Notícias Irati e Região

26/01/19 - 13h51 - atualizada em 26/01/19 às 14h10

Aconteceu: MP recomenda instauração de sindicância contra secretário iratiense

Novo Colégio São Vicente está com matrículas abertas para o Ensino Médio Integral. Ouça as reportagens que foram destaque na programação da Rádio Najuá durante a semana

MP recomenda instauração de sindicância contra secretário da Fazenda

O Ministério Público recomendou ao Município de Irati a instauração de sindicância para apurar denúncia apresentada contra o secretário municipal de Fazenda, Valmir Emiliano, que está de férias. Interinamente, o secretário está sendo substituído pela secretária de Administração, Daniele Cavalli, que acumulou as duas pastas. 

Acompanhe mais informações na reportagem de Jussara Harmuch, com texto de Edilson Kernicki e locução de Paulo Sava



Novo Colégio São Vicente está com matrículas abertas para o Ensino Médio Integral

O Colégio São Vicente de Irati está com matrículas abertas para o Ensino Médio. A instituição é a primeira da região a oferecer a modalidade em período integral, com aulas iniciando diariamente a partir das 8 h e término as 17 h. Neste período, serão oferecidas diversas atividades, conforme explicou o diretor da Sociedade Educacional Irati, Edélcio José Stroparo, durante entrevista no programa “Espaço Cidadão”, da Super Najuá

 

Heliponto da Santa Casa de Irati está quase pronto 

O heliponto da Santa Casa de Irati está quase pronto para começar a funcionar. A estrutura será crucial para que o hospital transfira pacientes de alta complexidade através do Serviço Aeromédico. 

A reportagem é de Rodrigo Zub e Paulo Sava, com texto de Edilson Kernicki

Inadimplência em Irati abrange cerca de 9 mil contribuintes 

Na semana passada, em entrevista no programa “Meio Dia em Notícias”, o prefeito Jorge Derbli revelou que o município de Irati poderia arrecadar R$ 30 milhões a mais se os contribuintes inadimplentes quitassem seus débitos. Segundo o procurador municipal, Robson Krupeizaki, a inadimplência abrange hoje cerca de 9 mil contribuintes. 

Confira mais detalhes na matéria produzida por Jussara Harmuch, com texto de Edilson Kernicki e locução de Paulo Sava



Prefeito de Irati se pronuncia sobre a não-cessão da UPA para Erasto

Em entrevista a reportagem da Rádio Najuá, o prefeito Jorge Derbli falou sobre a não-cessão da UPA da Vila São João para o funcionamento da Unidade Avançada do Erasto Gaertner. Ele cogitava ceder o local até que se consolide o projeto de um novo hospital oncológico no Riozinho, por considerar que a antiga sede da Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI), onde funciona o braço do Erasto em Irati já não comporta mais adequadamente a quantidade de pacientes que o local demanda. 

Confira a reportagem de Rodrigo Zub, Paulo Henrique Sava e Jussara Harmuch, com texto de Edilson Kernicki, locução de Rose Harmuch e Nilton Luy


Procurador fala sobre entraves jurídicos de obras paralisadas 

Os entraves jurídicos que emperraram a construção do prédio que abrigaria a nova Prefeitura e do Ginásio de Esportes José Richa, ambos no Centro Cívico, às margens da Perimetral João Stoklos, parecem estar, finalmente, próximos de uma resolução satisfatória. 

O Procurador Jurídico Robson Krupeizak falou sobre o assunto durante entrevista a Jussara Harmuch


Planejamento pretende transformar CT Willy Laars em Centro de Eventos 

Depois de solicitação do prefeito Jorge Derbli (PSDB), a Secretaria de Planejamento elegeu a transformação do Centro de Tradições Willy Laars em um Centro de Eventos propriamente dito como prioridade. O secretário João Almeida Júnior ressalta que todas as obras da administração municipal passam pelo crivo de sua pasta. Hoje, estão em desenvolvimento 56 obras, entre construções de escolas, reformas de postos de saúde, entre outras. 

A pasta de Planejamento esperou todas as demais Secretarias elegerem suas prioridades – a fim de que não coincidissem – para definir o CT Willy Laars como sua prioridade exclusiva. 

Confira a entrevista gravada por Jussara Harmuch


Júnior Benato permanece como presidente da AMCESPAR 

O prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato (PSD), foi reconduzido ao cargo de presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR). Ele foi reeleito por aclamação para um novo mandato de dois anos no cargo. 

Em entrevista coletiva, Benato disse que uma das principais metas é revisão os Planos Diretores dos municípios, pois alguns deles vencem em 2019 e outros em 2020. 

A reportagem é de Paulo Sava, com locução de Edilson Kernicki


Irati deve ganhar Corregedoria de Segurança Pública 

Em meio ao processo de reforço da Secretaria Municipal de Segurança Pública, o município de Irati estuda criar uma Corregedoria para regular a conduta desses agentes no exercício de suas funções. 

A matéria foi produzida por Jussara Harmuch, com texto de Edilson Kernicki


Santa Casa pede atenção da população ao protocolo de risco 

A Santa Casa de Irati informa que estará cumprindo com os seus atendimentos conforme a Política Nacional de Humanização. 

A classificação de risco é um dispositivo desse sistema. É uma ferramenta de organização da “fila de espera” no serviço de saúde, para que os usuários que precisam mais sejam atendidos com prioridade, e não por ordem de chegada. 

Prefeitura de Irati busca solucionar problemas com internet 

Um dos assuntos abordados na reunião do prefeito Jorge Derbli com seu secretariado, na manhã de terça (22), diz respeito a problemas enfrentados por algumas pastas quanto à internet, que viriam a inviabilizar algumas atividades. As Secretarias que se queixaram desse fato são a de Saúde e a de Meio Ambiente. 

Confira mais detalhes na reportagem de Jussara Harmuch, com locução de Rose Harmuch e Nilton Luy


Comentários

AO VIVO
AM
15:10 às 17:00 Show da Tarde Edson Luiz
FM
15:00 às 16:30 Interligado Anderson Harmuch e Juarez Oliveira