Irati de Todos Nós Matérias

16/10/19 - 19h25 - atualizada em 16/10/19 às 20h02

Casas do bairro Alto da Lagoa foram construídas através de mutirão

325 residências, módulos sanitários, creche e centro comunitário foram edificados na década de 1980 através de "Mutirão Habitacional Municipal". Confira mais detalhes na crônica de Dagoberto Waydzik

Dagoberto Waydzik/Engenheiro Civil

Imagem do portal da Cidade da Criança- instituição que acolhe menores em situação de risco, que fica no bairro Alto da Lagoa

Temos muitos bairros em Irati. Tive a honra de participar da criação de alguns, principalmente na década de 80. Nessa década foram executados milhares casas populares e criados novos bairros.

Até o ano de 1982, havia uma enorme escassez de moradias. Sobretudo de unidades habitacionais para pessoas com baixa renda.

Quando da administração de 1983 - 1989 do prefeito Toti Colaço e vice do Alfredo Van der Neut, iniciou-se um grande programa habitacional.

Naquela época a Câmara de vereadores era composta por 15 vereadores. Eram eles: Albino Pabis, Armando Van der Laars Filho, Augusto Tucholski, David Brandalize Sobrinho, Demetrio Hlatiki Neto, Estanislau Stefaniak, Geraldo Gadens, José Claudir Menon, José Maria Orreda, Osvaldo Sabóia Baggio, Pedro Vantroba, Renato Marochi, Romeu Zanlorenzi, Severina Pereira da Silva e Vladislau Stepka. Todos apoiaram o programa para a construção de casas populares em regime de mutirão.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

PUBLICIDADE

Criou-se a associação chamada Sociedade Comunitária Habitacional. Em busca de novos espaços para continuidade do programa habitacional foi adquirida um terreno de agricultura do senhor Albino Panko, perfazendo uma área de 147.862 metros quadrados (mais de seis alqueires), entre os bairros Lagoa e Rio Bonito. A prática foi denominada “Mutirão Habitacional Municipal”. Aliás, nessa época consolidaram-se os mutirões, tanto na cidade como no interior, que perduraram tão somente até a administração seguinte. Lamentável não ter sido dada a sequência a essa prática coletiva de trabalho.

Nós da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo projetamos o novo loteamento denominado Alto da Lagoa. O nome em decorrência da proximidade do bairro Lagoa e por estar num espigão, ou seja, a parte mais alta de terra dos arredores.

Foi feito o arruamento com o então precário maquinário da Prefeitura, mas superados com os valorosos funcionários da época. Ficávamos de lama até os joelhos no acompanhamento das primeiras terraplanagens das casas e da abertura para os arruamentos. Muitos fornecedores encalhavam seus caminhões quando da entrega dos materiais de construção. Também foi levada rede de água e energia elétrica. Novamente, em forma de mutirão foram construídas 325 casas, módulos sanitários, uma creche e um centro comunitário. Módulos sanitários são banheiros executados em alvenaria contíguos às moradias. As casas foram feitas em madeiras, blocos de concreto e alvenaria de tijolos.

PUBLICIDADE

O bairro acolheu pessoas de várias partes de Irati, que viviam da necessidade de ter um lar próprio, de satisfazer o sonho de possuir uma moradia digna.

Mais tarde, no bairro Alto da Lagoa, o prefeito Alfredo Van der Neut (1989-1992), junto com o Padre Abrão Becker, e uma comunidade católica alemã construiu a importante entidade que acolhe menores em situação de risco - Cidade da Criança - que até hoje presta um grande serviço à comunidade de Irati e cidades circunvizinhas.

Atualmente o bairro possui uma escola de ensino fundamental, igrejas, pavimentação. O acesso é pela Avenida das Torres, pelo Rio Bonito e pela rua das Perdizes, pelo bairro Lagoa. Tem como vizinhos os novos bairros, Vila Verde e Jardim das Américas.

Assim nasceu o bairro Alto da Lagoa. Surgiu da determinação e empreendedorismo dos dirigentes da época. E para atender uma demanda de pessoas com menor poder aquisitivo.

Com mais esse pequeno relato continuamos resgatando mais uma parte de um importante capítulo da história de Irati.

Salve a história de nossa cidade! 


Comentários

AO VIVO
AM
05:00 às 10:00 Domingo Sertanejo Edson Luís
FM
05:00 às 08:00 Domingo Sertanejo Julinho