Notícias Irati e Região

11/02/18 - 21h15 - atualizada em 11/02/18 às 22h49

Aconteceu: Envolvidos em tentativa de assalto na BR-376 morrem em confronto com a PM

Confira os assuntos que foram destaque na semana que passou em Irati e região

Envolvidos em tentativa de assalto na BR-376 morrem em confronto com a PM

Dois suspeitos do assalto ao comboio dos cinco carros-fortes na BR-376, na região da Colônia Witmarsum, em Palmeira, morreram em um confronto com a Rone, do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, no fim da noite de terça-feira, 6. O tiroteio aconteceu em uma chácara na Estrada Ouro Fino, em Bateias, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba.

Confira a reportagem produzida pela equipe de jornalismo da Najuá, com informações do jornal Gazeta do Povo, do portal G1 e Rádio Banda B, com locução de Rose Harmuch e Nilton Luy.

============================================================

Pescador que estava desaparecido é encontrado morto em Rebouças

O pescador que estava desaparecido foi encontrado morto na tarde de terça-feira, 6, em Rebouças. O corpo de Josiel de Oliveira, de 29 anos, foi localizado boiando no Rio Damásio, na área central da cidade.

Confira a matéria de Rodrigo Zub, com locução de Nilton Luy e Rose Harmuch

==================================================

Prazo para inscrição de produtores rurais no CAR é prorrogado

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, no fim de 2017, o Projeto de Lei nº 4550/16, do deputado Heitor Schuch (PSB-RS), que solicita a prorrogação do prazo para inscrição de agricultores no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A partir de agora, os produtores rurais terão até o dia 05 de maio para cadastrar suas propriedades no CAR. O projeto tramita na Câmara em caráter conclusivo.

O presidente do Sindicato Patronal Rural de Irati, Mesaque Kecot Veres, ressalta que o CAR foi uma grande conquista, e desde a sua regulamentação, várias orientações foram feitas aos agricultores.

Confira a entrevista gravada por Paulo Henrique Sava.

===============================================
Inácio Martins recebe programa Paraná Cidadão

Nos dias 6, 7 e 8 fevereiro, o município de Inácio Martins sediou o programa Paraná Cidadão, da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU). O projeto ofereceu serviços gratuitos à população nas áreas de justiça, trabalho, cultura e lazer, saúde, documentação e atendimento ao cidadão. Cerca de 150 pessoas trabalharam durante a Feira, distribuídas conforme a necessidade de cada setor de atendimento. 

A reportagem é de Letícia Torres, do jornal Hoje Centro-Sul, com edição de Paulo Henrique Sava 

=============================================
Prefeitura de Irati cancela carnaval de rua 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Irati não realizará o Carnaval de Rua. O prefeito Jorge Derbli revela que os recursos que seriam aplicados nas festividades serão redirecionados para melhorias na saúde e nas estradas rurais. O prefeito ressalta que as pessoas que gostam do Carnaval podem procurar os clubes da cidade para comemorar. Ele destacou ainda que, em 2019, se a situação financeira do município melhorar, o carnaval pode voltar a ser realizado.

Confira a matéria produzida por Paulo Henrique Sava, com locução de Rose Harmuch e Nilton Luy.

===============================================
Chefe do Cartório Eleitoral da 34ª Zona avalia resultados do recadastramento biométrico

A chefe do Cartório Eleitoral de Irati, Daisy Cler Filla de Oliveira, avalia que o recadastramento biométrico do eleitorado foi um sucesso. De acordo com ela, somente no período oficial de recadastramento, entre 19 de junho e 15 de dezembro, mais de 35 mil eleitores de Irati foram recadastrados. De Inácio Martins, que também integra a 34ª Zona Eleitoral, foram recadastrados 6.900 títulos. Atualmente, Irati conta com 47.082 eleitores; Inácio Martins possui 8.480 pessoas aptas a votar.

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com locução de Amilton Ferreira 

===============================================
Iratiense organiza pracinha no bairro Rio Bonito

Cansado de ver o estado de abandono em que se encontrava um terreno localizado na Rua Camacuã, no bairro Rio Bonito, um iratiense resolveu colocar a mão na massa e fez do local uma pequena praça.

Antônio Ribeiro Sobrinho, que é morador do bairro há três anos e é comerciante do bairro, foi quem tomou a iniciativa de cuidar do local. Ele disse que o terreno estava cheio de mato e lixo, o que estava atraindo animais peçonhentos, como cobras, para aquele local.

A entrevista foi gravada por Paulo Henrique Sava

===============================================
Fest In Rio foi realizada em Rio Azul 

Foi realizada entre os dias 2 e 4 de fevereiro, a 13ª edição da Fest in Rio, no Parque da Pedreira, em Rio Azul. Ao longo dos três dias de evento foram realizados shows, bailes e atividades esportivas, como a 2ª etapa da Supercopa Integração de Velocross e o 1º Encontro de Trilheiros Riolama. O prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, comenta que a principal proposta da Fest in Rio é levar música, dança e descontração para a população. Neste ano, a organização do evento foi terceirizada para a empresa Sarandeio Produções. Solda explica que a proposta, com esta parceria, é de levar eficiência para a gestão pública.

A entrevista foi gravada por Rodrigo Zub

==================================================

Iratienses fazem protesto contra preços de combustíveis pelas ruas da cidade

Motoristas iratienses fizeram um protesto na manhã de sábado, 03, contra os altos preços dos combustíveis praticados em Irati. A concentração teve início pouco antes das 10 horas na Praça da Bandeira e seguiu pelas principais ruas da cidade, passando por alguns postos de combustíveis. Alguns carros desfilaram com faixas e cartazes de protesto.

Confira a matéria produzida por Paulo Henrique Sava

=================================
Psicóloga fala sobre as consequências e como tratar a depressão

Lançada recentemente, a campanha Janeiro Branco teve como principal objetivo prevenir os sintomas da depressão, conhecida como o “mal do século”. A psicóloga Rafaela Ferencz, do CRAS do bairro Lagoa, comenta que a campanha foi idealizada há cinco anos pelo psicólogo Leonardo Abraão.

Estudos da Organização Mundial da Saúde mostram que os casos de depressão vêm crescendo de maneira assustadora no Brasil, que se tornou recordista em casos na América Latina. A psicóloga relata ainda que o país é o campeão mundial de casos de ansiedade e o 4º colocado em suicídios de jovens na América Latina. O Brasil também é campeão no consumo de remédios para controle da ansiedade no mundo todo.

Acompanhe a entrevista concedida pela psicóloga Rafaela Ferencz, do CRAS Lagoa, no programa Espaço Cidadão.


Comentários

AO VIVO
AM
07:45 às 08:00 Plantão de Notícias Sidnei Jorge e Tadeu Stefaniak
FM
05:00 às 08:00 Desperta Irati Amilton Ferreira