Notícias Irati e Região

20/10/19 - 11h17 - atualizada em 20/10/19 às 11h43

48 famílias recebem chaves das casas do Residencial Rio Azul VII

Vice-governador Darci Piana e presidente da Cohapar, Jorge Lange, estiveram presentes na cerimônia de inauguração do empreendimento

Da Redação, com informações da AEN e do Portal Notícia da Região. Fotos: Guilherme Santos/Cohapar

Quarenta e oito famílias rio-azulenses receberam as chaves da casa própria na quinta-feira (17), na inauguração do Residencial Rio Azul VII, empreendimento construído na Rua Leoclides Garcia Viana Júnior, próximo à Associação dos Funcionários Municipais, na Vila Diva. O vice-governador Darci Piana e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange, estiveram presentes na cerimônia.

O conjunto habitacional foi construído a partir de parceria entre o Governo Federal, o Governo do Paraná e a Prefeitura de Rio Azul. O empreendimento possui residências que variam de 38 a 50 metros quadrados, com algumas unidades de 49 metros quadrados adaptadas para a acessibilidade de pessoas com deficiência. As famílias atendidas vão pagar prestações mensais a partir de R$ 350, durante 30 anos, valor abaixo da média dos preços dos aluguéis praticados no município.

“São casas com um acabamento extraordinário, um trabalho espetacular da nossa Cohapar, com a colaboração da Caixa Econômica e da nossa Prefeitura e permitindo que essas famílias possam ter uma moradia digna, com segurança e tranquilidade. É uma alegria imensa estar aqui em função dessa missão que me deram. Quero parabenizar ao prefeito, à Cohapar, à Caixa Econômica, por estarem presentes nesse momento em que 48 famílias dessa cidade serão beneficiadas com uma moradia de qualidade espetacular”, enalteceu o vice-governador Darci Piana.

PUBLICIDADE

O prefeito Rodrigo Solda ressaltou que já existe um projeto em andamento para entregar mais 34 casas, pelo Programa Habita Paraná, com financiamento realizado diretamente pela Cohapar. O objetivo de seu governo, conforme Solda, é incluir Rio Azul em tantos projetos habitacionais quantos forem possíveis. “Sabemos que a Cohapar tem um leque de investimentos nos municípios e é isso que estamos mostrando. Eles estão fazendo a nova política. O vice-governador Darci, que percorreu todo o Estado, sabe que o melhor investimento que tem é aquele que fica nas cidades. Uma casa, uma propriedade, o que é da família, dos residentes dos cidadãos, está sendo investido dentro dos municípios”, disse o prefeito.

Investimento

O conjunto habitacional recebeu R$ 3,5 milhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para sua construção, financiada pela Caixa Econômica Federal. A contrapartida do Estado ficou por conta da assessoria técnica da Cohapar e parcerias da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Companhia Paranaense de Energia (Copel) para instalação de infraestrutura – redes de energia elétrica, água e esgoto. O município doou o terreno onde as casas foram construídas.

PUBLICIDADE

Segundo o presidente da Cohapar, Jorge Lange, a gestão estadual pretende ampliar ainda mais as políticas de habitação popular. “Temos novos projetos em parceria com o governo federal e também financiados pela Cohapar, que vão ao encontro da intenção do Governo do Estado de estabelecer uma política pública contínua para o setor de habitação popular”, pontuou.

Realização

A técnica de enfermagem Ana Maria Perchebiliski comemorou a troca do aluguel pelo financiamento da casa própria. “Desde que eu saí da casa dos meus pais há 18 anos eu pago aluguel. É uma sensação de alegria muito grande poder pegar a chave da minha casa, sem ter preocupação com aluguel”, disse.


Comentários

AO VIVO
AM
07:45 às 08:00 Plantão de Notícias Tadeu e Paulo
FM
05:00 às 08:00 Desperta Irati Amilton Ferreira