Irati de Todos Nós Matérias

12/11/19 - 01h51 - atualizada em 12/11/19 às 01h56

Santo serviu de inspiração para definição de nome de Vila em Irati

Nome da Vila São Pedro foi escolhido pelo proprietário Pedro Betezek, que era devoto do Santo

Dagoberto Waydzik /Engenheiro Civil 

Imagem das residências da Vila São Pedro

A Vila São Pedro fica a oeste do centro da cidade, distante aproximadamente 2 km do centro. O loteamento foi aprovado em julho de 1983. A área total do imóvel é de 82.050,00 metros quadrados e é composto por 136 lotes. Trata-se de um bairro residencial. 

Nicolau Kekis, proprietário de um imóvel no bairro, há mais de 20 anos, conta que quando adquiriu o imóvel o local era um capoeirão. “Só havia carreadores, não havia esgoto, nem pavimentação. Com a mobilização da Associação de Moradores, da qual sou o presidente, se conseguiu a pavimentação, rede de esgotos e iluminação pública”. A rede de esgoto foi conseguida na gestão do prefeito Toti Colaço, em 2003. A pavimentação com pedras irregulares e iluminação pública na gestão de Sérgio Stoklos.

O nome Vila São Pedro adveio da devoção do proprietário, senhor Pedro Betezek, ao santo, chefe das igrejas e símbolo da unidade da Igreja e da autoridade de Cristo na Terra.

Pedro Betezek, idealizador do loteamento, nasceu na cidade de São José dos Pinhais, na data de 23 de maio de 1922. Filho de Europeus, seu pai Estefano, veio da Áustria. Chegou ao Brasil, primeiramente à Colônia Marcelino em São José dos Pinhais. Posteriormente vieram para Colônia Gonçalves Junior, Fernandes Pinheiro e em 1932 para Irati.

Receba notícias pelo WhatsApp, envie SIM por aqui

Por e-mail: http://bit.ly/2BiE4tC

PUBLICIDADE

Pedro trabalhou na lavoura, também como marceneiro e ferreiro. Fazia carroças para os agricultores. Teve uma casa de comércio na Rua 19 de Dezembro. Ainda, moinho para descascar arroz, moagem de trigo, centeio e fubá. Trabalhou em oficina mecânica, na pecuária leiteira e como motorista de caminhão, quando se aposentou. Porém, não parou de trabalhar. Foi um dos fundadores da Cooperativa Agrícola de Irati (CAIL) e sócio do Sindicato Rural de Irati.

Seu Pedro dedicou-se a causa espírita e a Maçonaria, onde obteve grande destaque. Foi reconhecido pelo Grande Oriente do Brasil – Paraná, onde participou como conselheiro.

Pedro Betezek é nome de rua no Loteamento Vila São Pedro e também no bairro Umbará em Curitiba.

O loteamento é um lugar aprazível para moradias e comércio. É praticamente contíguo à Avenida Getúlio Vargas e a estrada de ferro que liga Irati à Inácio Martins.

Algumas ruas do bairro foram denominadas por nome de pessoas que viveram na cidade de Irati, como: Adari Vizinoni, Maria Madalena Betezek, Ana Betezek, Hilda Amaral Vizinoni, Pedro Betezek.

Os bairros vizinhos são: Loteamento Zarpellon, Nossa Senhora da Luz, Fósforo.

Um bairro é um espaço onde vivem pessoas, com uma determinada delimitação geográfica. É um local produto de uma representação social e histórica. Assim, entender uma cidade significa também compreender seus bairros como produção social e histórica

Com esse pequeno relato fica resgatado parte de um importante capítulo da história de Irati.

Salve a história de nossa cidade! Salve o Bairro Vila São Pedro! 



Comentários

AO VIVO
AM
00:00 às 05:00 Rede Milícia da Imaculada Rede Milícia Sat
FM
04:00 às 05:00 Sertanejo Najuá Programação Najuá