Notícias Irati e Região

15/02/19 - 01h20 - atualizada em 15/02/19 às 13h18

Animais soltos seguem causando risco de acidentes em Irati

Animais foram recolhidos no bairro Engenheiro Gutierrez e na rua Trajano Gracia nesta semana

Da Redação

Imagem mostra cavalo solto nas margens do perímetro urbano da BR-153

A Guarda Municipal de Irati atendeu mais duas situações de animais soltos em via pública. Os dois casos foram registrados na quarta-feira, 13.

No bairro Engenheiro Gutierrez, vários animais foram vistos perambulando na rua Jamaica. Moradores informaram o nome do proprietário. Com isso, os agentes foram procurá-lo em sua residência. Ele foi localizado e assinou Termo de Responsabilidade. Já os animais foram recolhidos.

Na rua Trajano Gracia, uma das vias mais movimentadas da cidade, um cavalo foi encontrado solto. A Guarda Municipal acionou o responsável pela captura dos animais, que fez o recolhimento.

PUBLICIDADE

“Lembramos que deixar animais soltos na pista, além de ser um ato irresponsável, também é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A responsabilidade por manter o animal solto nas ruas e rodovias é do proprietário, que poderá ser responsabilizado por qualquer dano ou acidente que venha a sofrer ou causar nas vias públicas”, ressalta a Guarda Municipal, órgão vinculado a secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Irati.

PUBLICIDADE

Animais soltos podem causar acidentes graves

A circulação de animais de grande porte em vias públicas têm se tornado frequente em Irati. Essa situação oferece risco de acidentes graves. Em outubro de 2017, uma moradora de Rio Azul morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas depois que um Fiat Uno atingiu um cavalo na BR-153 nas proximidades da entrada do bairro Engenheiro Gutierrez.

Como denunciar?

Denúncias de animais soltos em Irati poderão ser feitas para a Guarda Municipal, nos telefones 153 ou 3423-2833. Caso o proprietário seja identificado, ele terá 15 dias para retirá-lo na propriedade de Carlos Ramirez Borges, que é o responsável em capturar os animais de grande porte soltos em via pública. Esse trabalho é realizado em conjunto com a Guarda Municipal, que tem a responsabilidade de notificar o proprietário.

PUBLICIDADE

O dono do animal que descumprir o prazo terá que pagar multa estipulada em 12 Unidades de Referência do Município (URMs), equivalente a R$ 849,48 e arcar com as diárias, pelo período em que o animal permaneceu na chácara.

As leis municipais 4.229/2016 (Código de Posturas do Município) e 4.233/2016 (Política Municipal de Gestão Animal no Município de Irati) proíbem expressamente a criação e a manutenção de animais no perímetro urbano do município, independentemente se estão fechados ou não.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Denúncias de animais soltos podem ser feitas para a Guarda Municipal

Comentários

AO VIVO
AM
14:00 às 15:00 Show da Tarde Edson Luiz
FM
14:00 às 15:00 Sequência do Ouvinte Anderson Harmuch