Notícias Irati e Região

09/08/19 - 22h11 - atualizada em 09/08/19 às 22h14

Aconteceu: Morte de diretor de Cultura comove teixeira-soarenses

Ouça as reportagens que foram destaque na programação da Najuá nesta semana. Aconteceu vai ao ar nos domingos, às 12h30, na Super Najuá

Diretor de Cultura de Teixeira Soares morre aos 37 anos

Diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Teixeira Soares, Carlos Henrique de Melo, de 37 anos, morreu na madrugada de quarta-feira, 7. O funcionário comissionado do município estava internado na UTI da Santa Casa de Irati desde o fim de semana passado, quando passou mal devido a um grave problema cardíaco, que causou sua morte.

Confira mais detalhes na reportagem de Rodrigo Zub

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

Paraná registra primeiro caso de sarampo em 20 anos

A Secretaria de Saúde (Sesa) do Paraná confirmou na noite de quarta-feira, 7, que uma moradora de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, está com sarampo. De acordo com a secretaria, é o primeiro registro confirmado da doença no estado em 20 anos. 

Mesmo assim, o estado ainda não está em campanha de vacinação contra o sarampo. A vacina faz parte do calendário de imunização do Ministério da Saúde.  

A matéria é de Paulo Sava, com texto de Edilson Kernicki

Prefeitura de Irati assina ordem de serviço para construção de Centro de Eventos

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro de Eventos no CT Willy Laars, no dia 31 de julho. A Construtora Torres Novas será a encarregada pela execução do projeto, de 2.300 metros quadrados de área construída. O investimento se aproxima dos R$ 3,5 milhões, com recursos assegurados pelo governo estadual, a fundo perdido. Desse valor, a contrapartida municipal é de cerca de R$ 500 mil. 

Acompanhe mais informações na reportagem de Sidnei Jorge (Sidão), com texto de Edilson Kernicki, e locução de Rose Harmuch e Nilton Luy


Empresa de Mandaguari vai fornecer uniformes escolares para rede municipal de Irati 

A empresa Fernando Brindes (Fernando Uniformes Eireli – EPP, empresa de pequeno porte), sediada em Mandaguari (PR), venceu a licitação para fornecimento de 6 mil uniformes escolares para a rede municipal de ensino de Irati. A tomada de preços 072/2019 ocorreu no dia 31 de julho e reuniu 12 empresas interessadas. A contratação seria feita mediante proposta de menor preço por lote.

Acompanhe mais informações na matéria produzida por Paulo Sava, com texto de Edilson Kernicki

Projeto prevê distribuição de erva-mate a agricultores de Fernandes Pinheiro 

A prefeitura de Fernandes Pinheiro encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que contempla a distribuição de erva-mate a agricultores do município. De acordo com a prefeita Cleonice Schuck, caso seja aprovado, o projeto, que integra o programa Plantando o Futuro, deve seguir os mesmos parâmetros da distribuição de calcário e eucalipto. 

A reportagem é de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki, locução de Nilton Luy e Rose Harmuch 

Prefeitura de Irati estipula prazo para empresa de transformação de resíduos sólidos se instalar no município 

Anunciada há um ano como a solução para o tratamento de resíduos sólidos em Irati, com sua transformação em madeira biossintética, a Atena Engenharia Ltda., do Rio de Janeiro, enfrenta a burocracia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que até agora não emitiu as licenças para sua instalação. Por envolver uma inovação no tratamento de resíduos sólidos, o IAP solicitou uma série de laudos sobre a destinação de chorume, emissão de gases, de odores, entre outros fatores. 

Em virtude do fato, a prefeitura de Irati estipulou um prazo até o fim do mês de agosto para que a empresa dê um posicionamento se conseguirá cumprir as medidas solicitadas e se instalar no município. Caso contrário, o município deverá optar pelo transbordo dos resíduos sólidos. 

Confira mais detalhes na reportagem de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki


2º Desenvolve Irati reuniu Tríplice Hélice em prol do crescimento 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Irati promoveu na terça-feira, a segunda edição do “Desenvolve Irati”, no Cinema.com. O evento reuniu a chamada Tríplice Hélice, formada por empresários e prestadores de serviços, poder público e instituições de ensino – SESI, SENAC, IFPR e Unicentro, para debater as potencialidades do ecossistema de negócios e do desenvolvimento econômico da cidade de Irati, a curto, médio e longo prazo. 

Confira mais detalhes na matéria de Sidnei Jorge (Sidão) e Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki, locução de Rose Harmuch e Nilton Luy 

Fotografia "Manhã gelada" vence concurso Irati em Imagens 

O clima típico da região e a biografia de José Maria Gracia Araújo foram temas de dois dos trabalhos vencedores da 9ª edição do Concurso Irati em Imagens. A premiação aconteceu no dia 2 de agosto. Neste ano, foram realizados o 7º Concurso Fotográfico Padre Tadeu Dziedzic e o 6º Concurso de Vídeos João Wasilewski. 

Rafael Zentil Buss foi o autor da fotografia" Manhã gelada", que venceu na categoria "Atuais. A imagem mostra o Parque Aquático de Irati em uma típica manhã de inverno. Na foto, aparecem as árvores floridas do Parque em meio à densa neblina que cobria a cidade.  

Em entrevista ao repórter Sidnei, jurados e idealizadores avaliaram o concurso deste ano. A reportagem tem locução de Amilton Ferreira e texto de Edilson Kernicki


Comissão entrega prêmios da Procissão de São Cristóvão 

A Comissão Organizadora da Festa de São Cristóvão entregou os prêmios sorteados durante a procissão realizada no domingo, último dia do evento. Os brindes doados por empresas de Irati foram repassados aos ganhadores na tarde de ontem na Paróquia Nossa Senhora da Luz. 

O padre Jorge Casimirski, o prefeito Jorge Derbli e o representante da comissão organizadora da procissão, Vanderlei Kava, estiveram presentes na entrega dos prêmios. 

A reportagem é de Rodrigo Zub e Paulo Sava

Comentários

AO VIVO
AM
05:00 às 07:30 Canta Viola Sidnei Jorge
FM
05:00 às 08:00 Desperta Irati Amilton Ferreira