Notícias Irati e Região

15/04/19 - 21h54 - atualizada em 15/04/19 às 22h04

Campanha “Seja amigo da sua voz” será realizada nesta terça-feira

Acadêmicos e professores do curso de Fonoaudiologia da Unicentro prestarão atendimento em frente à Caixa Econômica Federal durante todo o dia

Paulo Henrique Sava

Campanha "Seja amigo da sua voz" será realizada nesta terça-feira, 16, em frente à CEF, na Rua XV de Novembro, em Irati

No dia 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz. Para marcar a data, o curso de Fonoaudiologia da Unicentro realiza todos os anos em Irati a campanha “Seja amigo da sua voz”. Neste ano, acadêmicos e professores estarão em frente à agência da Caixa Econômica Federal, na Rua XV de Novembro das 09 às 16 horas prestando atendimento gratuito para toda a comunidade.

A professora Eliane Cristina Pereira conta que haverá orientação e conversa com as pessoas que tenham queixas ou dúvidas em relação à sua voz. “Pretendemos fazer uma grande ação para abranger o maior número de pessoas possível, pensando em prevenir alterações vocais e orientar a população sobre como cuidar da sua voz. Para quem já tiver alguma queixa, alguma questão em relação a voz, se está normal, alterada ou com algum problema, se pode ser grave ou mais leve, se tem tratamento ou não, nós estaremos em frente à Caixa Econômica orientando e conversando, sempre à disposição da população”, frisou.

De acordo com Eliane, outras ações devem ser realizadas na Unicentro. Uma palestra deve ser agendada para os próximos dias, contando com a participação dos professores das redes municipal e estadual de ensino.

Quer receber notícias pelo WhatsApp? Envie SIM notícias http://bit.ly/CliqueAquiWhatsSuperNajua

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC


Continua depois da publicidade

PUBLICIDADE

Panfletos com dicas sobre os cuidados com a voz serão distribuídos no local. Neste ano, o padrinho da campanha é o ator Lázaro Ramos, que liberou o uso de sua imagem para impressão do material gráfico. “O Lázaro Ramos já vinha há um bom tempo sendo cogitado para ser o padrinho desta campanha. Neste ano tivemos acesso a ele, que topou. O padrinho sempre faz a ação gratuitamente, e este ano é o Lázaro Ramos”, comentou.

Confira abaixo algumas orientações contidas no panfleto:

Uma das principais orientações contidas no panfleto é a constante hidratação das cordas vocais com água. Eliane orienta que todos tenham uma garrafinha d’água sempre por perto, principalmente profissionais da voz, como professores, por exemplo. “Sentiu que a boca secou, a garganta pediu, tem que beber água. O ideal é que sejam 2 litros de água por dia, e isto é importante não só para a voz mas para o organismo como um todo”, afirmou.

Os professores são os mais afetados por problemas vocais por conta do desgaste provocado pelo excesso de uso da voz no trabalho. “A gente tem um cuidado especial com os professores”, frisou. “A voz que piora no fim de semana, no fim do semestre, que muitas vezes não chega no final do ano, já é sinal de que tem alguma coisa errada acontecendo e que precisa de tratamento antes que ocorra um problema maior, como uma perda da voz, um problema que precise de um tratamento mais especializado. Precisamos pensar primeiro na prevenção e evitar precisar de um tratamento depois”, finalizou.

Continua depois da publicidade

PUBLICIDADE

Quem tiver dúvidas e desejar marcar atendimento na Clínica-escola de Fonoaudiologia da Unicentro pode agendar através dos telefones (42) 3421-3224 ou 3421-3228, de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 20h30min.

Confira a entrevista completa com a professora Eliane no vídeo abaixo


Professora Eliane (à esquerda, no centro) participou do programa Espaço Cidadão da Super Najuá nesta segunda-feira, 15

Comentários

AO VIVO
AM
11:00 às 11:55 Show de Bola Equipe da Verdade
FM
09:00 às 11:30 Sintonia Máxima Nilton Luy