Irati de Todos Nós Matérias

27/09/19 - 17h37 - atualizada em 27/09/19 às 17h40

Bairros de Irati: Vila São João

Engenheiro Dagoberto Waydzik conta a história de um dos bairros mais tradicionais e populosos de Irati

Dagoberto Waydzik /Engenheiro Civil 

Paróquia São João Batista na Vila São João

“Em 1882, Manuel da Cruz Nascimento, antigo morador de Irati, na região em que hoje está a Vila São João, doou suas terras, 14 alqueires, ao santo protetor São João Batista, por escritura lavrada em Imbituva. “ (José Carlos Veiga Lopes, pag. 453, do livro Aconteceu nos Pinhais).

Irati Velho, onde tudo começou para cidade de Irati. Na década de 60 recebeu a denominação de Vila São João, devido a esse histórico antigo, do santo protetor. Localidade populosa, com povo honesto, simples, trabalhador e com muita história. Abriga milhares de pessoas. 

Muitas famílias por ali passaram e outras ainda estão naquele torrão como por exemplo: Teixeira, Morais, Zainadin, Skubiz, Rech, Stefaniak, Pepe, Schimalesky, Ferreira, Molinari, Kichel, Batista da Luz, Luitz, Tucholski, dentre muitas outras linhagens que contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade.

Ali, já cresceram várias indústrias como a Olaria Marilene – da Família Anciutti, a fábrica de carvão ativado Carvorite (única do gênero no Brasil, na época) – de propriedade do italiano Arrigo Pavia, além de diversas serrarias. Hoje possui um grande parque industrial com a Yasaki, Acome, Engeprócons, dentre outras. 

PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PELO WHATSAPP

Na educação, outrora, tivemos a Escola de Tratoristas do Ministério da Agricultura, o famoso Grupo Escolar João XXIII (hoje escola secundária, sob denominação Colégio Estadual João XXIII), a escola municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, a creche João Paulo II. Atualmente temos o renomado Colégio Florestal e o importante IFPR - Instituto Tecnológico Federal. Além de escolas primárias e secundárias e uma grande creche. Ainda, uma praça de lazer, atividades sociais e culturais, com espaço até para cinema e teatro o CEU - Centro de Artes e Esportes Unificado.

Narra seu Orlando Schimalesky, que morou na Vila e foi chefe do Posto Agropecuário e Escola de Tratoristas, nos anos 60 e 70, que certa feita apareceu uma mulher e sua filha, vindas a cavalo, pedindo para acampar no terreno do Posto. Apresentou-se como Nora. Falou que viajava pela América do Sul, vinda do Paraguai, em busca de conhecimento, cultura e turismo. Mais tarde, descobriu-se que se tratava de Magda Goebbels, a esposa de Paul Joseph Goebbels, o violento ministro da propaganda da Alemanha nazista, famoso braço direito de Hitler. Essa senhora permaneceu por alguns dias na Vila São João e depois desapareceu sem saber seu rumo. Esta é mais uma das lendas da Vila São João.

Hoje, dentre vários credos, lá foi instituída mais uma paróquia em nossa cidade, a Paróquia da Vila São João, esforço daquele povo de fé e batalhador.

Nos esportes, mais precisamente no futebol, houve a equipe do Atlético da Vila São João e mais recentemente o Sanhaço da Vila. Com um campo de futebol que fora desativado, pela gestão municipal passada (2013-2016), para vinda de uma indústria. Os caminhos políticos e técnicos mostraram que não houve sucesso para essa empreitada.

PUBLICIDADE

Atualmente, para o bem da população da Vila, está sendo construído no local um grande parque de lazer, cultural e esportivo, com lagos e infraestrura apropriada. Sem dúvidas um grande ganho para população do local e de Irati.

O antigo e grande bairro Irati Velho, hoje Vila São João, foi desmembrado em vários outros bairros que são: Promorar I e II; Jardim Aeroporto; Santos Dumont; Vila Flor; Vila Matilde; Joaquim Zarpellon e Santa Mônica. A Vila São João fica na parte sul de nossa cidade.

Deste bairro poder-se-ia escrever um livro de tão rica é a história de seu povo.

Salve a história de nossa cidade!



Comentários

AO VIVO
AM
05:00 às 10:00 Domingo Sertanejo Edson Luís
FM
05:00 às 08:00 Domingo Sertanejo Julinho