Notícias Irati e Região

12/08/18 - 11h06 - atualizada em 12/08/18 às 11h22

Aconteceu: Casas populares serão construídas no Cartom II

Polícia Civil de Irati concluiu inquérito sobre feminicídio. Ouça as reportagens que foram destaque na programação da Najuá nos últimos dias

Irati será contemplada com mais 317 unidades habitacionais

Irati receberá mais um conjunto habitacional da Cohapar em 2019. A ordem de serviço para construção de 317 casas do Conjunto Habitacional Cartom II foi assinada no dia 2 de agosto, em evento realizado nas dependências do Centro de Convivência de Idosos do bairro Rio Bonito. 

O novo projeto será executado em parceria entre a Cohapar, o Governo do Estado, a Prefeitura de Irati e a Caixa Econômica Federal, que viabilizou os recursos para a construção das novas unidades habitacionais. Inicialmente, o programa vai beneficiar famílias já cadastradas no sistema da Cohapar e que estejam na faixa de um salário e meio do programa Minha Casa, Minha Vida. A distribuição das casas será feita por chamamento público. 

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com locução de Anderson Harmuch 

Polícia Civil de Irati conclui inquérito sobre morte de Ivanilda Kanarski

A Polícia Civil de Irati concluiu no dia 3 de julho o inquérito sobre o caso do assassinato de Ivanilda Kanarski, de 30 anos, morta no dia 26 de julho pelo próprio marido no Parque Aquático. Ela foi atingida com dois tiros e chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu ao dar entrada na Santa Casa de Irati.

O delegado Paulo César Eugênio Ribeiro repassou o caso ao Ministério Público. No Inquérito, foram incluídas imagens de câmeras de segurança, depoimentos de testemunhas, certidões e resultados de perícias feitas no local do crime.

A entrevista com o Delegado foi gravada por Paulo Henrique Sava

Saques do PIS/Pasep foram retomados

Os trabalhadores com menos de 60 anos que têm direito à cota do PIS/Pasep voltaram a receber o dinheiro a partir de quarta-feira, 8. O dinheiro cai direto na conta de quem trabalhou com carteira assinada ou foi servidor público entre 1971 e 4 de outubro de 1988 e é cliente da Caixa ou do Banco do Brasil.

O saque do benefício ficou bloqueado por mais de 30 dias para que fosse aplicada a correção aos valores. Quem sacar o dinheiro agora receberá com reajuste de 8,97%. No dia 14, o dinheiro será liberado para cotistas que não são clientes dos bancos e têm menos de 60 anos. A Caixa é a responsável pelo pagamento do PIS. Para fazer a consulta, o trabalhador pode acessar o site caixa.gov.br/cotaspis.

Em participação no programa "Espaço Cidadão" da Super Najuá, o gerente da Caixa Econômica de Irati, Divonei Batista Trindade, esclareceu dúvidas sobre o pagamento do benefício.

Odilon Burgath lança candidatura a deputado estadual pelo PDT

Advogado, servidor público na Vara do Trabalho de Irati e presidente do Diretório Municipal do PDT, o ex-prefeito de Irati, Odilon Rogério Burgath, confirmou sua candidatura a deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista, durante as convenções estaduais, no último sábado. Há dois anos, Odilon trocou o PT pelo PDT, a convite de Osmar Dias, presidente estadual do partido, que pretendia se candidatar a governador e acabou desistindo do pleito, na semana passada. O PDT de Osmar Dias resolveu, portanto, se aliar ao MDB e apoiar João Arruda.

Em entrevista a nossa reportagem, Odilon falou sobre os motivos que o levaram a se candidatar a deputado estadual e analisou o atual cenário político. A entrevista foi gravada por Rodrigo Zub

Delegado de Rebouças desiste de candidatura à Câmara Federal

Eduardo Mady Barbosa não será mais candidato a Deputado Federal pelo PDT. A decisão foi anunciada no fim de semana passado nas redes sociais. O delegado havia anunciado sua pré-candidatura no início do ano.

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com locução de Rose Harmuch e Ademar Bettes.

Fernandes Pinheiro assina edital para construção de casas e regularização fundiária

Foi assinado na quinta-feira, em evento no Centro de Eventos da Prainha, o edital para a construção de 50 casas do Residencial Apoema, localizado na Travessa Ceará, em Fernandes Pinheiro. Serão 46 unidades com 32 metros quadrados cada uma. Outras quatro unidades habitacionais, serão construídas com 49 metros quadrados, adaptadas para famílias com portadores de necessidades especiais.

A reportagem é de Karin Franco, do Jornal Hoje Centro-Sul, com texto de Edilson Kernicki, locução de Rose Harmuch e Nilton Luy

Quase 3 mil veículos participaram da procissão de São Cristóvão

Várias pessoas participaram da 70ª edição da Festa de São Cristóvão e da 17ª Festa do Agricultor, realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz entre os dias 25 de julho e 5 de agosto.

No último fim de semana, a programação da festa teve como destaque o show com a banda Estância Divina na noite de sábado, 4. No domingo, 5, o ponto alto da festa foi a Procissão de São Cristóvão, que passou pelas principais ruas da cidade. No total, 2.987 veículos, entre carros, caminhões e motocicletas, participaram da procissão. 

Em entrevista ao repórter Ademar Bettes, o padre Jorge Casimirski, pároco da Matriz Nossa Senhora da Luz, agradeceu a todos pelo apoio e participação durante a festa.

Condomínio do Idoso será construído em Irati

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Nelson Cordeiro Justus, anunciou a construção de 40 casas para pessoas idosas em Irati. O município foi contemplado pelo programa “Morar Bem Paraná - Terceira Idade”, que está sendo implantado em oito cidades do estado.

A matéria foi produzida por Paulo Henrique Sava, com locução de Amilton Ferreira.

Dois suplentes assumem vereança após recesso

A primeira sessão do legislativo iratiense depois do recesso iniciou com a posse de Jorge Luiz Zen (PP), que ocupa vaga de Marcelinho Rodrigues (PP), licenciado para concorrer a deputado estadual, e João Vitor Musial (DEM), no lugar de Rogério Kuhn (PV).

Confira mais detalhes na reportagem de Jussara Harmuch, com texto de Paulo Henrique Sava e locução de Rose Harmuch e Ademar Bettes

Prefeitura não usa defensivos agrícolas na cidade, diz nota enviada à Câmara

A Prefeitura de Irati respondeu requerimento apresentado em junho pelo presidente da Câmara, Hélio de Mello (MDB), no qual ele pedia informações sobre o tipo de defensivo utilizado dentro do quadro urbano, mais especificamente nas calçadas, para controle de espécies invasoras.

Confira esse e outros assuntos que foram destaque na sessão da Câmara de Irati realizada nesta semana na reportagem de Jussara Harmuch, locução de Ademar Bettes e Rose Harmuch




Comentários

AO VIVO
AM
11:55 às 12:00 Momento Espírita Momento Espírita
FM
11:55 às 12:00 Momento Espírita Momento Espírita