Notícias Irati e Região

03/12/12 - 10h51 - atualizada em 03/12/12 às 15h22

Com 19 servidores, Guarda Municipal é lançada para ser o braço direito da PM

Servidores estão aptos para atender qualquer situação que ocasione danos ao patrimônio público
Rodrigo Zub


19 servidores concursados serão responsáveis pelos trabalhos da Guarda Municipal
Com o objetivo de manter a ordem pública e evitar os danos ao patrimônio do município, a Guarda Municipal de Irati (Guardati) foi oficialmente lançada durante a 34ª edição da Festa do Pêssego, realizada no último fim de semana. No total, 19 servidores concursados estarão prestando apoio e sendo o braço direito da Polícia Militar (PM) circulando em praças e vias públicas da cidade.

De acordo com o procurador do município, Silmar Ferreira Ditrich, a criação da Guarda Municipal está prevista na Constituição Federal por meio do artigo 144 parágrafo 8, que diz que os municípios podem criar mecanismos para cuidar de seus bens e serviços destinados a população. O Procurador destaca que na tarde de hoje, 3, funcionários da prefeitura de Irati estarão reunidos para definir a jornada de trabalho dos Guardas Municipais. Silmar diz que o horário será dividido em turnos, sendo regulamento por meio de uma portaria. “Assim que a portaria for publicada iremos dividir os turnos para prestar atendimento 24 horas”, destaca.

Telefone de acionamento
 
Dois telefones serão disponibilizados para que as pessoas acionem a Guarda Municipal, sendo um número 0800 e o próprio disque 153 do órgão. “Esse número 153 é um disque denúncia padrão da Guarda Municipal Nacional”, relata Silmar. Ele enfatiza que os guardas municipais não terão a função de prestar atendimento a festas particulares a não ser que o evento envolva interesse da comunidade iratiense. “Gostaríamos de lembrar que as pessoas não devem dispensar a contratação de seguranças porque os Guardas Municipais não irão atender eventos particulares. As festas de cunho religioso também se enquadram nesta restrição. Só será prestado esse atendimento se ocorrer um interesse relevante da comunidade”, explica.

Atendimento


O Procurador comemora o fato de Irati disponibilizar o serviço da Guarda Municipal ao contrário de outras cidades da região, como Guarapuava, que possui uma população superior, mas não dispõe deste serviço. 

Perguntado sobre quais solicitações devem ser encaminhadas aos guardas municipais, o procurador lembra que a Guarda Municipal tem a função de cuidar de todas as situações que afetam o patrimônio público de Irati. "Em muitas situações teremos infrações do âmbito da guarda e da PM, então a guarda terá a condição de repassar o caso para a polícia que irá aplicar a contravenção penal”, diz o Procurador.

Sede própria


Silmar diz que será encaminhado um projeto de lei para a Câmara de Irati, que deverá entrar em discussão na sessão desta noite do legislativo municipal, prevendo o repasse de uma área de aproximadamente 1.050 metros quadrados. O local irá funcionar como sede da Guarda Municipal.

Formatura

O Procurador lembra que haverá uma cerimônia de formatura dos Guardas Municipais de Irati. O evento acontece no dia 8, às 19h30 no ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon (Batatão) e contará com a presença de Guardas municipais de Ponta Grossa, que realizaram o treinamento dos agentes que irão atuar em Irati. Silmar conta que o treinamento foi baseado em técnicas militares que priorizam a defesa pessoal, a utilização de armas, legislação municipal e o código penal.
Os trabalhos da Guardati serão conduzidos pelo sub-tenente reformado do Corpo de Bombeiros, Ernani de Mattos.





Comentários

AO VIVO
FM
23:00 às 23:59 Najuá Night Club Programação Najuá