Notícias Irati e Região

04/12/19 - 20h45 - atualizada em 04/12/19 às 21h19

Cooperativa de Agricultores de Rio Azul inaugura sede própria

Cooperativa de Rio Azul reúne 105 agricultores familiares associados, de 25 comunidades de Rio Azul, Rebouças e Mallet

Da Redação, com reportagem de Sidnei Jorge e informações da AEN 

A Cooperativa Agroindustrial dos Agricultores Familiares de Rio Azul (COAFRA) inaugurou, na quarta-feira (27), nova sede, construída com apoio do Governo do Estado, através do repasse de R$ 326 mil pelo programa Prorural (Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – Renda e Cidadania no Campo) e contrapartida de R$ 14 mil, da própria entidade. A obra foi executada com recursos do Banco Mundial, em terreno cedido pela Prefeitura de Rio Azul em comodato.

Ouça o áudio da reportagem no fim do texto

A nova sede da cooperativa deve atender a 105 agricultores familiares associados, de 25 comunidades de Rio Azul, Rebouças e Mallet. A Coafra obtém mais agilidade para o recebimento de mercadorias e distribuição para os clientes. Conforme o presidente da cooperativa, Luiz Sergio Gurski, a mudança amplia o acesso a programas institucionais, como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo Gurski, o passo seguinte é melhorar ainda mais a organização da cooperativa a fim de utilizar parte do espaço para a venda direta de produtos ao consumidor e para acessar o mercado varejista da região. Assim, a cooperativa diversifica a clientela e deixa de ser tão dependente do Estado.

“Passamos momentos muito difíceis sem local adequado para o recebimento da produção dos associados e agora essa sede será importante para os projetos que queremos desenvolver”, agradeceu o presidente da cooperativa.

O secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, anunciou que a cooperativa foi incluída no programa Coopera Paraná, que ajuda a estruturar cooperativas de agricultura familiar. “Procuramos apoiar tecnicamente, não só fazer a injeção de recursos na veia, para que eles possam fazer seus investimentos. Às vezes, é um espaço físico; às vezes, são equipamentos, veículos, máquinas para processar, máquinas para lavar, organizar, embalar e entregar a produção de forma coletiva”, afirma.

“O governador Ratinho Júnior entende, assim como eu, que a agricultura é o caminho, nossa vocação, é aquilo no que somos bons e podemos ser melhores. Nós temos a melhor agricultura do Brasil, a mais diversificada, muito jovem assumindo a posição dos mais idosos, dos pais, buscando conhecimento, inovação, novas tecnologias e jeito diferente de fazer a mesma coisa, com mais resultados. Parabenizamos esse esforço dos agricultores e de suas famílias”, observa.

Ortigara pontua que Rio Azul ainda tem a maior parte de sua atividade rural sustentada na fumicultura, que envolve em torno de 30 mil famílias no Paraná. “Não é apologia ao tabagismo, é uma fonte de renda importante, mas tenho a convicção de que nenhuma propriedade vive disso, porque ela busca diversificar suas fontes de renda. Há sempre o espaço para fazer o plantio de uma hortaliça, de um legume, uma verdura, uma fruta, outras coisas importantes, como a produção de leite e de suínos, de ovo caipira. Sempre há condição de diversificarmos para viver melhor”, comentou o secretário, ao enaltecer um dos papéis da cooperativa”, assinala.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

“Vi todas essas cooperativas grandes – Coamo (Campo Mourão), Cocamar (Maringá), C. Vale (Terra Roxa), Copacol (Cafelândia), a Frimesa, a Lar, os holandeses (Batavo) – vi todos, praticamente, nascerem pequenos, mas foram se organizando, buscando conhecimento, investindo, algumas quebraram, se reinventaram e hoje são grandes potências que manejam grande parte da safra. Sempre há espaço para novas iniciativas e é isso que estamos fortalecendo”, acrescenta Ortigara.

O secretário compreende que mesmo os pequenos agricultores precisam se preparar para a terceira revolução agrícola, que está chegando em todo o mundo. O apelo mais recente dos consumidores é para produtos orgânicos e saudáveis, cada vez mais limpos e sem resíduos de agroquímicos. Para isso, a ciência tem contribuído com a biotecnologia e a nanotecnologia, onde o tratamento de doenças e pragas vai se concentrar numa planta danificada e não num talhão inteiro como é feito hoje.

“Foi uma grande conquista, não só para o município, mas para a região, porque os cooperados daqui da Coafra não são apenas de Rio Azul, mas também de Rebouças e Mallet. Esse espaço é uma oportunidade única. Os produtores terão como organizar sua produção, fazer a seleção de seus produtos e comercializar em conjunto, em busca de melhores valores para seus produtos. Eles já alcançam grande mercado na região, pois fornecem para o PNAE e para o PAA. Agora, vão ter a oportunidade de ter mais produtos com esse espaço adequado para seus produtos”, explica a chefe do Escritório Regional da SEAB, Adriana Baumel.

Segundo Adriana, o espaço abrigava um açougue comunitário. “Já tinha essa iniciativa de associativismo e agora vai oportunizar outros trabalhos do município”, comenta.

Um decreto assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior definiu a meta de que, até 2030 todas as escolas e colégios estaduais tenham todo o cardápio da merenda escolar baseada em produtos orgânicos, da agricultura familiar do Estado. “Esse é um grande desafio para nossa região. Temos algumas iniciativas, mas elas deverão ser incentivadas para que consigamos ter esses produtos para fornecer às escolas estaduais da nossa região. O que temos hoje ainda não é suficiente, é muito baixa a produção orgânica na nossa região”, frisa.

A Coafra foi estabelecida em 2012 e vende mais de 30 produtos, entre panificados, doces, geleias, polpas de frutas, embutidos, farinhas e hortifrutigranjeiros em geral. “Um dos objetivos é, como se estrutura uma cooperativa, isso servir de chamariz para que novos produtores de associem e também comercializem seus produtos em conjunto”, conclui Adriana.

<iframe width="100%" height="300" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/721764907&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true"></iframe>

Comentários

AO VIVO
AM
15:00 às 18:00 Espaço publicitário -