Notícias Irati e Região

08/09/14 - 10h57 - atualizada em 08/09/14 às 13h49

Chuva causa cancelamento do desfile cívico em Irati

Chuvas atingiram toda a região na madrugada deste domingo, 07
Paulo Henrique Sava

As chuvas que caíram durante a noite de sábado, 06 e madrugada de domingo, 07, causaram o cancelamento do desfile cívico, que aconteceria na manhã de ontem, dia 07 de setembro, na Rua Dr. Munhoz da Rocha.

Em entrevista à Najuá, a secretária de educação, Cláudia Maria Petchak Zanlorenzi, explicou que diretores das escolas do interior entraram em contato nas primeiras horas da manhã de ontem, informando que, em alguns locais, chovia muito. “Um desfile não começa somente às 09 horas. Para as escolas do interior, começa às 06 horas da manhã, ele começa muito antes por causa da logística do transporte escolar”, ressaltou.

Cláudia lembra ainda que um mesmo ônibus passa por diversas escolas para apanhar os alunos, o que poderia fazer com que muitos deles tivessem que aguardar expostos à chuva. 

“Qualquer pessoa em sã consciência saberia que isso não é o certo. O desfile começa às 09 horas, mas antes tem toda uma preparação de logística, de trazer as crianças que estudam em escolas distantes, nas quais o transporte escolar traria estas crianças e onde elas ficariam abrigadas”, afirmou.

De acordo com a secretária, apesar de a chuva ter parado momentos antes do desfile, optou-se pelo cancelamento porque não havia certeza quanto à ocorrência ou não de mais chuvas. Cláudia ressaltou também que esta decisão foi tomada pela comissão de organização do desfile após consulta às diretoras das escolas e à equipe da Secretaria de Educação. “A gente pede a compreensão da população, é uma pena mesmo. Eu fiquei mais triste ainda porque é todo um trabalho que vem sendo feito desde julho, com convites, ofícios para as entidades, contato com as fanfarras, com o trabalho de uma equipe, então, mais que todo mundo, a gente fica muito triste”, pontuou. 

Segundo a secretária, os diretores ficaram com medo de mandar os alunos para a cidade e o desfile não ser realizado em virtude das chuvas. Cláudia pede desculpas a população e disse que a decisão pelo cancelamento foi tomada pensando no bem-estar das crianças. “Eu não ia colocar em risco as crianças ficarem na chuva naquele momento anterior as 09 horas”, afirmou. 

Cláudia também pediu desculpas as instituições que participariam do desfile pelo cancelamento, caso da Guarda Municipal, que fez todo o ensaio da marcha com os alunos. Sobre a organização, a secretária disse que seria realizado um desfile simples, com as crianças utilizando apenas os uniformes das escolas, a exemplo do que ocorreu em 2013. “A maior preparação mesmo foi o incentivo para estas crianças participarem, com o pessoal da Guarda Municipal fazendo os ensaios e a preparação da equipe da Secretaria Municipal de Educação com a Comissão de desfile, que requer muito mais contato e de conversa com as pessoas que iriam trabalhar no desfile”, finalizou. 

Desfile seria realizado na Rua Dr. Munhoz da Rocha

Comentários

AO VIVO
AM
20:00 às 22:59 Notícias e Músicas -
FM
20:00 às 22:00 Fonte de Vida Evangelista Daniel Serpe