Notícias Irati e Região

12/08/17 - 19h40 - atualizada em 12/08/17 às 22h18

ACONTECEU - Derbli realoca caminhonete; Reclamações do Iratran

Além disso saiba que o programa Justiça Express foi suspenso, que foi descoberto um lixão no São Francisco e outras notícias da semana que passou

Governo autoriza abertura do curso de Turismo em Prudentópolis 

O governador Beto Richa assinou o decreto que autoriza a abertura do curso de Bacharelado em Turismo no campus avançado da Unicentro de Prudentópolis. A abertura do curso foi oficializada em cerimônia realizada na Câmara de Prudentópolis, com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e do presidente da Assembleia Legislativa (ALEP), deputado Ademar Traiano, além de autoridades locais e do reitor da Unicentro, Aldo Bona. 

O curso passa a ser ofertado em Prudentópolis já no primeiro semestre de 2018. Das 40 vagas disponíveis, 16 são oferecidas no Vestibular, quatro vagas são para o Programa de Avaliação Continuada (PAC) e outras 20 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que se baseia no desempenho do candidato no Enem.

Confira mais detalhes na reportagem de Elio Kohut, da Rádio Esperança, de Prudentópolis, com texto de Edilson Kernicki.

Chefe da IRATRAN responde reclamações sobre atuação dos agentes de trânsito

Alguns motoristas de Irati utilizaram o quadro “Voz do Povão” programa Meio Dia em Notícias para reclamar da atuação dos agentes de trânsito contratados pela Prefeitura de Irati para fiscalizar o trânsito e a utilização do Estacionamento Regulamentado (ESTAR) na área central da cidade. As principais reclamações estão relacionadas a aplicação das notificações por estacionamento sem a utilização do cartão do Estar e ao comportamento dos novos agentes de trânsito junto aos motoristas. 

Diante desta situação, o diretor da IRATRAN, Lee Jhefferson, procurou a nossa reportagem para esclarecer algumas situações relativas ao trabalho dos agentes nas ruas. 

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com locução de Amilton Ferreira.

Sindicato Rural promove palestra sobre segurança na área rural de Irati

Devido à grande preocupação com o grande número de ocorrências de roubos, assaltos, furtos e casos de violência nas comunidades do interior de Irati e região, o Sindicato Rural realizou, na tarde da última quinta-feira, 03, uma palestra sobre segurança na zona rural. 

O evento contou com a presença da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, de integrantes do Conselho Municipal de Segurança e do prefeito de Irati, Jorge Derbli. 

Essa matéria foi produzida por Paulo Henrique Sava, com locução de Juarez Oliveira. 

Reunião mensal da Comissão de Trânsito delibera sobre travessias elevadas

Desde que foi instituída, a Comissão de Trânsito de Irati realiza reuniões mensais. A grande demanda que chega até a Comissão é para solicitação de travessias elevadas, porém, a maioria dos pedidos infringe a norma do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Diante da situação, criou-se uma subcomissão para ir até os 11 locais para os quais haviam protocolos e a partir desta averiguação, trazer à Comissão um parecer para que fosse deliberado.

Confira detalhes na reportagem de Jussara Harmuch.


Municípios da região recebem veículos para a agricultura familiar

O deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) entregou, na terça-feira, dez novos veículos para o desenvolvimento de atividades agrícolas, em especial da agricultura familiar. Num investimento aproximado de R$ 550 mil, os recursos foram obtidos pelo parlamentar junto ao governo estadual e devem beneficiar seis municípios da região Centro-Sul e dos Campos Gerais.

O município de Tibagi recebeu três veículos; Prudentópolis e Rio Azul receberam, cada um, dois novos veículos; os municípios de Teixeira Soares, Ipiranga e Inácio Martins receberam um automóvel cada um. A aplicação desses recursos é considerada crucial para o desenvolvimento de ações no setor agrário, com destaque para a agricultura familiar.

Confira detalhes no áudio gravado por Paulo Henrique Sava, com texto de Edilson Kernicki. 

TJ-PR suspende projeto "Justiça Express"

O projeto “Justiça Express”, criado pelo Juizado Especial Criminal da Comarca de Irati, para atuar de forma itinerante, foi suspenso no final de junho, através de ato do desembargador Rogério Kanayama, da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). A suspensão atende a um pedido formulado pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná (ADEPOL).

O Justiça Express previa a realização de variadas diligências, como blitze, por exemplo, em locais e épocas diversas, para fiscalizar e autuar cidadãos que estejam transgredindo a lei, procedendo o julgamento instantâneo e aplicação imediata da pena. 

Acompanhe mais informações no áudio gravada por Gislaine Neves, com reportagem de Paulo Henrique Sava, e texto de Edilson Kernicki.

Derbli entrega viatura para Patrulha Rural

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, realizou a entrega de uma caminhonete Mitsubishi para a Guarda Municipal, que está fazendo provisoriamente o patrulhamento das comunidades do interior. 

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com locução de Juarez Oliveira.


Lixão a céu aberto é encontrado no bairro São Francisco

Na manhã de ontem, uma moradora do bairro São Francisco entrou em contato com a Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente para denunciar um lixão a céu aberto na Rua José Fillus, proximidades da BR 153, no bairro São Francisco, em Irati. Funcionários da Secretaria foram até o local e encontraram lixo orgânico, reciclável, material eletrônico e bandejas de iogurte com prazo de validade vencido, que, segundo o secretário interino, Newton Ribas, estariam sendo depositados de forma irregular.   

Moradores informaram que o local é utilizado para descarte de lixo há muitos anos. De acordo com a denúncia recebida pela Secretaria, algumas crianças estavam consumindo o iogurte que havia sido dispensado na área.

Em entrevista ao repórter Paulo Sava, o secretário Newton Ribas falou sobre o assunto.

Comentários

AO VIVO
AM
05:00 às 10:00 Canta Viola Edson Luiz
FM
05:00 às 08:00 Domingo Sertanejo Julinho