Paulo Henrique Sava

Milene Galvão e Rosinha dos Santos integram o movimento que está promovendo o curso

O Instituto Equipe de Educadores Populares (IEEP) promove a partir do próximo sábado, 14, o curso “O despertar da benzedeira”. As atividades serão realizadas durante quatro sábados, sempre a partir das 13 horas na sede da instituição, localizada na Rua Espírito Santo, 255, na Vila São João. A capacitação, que será feita de forma gratuita, tem apoio dos cursos de Agronomia e Técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Irati.

Crianças e adolescentes com idade entre 16 e 18 anos precisam da autorização dos pais para participar, conforme explica Milene Galvão, uma das coordenadoras do movimento “Aprendizes da Sabedoria”, responsável pelo curso. “O curso é para toda a comunidade: acadêmicos, estudantes, profissionais de saúde, cidadãos comuns, toda pessoa que tiver despertado o interesse em benzer”, frisou.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

Oficinas

As oficinas serão ministradas para benzedeiras e pessoas interessadas em aprender mais sobre as ervas, chás, orações, massagens e simpatias. Os participantes dos quatro módulos receberão certificados ao final do curso.

No primeiro módulo, serão ministradas oficinas sobre chás, banhos e defumações. No dia 21, o módulo abordará pomadas, conhecimentos sobre ervas, tinturas e xaropes. O terceiro módulo, no dia 28, tratará sobre massagens, cones, simpatias e cera (utilizada para tirar sustos de crianças); no dia 05 de outubro, será feito um módulo sobre romarias, rezas, orações e cantos.

Rosinha dos Santos trabalha com massagens e benzimentos há mais de 30 anos na região da Vila Nova. Ela procura aprender novas técnicas e orações todos os dias. “Eu aprendi (o ofício) quando era criança, mas me interessei ainda mais depois dos 30 anos de idade, e desde então venho praticando e aprendendo através de outras pessoas. Nós aprendemos com outros benzedores o que sabemos hoje”, comentou.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do telefone (42) 99978-0752 com a Milene.

Comentários

AO VIVO
AM
15:00 às 19:30 Jornadas Esportivas Equipe da Verdade
FM
14:00 às 16:30 Top 40 Programação Najuá