Notícias Irati e Região

29/10/14 - 16h14 - atualizada em 29/10/14 às 16h24

Avenida Paraná vai receber projeto de urbanização

Secretário de Engenharia e Urbanismo comentou projetos de melhorias para a principal via de acesso de um dos maiores bairros de Irati e o andamento de outras obras no município
Edilson Kernicki, com reportagem de Paulo Henrique Sava

No início do mês, moradores realizaram um protesto pedindo melhorias na Avenida Paraná
O secretário municipal de Engenharia e Urbanismo de Irati, Sandro Podgurski, relatou o andamento das obras na Avenida Paraná no trecho que liga o Colégio Florestal, a Vila São João e o Conjunto Santa Mônica. Conforme Podgurski, o projeto da ponte está pronto, com a conclusão do estudo de sondagem do terreno.

Ainda segundo ele, não foi possível que o Exército ajudasse a manter um desvio temporário e, portanto, o município buscou uma alternativa. “A Rozenilda [Romaniw Bárbara], da Defesa Civil, conseguiu achar um caminho, ligando o Santa Mônica pelo Joaquim Zarpellon”, comenta. O local já recebeu manilhas e em breve será cascalhado, criando uma via de acesso entre os dois conjuntos.

Podgurski afirma que quando a obra começar, a intenção é não interditar a Avenida Paraná. Contudo, se em alguma circunstância for necessária, haverá esse desvio, de modo a que nem o Colégio Florestal nem o Conjunto Santa Mônica fiquem isolados. “Vamos dobrar a capacidade de vazão da galeria, que será bem maior e bem mais reforçada na parte estrutural para que não aconteça de novo dela ruir”, explica o engenheiro.

Urbanismo na Avenida Paraná

Depois da adequação da via, a Avenida Paraná deve passar por um projeto de revitalização e urbanização, atendendo a uma reivindicação local. O projeto contemplará o trecho que se estende desde a BR-153 até pouco mais à frente da entrada do Colégio Florestal. No momento, está sendo feito o levantamento de vários dados, inclusive do posicionamento dos postes e as entradas de veículos.

O setor de engenharia da Prefeitura estuda também uma solução para melhorar as condições de tráfego e a conversão para o motorista que está na Avenida Paraná e deseja entrar na BR-153. Hoje, ele muitas vezes precisa arriscar a deixar parte do carro sobre a rodovia, dando sinal e aguardar a oportunidade de dobrar. O mesmo para quem está sobre a BR e pretende dobrar para a Avenida Paraná.

Podgurski acredita numa tendência de que o fluxo de veículos naquela região só aumente ao longo dos anos e, portanto, é necessário desde já pensar uma solução. Ele ressalta que neste momento está sendo feito o projeto. A implantação dele é uma etapa posterior. O secretário ressalta que o projeto de urbanização contempla toda a infraestrutura e, principalmente, a pavimentação asfáltica.

Ponte do bairro Pedreira

Outra obra que vem sendo demandada pela população há quase cinco meses, desde a ocorrência das enchentes em junho, é a ponte que liga o bairro Pedreira ao Centro Cívico. A antiga ponte foi levada pela enxurrada e a nova passarela está prestes a ser instalada. Ela foi construída toda em material metálico e projetada a fim de que resista a novas enchentes.

Conforme o secretário, cogitou-se fazer a ponte em madeira provisória, mas depois a Secretaria desistiu da ideia inicial para investir em uma ponte definitiva.
A ponte está em fase de acabamento e será levada inteira para o local onde será instalada. “Vai ser uma operação que, provavelmente, o Pátio de Máquinas terá de fazer em um dia de pouco movimento, quem sabe num domingo. Mas eu quero crer que em não mais do que 15 dias essa ponte estará lá”, promete.

O pessoal do Pátio de Máquinas também está readequando a rua, com manilhas, para evitar alagamentos diante da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento. Além disso, será elevado o nível da pista, com cascalhamento, para impedir novos acúmulos de água.

Revitalização do Morro da Santa

A expectativa da Secretaria de Engenharia e Urbanismo é a de encerrar as obras de revitalização da Colina Nossa Senhora das Graças até o Natal. O Município acredita que, dentro desse prazo, a empreiteira licitada encerre o seu trabalho para que a Prefeitura inaugure as obras.

“Se alguém for visitar a obra por esses dias, vai notar que a evolução foi bem grande, a obra avançou bastante”, diz.

Travessa Frei Jaime

Outra obra que deve ser iniciada por esses dias é o levantamento da pista da Travessa Frei Jaime, em frente ao Provopar, de acordo com o secretário de Engenharia e Urbanismo. “Ali já vai ficar trancado definitivamente, vai virar o calçadão. O primeiro passo é levantar a pista. Estamos atendendo a uma reivindicação do pessoal que lida com a parte histórica, que era a de não retirar as pedras da pavimentação poliédrica”, detalha Podgurski.

Comentários

AO VIVO
AM
00:00 às 05:00 Rede Milícia da Imaculada Rede Milícia Sat
FM
00:00 às 04:00 Najuá Night Club Programação Najuá