Notícias Irati e Região

23/05/18 - 18h40 - atualizada em 24/05/18 às 01h47

Cadastro habitacional da Cohapar pode ser realizado online

Representantes da Cohapar estão atualizando cadastro de pretendentes na região

Edilson Kernicki, com reportagem de Tadeu Stefaniak 

Cadastro habitacional de pretendentes a casa própria pode ser feito no site da Cohapar

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) lançou uma nova ferramenta para a identificação da demanda habitacional no estado do Paraná: o Sistema de Cadastro Habitacional de Pretendentes (SCHaP). A gerente do Departamento de Desenvolvimento da Cohapar, Lindalane Mazza Casas, está visitando os municípios da região para apresentar esse novo sistema de cadastro habitacional.

PUBLICIDADE

Na última sexta (18), o cadastro foi efetuado em Fernandes Pinheiro. Na segunda (21), os novos cadastros foram efetuados em Rebouças e Piraí do Sul e, na terça (22), em Castro e Rio Azul. Na quarta-feira (23), foram cadastrados os pretendentes de Guamiranga e Inácio Martins. Os cadastros serão efetuados na quinta (24) em Prudentópolis e Ipiranga. Na sexta (25), será a vez de Teixeira Soares.

PUBLICIDADE

Os novos cadastros, porém, não estão restritos a estas datas. Lindalane tem percorrido os municípios para mostrar como o novo cadastro funciona. “Estamos andando na região, apresentando, junto aos munícipes, o novo Sistema de Cadastro Online da Cohapar. O Sistema de Cadastro foi lançado em setembro de 2017 e já está disponível para todas as pessoas, 24 horas por dia, no site da Cohapar (http://www.portal.cohapar.pr.gov.br:81/pretendentesOnline/#B)”, explica.

No site, o interessado deve selecionar o município onde reside, clicar em “Novo Cadastro” e preencher com todos os dados. “Estamos com duas equipes rodando algumas regiões do Paraná para poder prestar orientações. Cada município já teve as pessoas que fizeram adesão a esse cadastro online. Teve servidores que foram treinados para assistir os residentes nos municípios. Viemos de Curitiba e do Escritório Regional de Ponta Grossa, da Cohapar, fortalecer esse trabalho, prestando orientações pessoalmente”, acrescenta Lindalane.

PUBLICIDADE

Os cadastros junto à Cohapar têm validade de dois anos. Para as pessoas que já efetuaram o cadastro pessoalmente, junto às Prefeituras, há menos de dois anos, os cadastros ainda estão válidos. “Se ela entrar no cadastro online e vir que o CPF dela já está cadastrado, ela não tem como reeditar alguma outra informação que alterou na vida dela, seja o nascimento de um filho ou a alteração de salário. O site vai direcionar essa pessoa para o Fale Conosco e, automaticamente, vai ser gerada uma senha e informada a ela para poder entrar no cadastro e editar”, esclarece.

Cadastros vencidos, ou seja, efetuados há mais de dois anos, sequer migraram para o sistema novo. Nesses casos, Lindalane recomenda que seja feito um novo cadastro no site da Cohapar.

Quem não possui computador conectado à Internet em casa pode recorrer às Prefeituras, onde há servidores capacitados para esse tipo de atendimento. “É por isso que a Cohapar treinou servidores de todas as Prefeituras que aderiram ao Sistema de Cadastramento Online, para as prefeituras prestarem o serviço de preenchimento assistido. Esses servidores, em todas as Prefeituras do Paraná, foram treinados para poder fazer o cadastro para as pessoas que tenham dificuldade no preenchimento ou que não tenham acesso à Internet”, afirma.

Lindalane ressalta que o Cadastro Único de Pretendentes do Paraná, feito no site da Cohapar, serve como um levantamento da demanda habitacional de cada município. “Ele não é a garantia do atendimento, mas ele é a porta de entrada para as pessoas que precisam de moradia poderem estar inseridas dentro de um processo de seleção, quando houver implantação de um programa habitacional dentro daquele município. É a única forma de concorrer nesses processos de seleção”, reitera a gerente do Departamento de Desenvolvimento da Cohapar.

Informações adicionais podem ser obtidas através do 0800-645-0055.

Gerente do Departamento de Desenvolvimento da Cohapar, Lindalane Mazza Casas (direita), contou detalhes do novo sistema online em participação no programa "Conexão Geral" da Super Najuá. Prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, também participou da entrevista

Comentários

AO VIVO
AM
17:00 às 17:30 A POLÍCIA É NOTÍCIA Tadeu Stefaniak e Rose Harmuch
FM
17:00 às 18:55 Tarde Campeira Amilton Ferreira