Notícias Irati e Região

02/02/19 - 12h52 - atualizada em 02/02/19 às 13h09

Aconteceu: Policiais evitam afogamento de ciclista no Rio Potinga

Secretário de Fazenda questionou abertura de sindicância para investigá-lo. Ouça as principais reportagens que foram veiculadas na Rádio Najuá durante a semana

Policiais evitam afogamento de ciclista no Rio Potinga

Policiais miliares resgataram um ciclista que caiu da ponte sobre o Rio Potinga, no fim da noite de segunda-feira, 28. Por telefone, eles foram avisados do acidente que aconteceu nas proximidades do acesso à empresa SEPAC, na Vila Caroline. 

Os soldados Bielak e Marcelo Zaboroski foram até o local e ouviram os pedidos de socorro. Ao descerem até a margem do rio, os policiais observaram que a vítima estava agarrada a uma pedra e corria risco de ser levado pela correnteza e se afogar. Além disso, o homem possuía um ferimento no rosto causado pela queda da ponte. 

Confira mais detalhes na reportagem de Valdir Wladika, da Rádio Studio W, com texto de Edilson Kernicki e Rodrigo Zub, e locução de Rose Harmuche e Nilton Luy 


Secretário de Fazenda questiona abertura de sindicância para investigá-lo 

O secretário de finanças, Valmir Emiliano, recebeu a reportagem da Najuá no escritório de sua advogada, Leandra Pavlak, para falar sobre a sindicância instaurada para investigá-lo. Em entrevista na semana passada, o procurador Robson Krupeizak contou que o procedimento foi aberto devido a denúncia de envolvimento em um caso de desídia, ou seja, comportamento negligente para sua função ou cargo. 

Conforme Valmir, o procurador atuou como seu advogado de defesa, uma vez que o processo que envolve pagamento de pensão alimentícia à filha do secretário tramita na Comarca de Rebouças. Como o processo não tramita em Irati, de acordo com ele, Robson não estaria impedido de atuar. Atualmente o caso, que já esteve nas mãos do advogado Claudemir dos Santos Herthel, está sob os cuidados da advogada Leandra Pavlak. 

A reportagem é de Paulo Henrique Sava

PUBLICIDADE

Secretaria de Agricultura encerra inscrições para o Show Rural 

A Secretaria de Agricultura encerrou as inscrições para a caravana que levará produtores ao 31º Show Rural, em Cascavel, na próxima quarta-feira, 6. Foram esgotadas as 132 vagas disponibilizadas. A procura foi tamanha que houve a necessidade de incluir um ônibus adicional, pois eram, inicialmente, oferecidas 88 vagas. 

Confira mais detalhes na entrevista gravada por Rodrigo Zub

PUBLICIDADE

Terceirização pode solucionar conservação das estradas rurais 

O município de Irati conta hoje apenas com quatro máquinas para o trabalho de manutenção das estradas rurais. Duas outras máquinas da prefeitura estão no conserto e o valor para recolocá-las em funcionamento, de acordo com o prefeito Jorge Derbli, é tão alto que não compensa. Por isso, o município estuda a possibilidade de terceirar a conservação das estradas.

Derbli e o novo secretário de Viação e Serviços Rurais, Jair Bispo, falaram sobre o assunto durante entrevista a Jussara Harmuch

PUBLICIDADE

Patrulha Rural vai executar melhorias em três comunidades de Rio Azul 

A Patrulha Rural iniciou os trabalhos em Rio Azul na segunda-feira passada, dia 21. Através de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), das associações de agricultores e das comunidades, foram elegidas três regiões como prioridade para a atuação da Patrulha. Também foi definida a ordem de atendimento dos trechos a serem reparados.

Confira mais detalhes na reportagem de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki e locução de Rose Harmuch

PUBLICIDADE

Tarde de Campo apresenta aos produtores novas cultivares do feijão 

Produtores rurais de Irati tiveram acesso a novas descobertas das pesquisas agronômicas sobre a cultura do feijão, no dia 24 de janeiro, durante a Tarde de Campo promovida pelo Instituto Emater e os parceiros do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho. 

Os agricultores visitaram a Unidade de Referência do projeto, na propriedade de Claudio Fillus, na comunidade de Caratuva II, na zona rural de Irati. 

O projeto é uma parceria entre o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Syngenta (iniciativa privada). Emater, IAPAR, Embrapa e IAC apresentaram novas variedades de feijão e a Syngenta demonstrou a aplicação de defensivos agrícolas. 

A reportagem é de Jussara Harmuch, com texto de Edilson Kernicki e locução de Paulo Henrique Sava

PUBLICIDADE

Reitor da Unicentro nega irregularidades na universidade 

O Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, reitor da Unicentro até o dia 31 de março, negou que haja irregularidades no pagamento de benefício por Tempo Integral e Dedicação Exclusiva a agentes universitários da instituição. O Tribunal de Contas do Estado determinou que se instaurem Tomadas de Conta Extraordinárias para apurar o que a 6ª Inspetoria considera irregular nas sete Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná. 

A Unicentro também foi citada para averiguação do portal de transparência. 

Acompanhe mais informações na reportagem de Paulo Henrique Sava 

PUBLICIDADE


Obras de pavimentação são concluídas em Rio Azul 

O segundo ano da gestão de Rodrigo Solda à frente da Prefeitura de Rio Azul foi marcado pela conclusão de importantes obras de pavimentação. Uma delas inclui o restauro da pavimentação do trevo de saída para o município de Mallet até a entrada do Bairro Beira Linha e, por extensão, o alargamento da Avenida Manoel Ribas, que receberá passeio padronizado e muro de arrimo no trecho do rio ao lado da Sanepar. Outra importante obra de pavimentação concluída foi a Rodovia do Peixe. 

Confira mais detalhes na reportagem de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki, e locução de Rose Harmuch 

PUBLICIDADE

Mundio prioriza construção de Núcleo de Agricultura onde fica a Feira do Produtor 

O secretário municipal de Agricultura, Raimundo Gnatkowski, o Mundio, definiu como prioridade de sua pasta a construção do Núcleo de Agricultura, no espaço que hoje abriga a Feira do Produtor Iratiense, na Rua XV de Julho. Há dois anos, no início do governo de Jorge Derbli, já se planejava revitalizar o espaço e transferir a sede da pasta, fazendo com que esta deixe de utilizar espaços locados. 

Confira a reportagem de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki e locução de Paulo Sava

Comentários

AO VIVO
AM
15:00 às 19:30 Jornadas Esportivas Equipe da Verdade
FM
16:30 às 20:00 Variadão Najuá Programação Najuá